02 agosto 2013

Indo eu, indo eu, a caminho … da praia

Ilustração de Agnes Keszeg
Óculos de sol, fato de banho, chapéu de sol, protetor solar, lanche, … tudo pronto para um fim de semana fantástico de praia, mas espera, falta qualquer coisa.
 Pois, falta um livro para que o fim de semana seja mesmo perfeito!

Aproveita então, a nossa sugestão de leitura que remete para o universo do mar e da praia.

“A pulga Salta-pocinhas e os grãos de areia”
Texto Margarida Damião Ferreira
Ilustrações Teresa Lima
Editorial Presença

 
“A Salta-pocinhas é uma pulga da areia com uma missão muito especial: todos os dias, é ela quem leva e traz os recados dos grãos de areia de duas aldeias muito diferentes, a Beira-Mar e o Canto da Praia. Os grãos de areia que habitam estas duas comunidades têm actividades muito distintas entre si e nem sempre se entendem, como os grãos de areia molhada Boina e Julião que estão sempre a rir-se do grão de areia seca Luzia por ela não saber nadar, o que a deixa furiosa! No entanto, quando chega a notícia de que uma onda grande, escura e violenta ameaça a praia, todos têm de se juntar para lhe fazer frente … Uma história que realça a importância de respeitar as diferenças do outro e que mostra ao mesmo tempo como podemos todos ter um papel essencial na resolução de problemas, por mais pequenos e insignificantes que pareçamos.”
 

 


Teresa Lima nasceu em Lisboa em 1962.

Licenciada em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. A partir de 1994 começou a dedicar-se à ilustração de livros infanto-juvenis. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian com o projeto de ilustração “As viagens de Gulliver”. Fez parte do júri do Prémio Nacional de Ilustração das edições de 1999 e 2000. É professora de Artes Visuais na Escola Vergílio Ferreira em Lisboa. Para além de outras distinções, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração em 1998, com a recriação de Alice no país das maravilhas e em 2006 com a obra Histórias de animais de Rudyard Kipling, com o qual foi selecionada para a exposição internacional dos ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha em 2007, estando presente na mesma Feira em 2008 no âmbito da exposição Ilustrações.pt. Ilustrou livros de autores como Vergílio Alberto Vieira, António Mota, Alice Vieira, Luísa Ducla Soares, José Jorge Letria, Tareixa Alonso, etc.
Teresa Lima e o escritor António Torrado são os candidatos de Portugal ao Prémio Hans Christian Andersen de 2014, considerado o Nobel da literatura para a infância e juventude.


Vem conhecer a Salta-pocinhas. Requisita o livro.
Bom fim de semana
Boa praia
Ilustração de Arthur de Pins

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."