19 agosto 2013

Dia Mundial da Fotografia

Comemorado anualmente a 19 de agosto, tem origem na invenção de um processo fotográfico desenvolvido pelo francês Louis Daguerre em 1837, que consistia no registo de imagens numa chapa revestida com prata e sensibilizada com iodeto de prata e vapor de mercúrio, a que foi dado o nome de Daguerreótipo. 



Em janeiro de 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou a sua invenção e a 19 de agosto do mesmo ano o governo francês considerou a invenção de Daguerre como uma dádiva mundial.

Primeira fotografia colorida, tirada em 1861 pelo físico britânico James Clerk Maxwell.




Cerca de 1880, o norte americano George Eastman popularizou a fotografia através da invenção da primeira câmara fotográfica portátil e do filme embalado em rolos, a que deu o nome de Kodak.

Já imaginaste, uma pessoa ficar meia hora imóvel para tirar uma fotografia?
 
Era o que acontecia quando a fotografia estava no seu início e os materiais fotossensíveis não eram tão eficazes como hoje em dia, os tempos de exposição eram muito longos. Para que o retrato não saísse desfocado, a pessoa era forçada a ficar em pose, imóvel, durante meia hora! Por este motivo, eram usados apoios especiais para a cabeça, não se viam na fotografia, mas eram úteis para suportar a espera.




Fotografia de Daniel Rodrigues
O fotógrafo português Daniel Rodrigues, ganhou o primeiro prémio da categoria Vida quotidiana do concurso de 2013 da World Press Photo (Concurso de fotojornalismo mais importante do mundo), com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra na Guiné-Bissau. 


“A descoberta da fotografia é uma das realizações mais extraordinárias que o génio do Homem tem conseguido. Por meio dela eternizamos o que é passageiro, tornamos a ver o que já passou, continuamos vivos depois de mortos”

Rómulo de Carvalho
in História da fotografia para gente nova
 
Na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal encontras livros que te ensinam a captar o mundo através da magia de uma máquina fotográfica, explicando técnicas e truques para conseguires fotografias fantásticas.


Ilustração de Christian und Jeremies



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."