30 novembro 2012

Hora do conto com lotação esgotada

“Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade…”                Regina Gregório

Foi o que aconteceu esta semana na Biblioteca Municipal, com a visita dos meninos e meninas dos jardins de infância da Boavista, Trutas e Pedrulheira.

 
140 Crianças, 140 sorrisos, 140 risos, 140 gargalhadas!



Muita agitação e curiosidade na realização do peddy paper, que foi decorrendo pelos vários espaços da Biblioteca, para descobrir as personagens do livro.



Mais uma vez o livro do mês de novembro "Uma vaca de estimação", que conta a história do velho e extravagante professor que quer um animal de estimação, mas que não pode ser um cão porque pode ladrar durante a noite e acordá-lo, não pode ser um gato porque o pode arranhar, não pode ser um rato porque lhe pode roer os livros e que então se decide por uma vaca, fez muito sucesso entre estes pequenos leitores que nos visitaram. Sim, porque algumas destas crianças já são leitoras da Biblioteca Municipal, que na companhia dos pais e avós costumam vir requisitar livros.


Esta atividade da hora do conto destinada ao pré escolar e 1º ciclo do ensino básico, planeada pelos funcionários da Biblioteca, pretende incentivar e desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, mas também a imaginação, a criatividade, o raciocínio, a concentração e atenção e o vocabulário.
Esperamos continuar a receber a visita destas crianças, pois é sempre gratificante ver o entusiasmo e  atenção com que ouvem a história.

Até à próxima história!

Até breve!


Ilustração de Fiep Westendorp


28 novembro 2012

Autora de livros para crianças e jovens

Violeta Figueiredo nasceu em 1947 na Figueira da Foz.

Licenciada em Filologia Românica, foi professora do ensino secundário.

Fez investigação no domínio da literatura, escrevendo vários artigos sobre o século XVIII na revista “História”.

Em 1979 começa a publicar literatura para crianças e jovens, começando com textos curtos e simples passando mais tarde para as novelas com muita aventura e mistério.

 
.














A natureza é outra presença comum nos seus livros, assim como o humor que explora de forma muito acessível para o público infantil.
Foi guionista das séries de televisão “Rua Sésamo” e “Terra Instável”.


Um dos seus livros mais conhecidos "Fala bicho" foi editado no Japão.

 Vê e ouve aqui esta história, que também se encontra disponível para ti, na sala dos mais pequenos da Biblioteca Municipal.



Em 1990 ganhou o Prémio Verbo/Semanário no género literatura para a infância.
Em 1991 ganhou o Prémio Inapa/Centro Nacional de Cultura.

Algumas das suas obras constam do Plano Nacional de Leitura.
É muito solicitada para visitar as escolas, nomeadamente do ensino básico.


"Poupa"

"Papou a poupa pipoca
do milho da maçaroca.
Tanta pipoca papou
que o milho quase acabou
e agora a pipoca é pouca.
- Ó poupa, poupa pipoca!
- Está bem, amanhã eu poupo.
Mas muito não, poupo pouco."



Violeta Figueiredo,
poema do livro "O gato do pêlo em pé"


Faz como a poupa, não poupes ... na leitura.

Visita-nos.



27 novembro 2012

Apostamos que és um génio a andar de bicicleta

Consegues imaginar-te nesta maquineta, a empurrá-la com os pés porque ela não possui movimento de direção, nem pedais e tem a roda dianteira fixa?

Pois era assim o Celerífero, considerado o antepassado mais antigo da bicicleta moderna.
Inventado em 1790 pelo conde francês Sivrac, consistia num corpo de madeira muito simples apoiado sobre duas rodas, também de madeira.

Mais tarde em 1816 aparece a Draisiana, uma adaptação mais evoluída do Celerífero, já com direção, criada pelo barão alemão Karl Friederich Von Drais, com a qual faz em 1918, o trajeto entre Beaum e Dijon na França, com velocidade média de 15 quilómetros por hora, que foi considerado o primeiro recorde ciclístico.



Von Drais lança em 1819, a draisiana para mulheres, curvada para que não tivessem problemas com as longas e fartas saias.
Em 1820 foi criada a draisiana infantil, que é considerada a primeira bicicleta infantil do mundo.

Ilustração de Emily McPhie

 Em 1839, o escocês Kirkpatrick Mac Millan criou pedais que, ligados por barras de ferro ao eixo da roda traseira, movimentavam o velocípede.

Mais tarde o francês Ernest Michaux inventou o primeiro pedal com a ajuda do seu filho, Pierre Michaux, de apenas 14 anos de idade. Esse pedal foi aplicado primeiro num velocípede de duas rodas traseiras e uma dianteira, cujo inconveniente era o seu excessivo peso de 45 quilos.

