12 agosto 2013

Dia Internacional da Juventude

Reunida em Lisboa de 8 a 12 de agosto de 1998, a Conferência Mundial de ministros responsáveis pela juventude apresentou uma recomendação às Nações Unidas para que fosse assinalado um dia mundial dedicado à juventude.
Em dezembro de 1999 e como resposta a essa recomendação a Assembleia Geral das Nações Unidas através da resolução 54/120 declarou o dia 12 de agosto
Dia Internacional da Juventude.

A juventude é um período muito importante e determinante na vida de toda a gente.
Período de transição entre a infância e a vida adulta, é uma fase decisiva na afirmação da personalidade de cada indivíduo.
Ser jovem é …
 um lugar estranho,
  ser irreverente e ousado,
complicado, é bonito,
ter esperança,
ter incertezas,
ter coragem,
fazer muitos amigos,
ter sentimentos confusos,
ser o melhor possível.




Aconselhamos-te a ler este livro “Novos encontros de amor”, que encontras na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal, no qual, a sua autora Maria Emília Costa nos fala de temas centrais ao desenvolvimento do jovem – as relações de amizade, as relações amorosas e as relações de sexualidade – procurando dar a conhecer uma diversidade de experiências e alguns dos dilemas com que se confrontam os jovens, na tentativa de construir um sentido para as suas vidas.


“Chegar a adolescente, por sua vez, não é também uma tarefa fácil. É um pouco como se algo de muito importante se tivesse perdido e algo de muito importante se não tivesse ainda encontrado. Crescer implica perder a tranquilidade, as certezas, a segurança, o sonho e a alegria de ser criança, para passar a viver na incerteza, na procura de si próprio, sonhando com um mundo adulto que, cada vez, parece mais distante e menos aliciante."

Excerto do livro
Novos encontros de amor
pág. 8


Ilustração de Annie Wu

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."