22 novembro 2013

FIM DE SEMANA A LER ... biografias

Mesmo para quem não vibra facilmente com o futebol, a passada 3ª feira não lhe foi indiferente. Como certamente viste, a nossa seleção principal de futebol esteve bem, garantiu a qualificação para o Mundial do próximo ano e o Cristiano Ronaldo esteve imparável. Foi uma noite memorável, em que o hat-trick  de Cristiano fez com que ficasse a par de Pauleta na liderança dos melhores marcadores da história da seleção portuguesa, com 47 golos.


"Fico muito satisfeito, porque ele [Cristiano] merece,
porque é o melhor do mundo.
É uma conjugação de tudo:
qualidade técnica, o físico, que é impressionante, a sua força de vontade, a humildade. Mas também o espírito de sacrifício.
É um dos melhores de todos os tempos.
E temos de ter a humildade de reconhecer isso."
                                                                                                                   Pauleta
 

Queremos que a leitura para o teu fim de semana esteja ligada ao futebol. E como sabes, na sala infanto-juvenil temos uma exposição de biografias de figuras conhecidas ou que, por qualquer razão, foram importantes para a História. Assim, sugerimos-te a leitura de duas biografias de duas figuras ligadas ao futebol: 


 

MOMENTOS
CRISTIANO RONALDO
 
por CRISTIANO RONALDO
com MANUELA BRANDÃO
fotógrafo JORGE MONTEIRO 
Ed. Ideias & Rumos
 
"São momentos, tal como o título tão bem resume, a essência deste livro, da minha infância e do quanto o futebol, já nessa altura, me apaixonava. São episódios de uma criança que deixava tudo pelo prazer de brincar com a bola. São, no fundo, pedaços das experiências que vivi até hoje. Algumas que me deixaram radiante de felicidade, como a primeira vez em que fui chamado a treinar com o plantel profissional do Sporting (...). Outras que foram traumáticas e que me levaram ao desespero e às lágrimas, como o período em que tive de viver sozinho no centro de estágio do Sporting e não suportava as saudades de casa e da minha família. E a morte do meu pai, uma ferida que ainda não consegui cicatrizar na sua totalidade. (...) Espero que apreciem estes "Momentos" da minha vida tanto quanto eu apreciei. Porque este livro á a minha imagem refletida pelo espelho." 
Cristiano Ronaldo,
In Momentos

 
A outra biografia que te sugerimos é sobre uma figura ímpar do futebol, de outra geração diferente da tua e da de Cristiano, mas que ainda hoje é reconhecido como um dos maiores jogadores de todos os tempos - EUSÉBIO. Com o nome verdadeiro de Laurindo António da Silva Ferreira, nasceu a 25 de janeiro de 1942, em Moçambique. Para saberes mais sobre Eusébio lê o livro que a seguir te indicamos:


 
 
OBRIGADO
EUSÉBIO
 
de JOÃO MALHEIRO
Editora Estar

 

"Eusébio é um "monstro". Foi a velocidade, a potência
e a inteligência ao serviço do futebol." 
                                                                                                Luís Figo
 

"Eusébio é um mito do futebol mundial.
Como é bom ser português, ter Eusébio!"
                                                                                                 Vítor Baía


                                                   Cristiano Ronaldo 2013                                 Eusébio 1966

 
 
 Aparece por cá e fica a conhecer mais
sobre estes dois craques do futebol.
 
 
A saber ...
Biografia [do grego bíos (vida) e gráphein (escrever)] é um género literário, que se caracteriza por ser um relato sobre a história da vida e obra de uma pessoa. Pode acontecer que o biografado é o autor ou coautor da obra e então teremos uma autobiografia; existem, também, biografias feitas essencialmente através de imagens e pouco texto e neste caso temos as fotobiografias. 
 
 
 
BOM FIM DE SEMANA
BOAS LEITURAS




 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."