Em 1887 na Irlanda, James Boyd Dunlop, inventa o pneu que vem trazer aos novos veículos um maior conforto e resistência e quatro anos mais tarde os irmãos franceses Edouard e André Michelin lançam o pneu desmontável.
Depois deste acontecimento sucessivas modificações técnicas foram introduzidas na bicicleta, tais como as mudanças e a roda livre, desta forma e até os nossos dias, a bicicleta tem vindo a ser aperfeiçoada.


"A minha bicicleta
só tem dois pedais
mas se monto nela
não tem dois, tem mais!

A minha bicicleta
também tem selim
mas eu nem me sento
gosto mais assim:

Pedalo em pé
dá mais rapidez
a minha bicicleta
é o que tu vês."

Fernando Miguel Bernardes,
excerto do poema "A minha bicicleta"

 
Ficaste com vontade de dar um passeio de bicicleta?
Então vem até à Biblioteca Municipal, na sala infantil/juvenil encontras muitos livros que te falam desta invenção fantástica e de outras que tornaram a nossa vida mais cómoda e agradável.


22 novembro 2012

Banda Desenhada


BD é um dos termos por que é designada a banda desenhada, também conhecida por história aos quadradinhos.
Nos Estados Unidos designa-se por comics: na França por bande dessinée; Itália por fumetti; Espanha por tebeos; Argentina por historietas; Japão por mangas; na China por manhuas; etc.


A banda desenhada é uma forma de arte (chamada de Nona Arte), um meio de comunicação que combina imagens e texto.
Desde o homem pré-histórico, que representava por meio de desenhos as suas crenças e o mundo que o rodeava, passando pela escrita hieroglífica egípcia e as tapeçarias medievais, podem ser considerados registos primitivos desta arte.

Um dos precedentes da banda desenhada são as caricaturas com diálogos humorísticos, que parodiavam os políticos e eram publicadas por revistas e jornais europeus e norte-americanos, daí que as primeiras histórias eram basicamente humorísticas.

A revista apontada como principal influência na banda desenhada é a britânica "Punch" criada em 1841, que influenciou não só a produção ocidental, como também a chinesa e japonesa.

Max und Moritz

Os seus verdadeiros precursores foram o suíço Rudolfe Toeffer, com “Histórias em Estampas”, 1846-47, o alemão Wilhelm Busch com “Max und Moritz” de 1865 ricamente ilustrado, tornando o texto mais agradável ao público infantil e o francês Christophe com “A Família Fenouillard” 1889.


Yellow Kid


Mas é somente nos finais do século XIX, com o desenvolvimento da imprensa, que surgem as primeiras bandas desenhadas completas, as BD de balões, publicadas no jornal “New York World” e que relatavam as aventuras de um miúdo, o “Yellow Kid” de Richard Felton Outcault.




Em Portugal publica-se em 1850 a primeira história de banda desenhada Aventuras Sentimentaes e Dramáticas do Senhor Simplício Baptista. Foi publicada no número 18 da “Revista Popular” a 3 de Agosto de 1850 sendo da autoria de Flora, um provável pseudónimo de António Nogueira da Silva (1830-1868).

Em 1921 é publicada a primeira revista infantil de banda desenhada 100% portuguesa, “ABC-zinho”



Em Portugal existem 2 Bedetecas (biblioteca 
pública exclusivamente dedicada à 
Banda Desenhada) uma em Lisboa e outra em Beja.

Sabes que há super-heróis com assinatura portuguesa?

Filipe Andrade, jovem desenhador português, trabalha para a maior editora norte-americana de banda desenhada, a Marvel. É ele quem desenha John Carter, a personagem com cerca de 100 anos, que foi, agora, adaptada ao cinema.


Dá uma espreitadela à biblioteca digital de 
revistas aos quadradinhos

Sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal ...
heróis de banda desenhada ... eles andam aí!


Ilustração de Gluyas Williams


21 novembro 2012

Dia da Saudação

Comemorado hoje, dia 21 de novembro  


Este dia foi instituído por dois professores universitários norte-americanos, Brian McCormack e Michael McCormack na década de 70.
Enquanto o mundo assistia a mais uma guerra entre Israel e o mundo árabe, estes dois homens decidiram lançar o World Hello Day, com a finalidade de preservar a paz no mundo em vez da força, através do cumprimento.

O cumprimento é feito geralmente através da fala ou de um gesto, como um aperto de mão, um abraço ou um beijo. Todos nós precisamos e gostamos de afeto e de mimo e por isso temos necessidade que nos toquem e nos beijem.

