18 outubro 2013

O que fazer neste fim de semana de outono?...

... tempo lamechas, possibilidade de chuva...
E que tal barbatanar?
Barbatanar!?
Sim,

Barbatanar nas cores do arco-íris
texto de Carlos Canhoto
ilustrações de Marc
Pé de Página Editores


Chiiii!!!... eram tantos! Todos muito parecidos uns com os outros, apesar das pequenas diferenças, algumas minúsculas, que os distinguiam.
- Olha lá, porque é que tu tens aqui duas riscas amareladas e eu, que nasci primeiro, só tenho uma? – refilava um, muito chateado.
Lamentava-se outra:
- Mãe, mãe! As cores dele são mais brilhantes do que as minhas!!!
- É natural, - respondeu-lhe a mãe, sorrindo carinhosamente – ele é um menino e, na nossa espécie, os machos são mais vistosos do que nós, as fêmeas.
E outro mais:
- Mãe, este mano aqui tem uma tatuagem, e eu não tenho! – E começou logo a fazer birra, a bater a barbatana e a gritar – Eu também quero uma! Eu também quero uma!
- Vá lá, não sejas assim, tu também tens aqui uma parecida, está mais atrás e, por isso, não consegues vê-la – tentou sossegá-lo a mãe.
Até apareceu um que já queria mandar:
- Olhem todos para mim! Tenho mais pintas azuladas do que vocês!!! Por isso vêm já atrás de mim … Vá … Vá … Venham!...
- Isso, isso, “tá-se” mesmo a ver … olha que te mordo a barbatana de trás! – Voltou-lhe um irmãozinho aborrecido com os ares de convencido do mandão.
E foi assim, entre birras e alegrias, que melhor se ficaram a conhecer, o que levou um longo mês de confusão e diversão.
Assim começa a história de Flu, um peixinho colorido como a alegria, que viveu no estuário de um rio muito grande, quase à vista do mar e, depois … bom …
depois … só precisas de vir à Biblioteca requisitar o livro e … ir barbatanar para qualquer lugar.
                       

Este livro é aconselhado pela Casa da Leitura da Gulbenkian e pelo Plano Nacional de Leitura e o seu autor, Carlos Canhoto, ganhou em 2006 o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, na área juvenil, com o conto “O monte secou”.
 
Ilustração de Emily Winfield Martin

Bom fim de semana
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."