27 setembro 2013

Fim de semana para ler ... e refletir

Como sabes, este domingo irão decorrer as eleições que se destinam a eleger os órgãos autárquicos; a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Assembleia Municipal.
O cabeça de lista do partido que vencer as eleições, será o Presidente da Câmara.

Pensas que a política é só para os adultos?

O Gonçalo e o Francisco, os protagonistas do livro que te sugerimos como leitura de fim de semana, também pensavam assim e preferiam ocupar o pensamento com brincadeiras, jogos de computador e futebol. Mas a eleição para o lugar de capitão da equipa de futebol da escola ensinou-lhes que, afinal, votar é uma coisa muito importante, e escolher os nossos representantes é não só um direito, mas também um dever de cidadania.

 
Vamos a votos!
Texto José Jorge Letria
Ilustrações Sandra Serra
Texto Editores
 


"Gonçalo e Francisco tinham uma ideia vaga do que era um capitão de equipa, pois viam jogos de futebol na televisão e nos estádios, mas a verdade é que nunca tinham reflectido acerca da sua função.
 - E como é que vamos escolher o capitão? - apressou-se o Francisco a perguntar, por ser curioso e determinado.
E o treinador tratou logo de o esclarecer:
- Se alguém tiver um nome para propor, então que o diga em voz alta e avance com essa candidatura. Se não tiverem nenhum nome, eu vou fazer uma lista com todos os vossos nomes e depois distribuo-a, para que possam votar naquele que acham ser o melhor para desempenhar a função.
Gonçalo e Francisco ainda pensaram em indicar o nome um do outro, mas acabaram por se inibir, preferindo não o fazer, pois eram grandes amigos e iria dar a ideia de que só avançavam com essas candidaturas em nome da amizade que os unia.
E como iria decorrer a votação?
 - É muito simples - explicou o treinador. - Tal como acontece com os boletins de voto nas assembleias eleitorais, à frente do nome que escolherem colocarão uma cruz. Ninguém pode dizer em quem vai votar, porque o voto é secreto, e é importante que o seja, para que todos escolham de acordo com a sua consciência, sem ter ninguém a espreitar, por cima do ombro. Quando todos tiverem votado, eu recolho os boletins e dou início à contagem dos votos. Aquele que tiver mais cruzes à frente do nome será o nosso capitão de equipa."


Para saberes o resultado destas eleições, não precisas de esperar até domingo, basta vires requisitar o livro à Biblioteca Municipal.
 
 

Sandra Serra nasceu em Luanda em 1968.
Estudou na ARCO onde completou o curso de Design Gráfico.
Designer gráfica e ilustradora desde 1994, tem sido várias vezes mencionada como uma das atuais referências da ilustração infanto-juvenil nacional. Desde 2007 dedica-se igualmente à escrita infantil, contando com vários livros editados.
Ilustrou livros de autores como Luisa Ducla Soares, Alice Vieira, Alice Cardoso, Ana Oom, José Fanha, Manuel Jorge Marmelo.
É sócia do atelier de ilustração Espiral Inversa.
Vencedora dos
- Prisma Awards – Prémio Ouro – 1999 e 2000
- Prisma Awards – Prémio Prata – 2001 e 2004
 

Bom fim de semana
Ilustração de Deirdre Gill

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."