Supostamente o beijo foi inventado pelos homens das cavernas, que quando tiveram necessidade de sal na alimentação, lambiam a cara uns dos outros, 
porque o suor é salgado… argh!

E os primeiros abraços surgiram com os homens das tribos nómadas do deserto, que andavam sempre 
de um lado para outro e quando se encontravam, 
tocavam-se para comprovar que não levavam armas.


Mas a maneira como as pessoas se cumprimentam não é igual em todo o mundo: 
  • os homens árabes cumprimentam-se com vários beijos; 
  • os casais esquimós cumprimentam-se esfregando os narizes;


·        a tribo dos Thonga, na África do Sul, acha o beijo na boca nojento, por isso nunca o faz;
·      no Oriente é comum encontrar pessoas a cumprimentarem-se curvando levemente o corpo para a frente;
·        os japoneses não se beijam em público, porque são muito tímidos e reservados;
·       na França, dependendo da zona em que se encontram as pessoas cumprimentam-se com 2, 3 ou 4 beijos;
·        na Índia é frequente as pessoas cumprimentarem-se unindo as mãos junto do peito.


Uma saudação muito especial para ti!
Não deixes de nos visitar na sala infantil/juvenil 
da Biblioteca Municipal.

Ilustração de Nabhan Abdullatif

19 novembro 2012

Muitas crianças na Biblioteca

Como prometeram o mês passado, as crianças do jardim de infância de Casal de Malta, voltaram para mais uma sessão do Contamos…CONTIGO.

Assim, na passada semana a Biblioteca voltou a ficar mais colorida com a presença destas 90 crianças, com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos.
A atividade começou com uma visita guiada pelos diferentes espaços da Biblioteca onde lhes foi explicado o seu funcionamento e as regras de utilização, mas também com a realização de um pequeno peddy paper, ao longo do qual foram recolhendo as personagens do livro do mês “Uma vaca de estimação” de Luísa Ducla Soares, através das pistas que lhes eram fornecidas.





Esta descoberta foi feita com muita alegria e entusiasmo pelos meninos e meninas de Casal de Malta, que já estão muito familiarizados com o espaço e com os funcionários, uma vez que nos visitam com regularidade.


Depois da descoberta das personagens, chegou o momento da leitura na sala infantil/juvenil. Aqui a euforia deu lugar ao silêncio e à concentração para ouvirem a história engraçada dum velho professor que adota uma vaca como animal de estimação.
No final, mais um momento de grande entusiasmo com o contacto com os livros nas estantes. 
O tempo não foi suficiente para verem todos os livros que queriam, mas ficou novamente a promessa de voltarem em janeiro do próximo ano.




Faz como estes meninos, aparece para a caça ao livro.
É muito divertido.




16 novembro 2012

Hoje é Dia do Desassossego

“Escrevo para desassossegar os meus leitores”
José Saramago 

E o dia 16 de novembro, data do nascimento de José Saramago, será doravante o Dia do Desassossego
numa iniciativa da Fundação José Saramago.

A Fundação José Saramago, com sede na Casa dos Bicos em Lisboa,  tem como objeto promover o estudo da obra literária do escritor bem como da sua correspondência e espólio e respetiva preservação.

Vamos então recordar José Saramago, único escritor português distinguido com o Prémio Nobel da Literatura. Se fosse vivo faria hoje 90 anos.


José Saramago nasceu na vila ribatejana de Azinhaga em 16 de novembro de 1922 e faleceu em 18 de junho de 2010 na ilha de Lanzarote (Espanha) onde vivia há vários anos.

Em 1995 ganhou o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesaEm 1998 foi galardoado com o Prémio Nobel de Literatura.

Saramago foi considerado o responsável pelo efetivo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa. A 24 de agosto de 1985 foi agraciado com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada e a 3 de dezembro de 1998 foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem.
O seu livro Ensaio sobre a Cegueira foi adaptado para o cinema em 2008, pelo realizador brasileiro Fernando Meirelles.
Em 2010 o realizador português António Ferreira adapta um conto retirado do livro Objecto Quase, conto esse que viria a dar nome ao filme Embargo, uma produção portuguesa em co-produção com o Brasil e Espanha.


Sabes que José Saramago
escreveu também um livro infantil? 



 “A maior flor do mundo” 
ilustrado por João Caetano
editado pela Caminho

Este é o livro que te sugerimos para leitura de fim de semana.

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
 


Vê e ouve a história do livro,
    na voz do próprio José Saramago.


Bonito não é? Ficaste desassossegado para ler o livro?
Então o que esperas para o requisitar?
“A maior flor do mundo” encontra-se no 1º andar da Biblioteca Municipal, na sala infantil/juvenil.
É uma flor delicada, trata-a bem!

E diz aos teus pais e avós, que na sala de leitura de adultos da Biblioteca Municipal, existem muitos livros de José Saramago para eles lerem.


 Venham todos juntos para um fim de semana à maneira com boas leituras.

 

13 novembro 2012

CRISTINA VALADAS

 Ilustradora de livros para os mais jovens, cujas imagens encontras em vários livros na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal

Artista plástica e ilustradora, Cristina Valadas licenciou-se em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto e pós-graduou-se em Design Têxtil. Desde 1988, realizou, como pintora, dezenas de exposições individuais e coletivas, tendo recebido o prestigiado Prémio Maluda, entre outros.


Na ilustração de livros para crianças recorre habitualmente à técnica mista, combinando a pintura, o desenho e a colagem, num registo terno e delicado que acolhe prontamente temáticas associadas à fantasia e à natureza – de que são exemplos a série:

 “Contos da Mata dos Medos” de Álvaro Magalhães,
ou as ilustrações do livro “Herbário”, de Jorge Sousa Braga,
com as quais ganhou o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000.

Venceu também o Prémio Nacional de Ilustração 2007, com o livro “O rapaz que sabia acordar a Primavera”, de Luísa Dacosta.

Em 2009, foi a única artista de origem portuguesa a integrar a exposição internacional de ilustradores na Feira do Livro Infantil de Bolonha.




"A ilustração é também uma linguagem. Por meio da interpretação do ilustrador, a criança tem a oportunidade de conhecer outras visões da história."
                                       Guto Lins



12 novembro 2012

Recordes Guinness

Sabes o que é?
O Guinness World Records (antigo Guinness Book of Records, lançado em português como Livro Guinness dos Recordes) é uma edição publicada anualmente, que contém uma coleção de recordes reconhecidos internacionalmente, tanto em termos de feitos humanos como de extremos da natureza. Em 2003, o livro chegou a 100 milhões de cópias vendidas, desde a sua primeira edição em 1955, sendo o décimo livro mais vendido da história.

Em 10 de novembro de 1951 Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, participou numa caçada e acabou por se envolver numa discussão: qual seria a ave de caça mais veloz da Europa – a tarambola ou o tetraz. Foi assim que se apercebeu que um livro que fornecesse respostas para este tipo de perguntas talvez fizesse sucesso.

A ideia de Sir Hugh tornou-se realidade quando Norris McWhirter e Ross McWhirter, que administravam uma agência de averiguação de factos em Londres, foram contratados para fazer uma coletânea que viria a tornar-se o Guinness Book of Records. A primeira edição foi publicada em 27 de agosto de 1955 e, no Natal daquele ano, já havia chegado ao topo da lista dos mais vendidos do Reino Unido.



Alguns recordes made in Portugal

Os maiores chifres de um bode, com 1,09 metros de ponta-a-ponta, são “portugueses”, de acordo com medição realizada a 09 de abril de 2002. O bicho pertence a Amílcar Reis Mendes, que vive em Casal Branco, Ourém.



A maior aula de judo do mundo contou com cerca de 4.000 participantes e foi promovida pelo judoca Nuno Delgado. A iniciativa teve o apoio da Fundação Nelson Mandela e a chancela da União Europeia de Judo e ocorreu em pleno Terreiro do Paço, em Lisboa, no Dia Mundial da Criança.

O maior castelo insuflável do Mundo, está localizado em Braga e é um castelo insuflável com cerca de 30 metros de altura, o equivalente a dez andares.


A livraria mais antiga do Mundo é a Livraria Bertrand e está estabelecida na Rua Garrett – Chiado, em Lisboa, desde 1732.


O maior sobreiro do Mundo,  encontra-se no Alentejo e pesará cerca de 102 toneladas, de onde é extraída aproximadamente uma tonelada de cortiça por colheita.


O maior encontro de narizes de palhaço, aconteceu a 5 de junho de 2010 e reuniu 15,956 narizes vermelhos num Mega PicNic realizado no Parque Eduardo VII, em Lisboa.


O valor mais alto pago na transferência de um jogador de futebol, está anexada ao currículo de Cristiano Ronaldo. Foram €92.27 milhões de euros que o Manchester United recebeu do Real Madrid a 1 de julho de 2009.



E tu já estabeleceste algum recorde?
Que tal o maior número de visitas à sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal!

Ilustração de Aileen Posada



VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."