15 novembro 2013

Fim de semana a ler

És do tipo leitor compulsivo que devora livros?

Ilustração de Oliver Jeffers

Serás um Vivaldo Bonfim, que entra no mundo dos livros e um dia se perde na leitura?
É a sua história que te sugerimos como leitura de fim de semana, contada na primeira pessoa pelo filho, Elias Bonfim, que irá à procura do seu pai, percorrendo clássicos da literatura cheios de assassinos, paixões devastadoras, feras e outros perigos feitos de letras.

“Os livros que devoraram o meu pai:
a estranha e mágica história de Vivaldo Bonfim”
Texto de Afonso Cruz
Editorial Caminho
 

“Uma biblioteca é um labirinto. Não é a primeira vez que me perco numa. Eu e o meu pai temos isso em comum. Penso que foi isso que lhe aconteceu. Ficou perdido no meio das letras, dos títulos, perdido no meio de todas as histórias que lhe habitavam a cabeça. Porque nós somos feitos de histórias, não é de a-dê-énes e códigos genéticos, nem de carne e músculos e pele e cérebros. É de histórias. O meu pai, tenho a certeza, perdeu-se nesse mundo e agora ninguém lhe consegue interromper a leitura. Li, numa das minhas tardes passadas no sótão, um conto de um escritor argentino chamado Borges, sobre um labirinto que é um deserto. Há inúmeros lugares onde um ser humano se pode perder, mas não há nenhum tão complexo como uma biblioteca. Mesmo um livro solitário é um local capaz de nos fazer errar, capaz de nos fazer perder. Era nisto que eu pensava enquanto me sentava no sótão entre tantos livros".
 
  
 


Afonso Cruz nasceu na Figueira da Foz em 1971. Ilustrador, escritor, músico e realizador de filmes de animação.
Fez a sua formação superior nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira.
Ilustrou algumas dezenas de livros para crianças com textos de José Jorge Letria, Alice Vieira, António Manuel Couto Viana, António Mota, entre outros, em que sobressai a densidade e expressividade das suas figuras muitas vezes marcadas pelo humor.
Já venceu vários prémios:
  • Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, com o livro Enciclopédia da estória universal;
  • Prémio Literário Maria Rosa Colaço, com a obra Os livros que devoraram o meu pai;
  • O seu livro A contradição humana, foi escolhido para a exposição White Ravens e para a Lista de Honra do IBBY - International Board on Books for Young People, recebeu uma menção especial do Prémio Nacional de Ilustração, além de ter ganho o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/RTP e o Prémio Ler/Booktailors na categoria Melhor Ilustração Original;
  • Prémio Time Out Lisboa – O Melhor Livro do Ano, com Jesus Cristo bebia cerveja;
  • Prémio da União Europeia de Literatura com o livro A boneca de Kokoschka.
Colaborou em várias antologias e publicou várias ilustrações na imprensa periódica, nomeadamente para a revista Rua Sésamo, em manuais escolares e publicidade. Assina uma crónica mensal no Jornal de Letras, Artes e Ideias sob o título Paralaxe.
Faz parte da banda de blues The Soaked Lamb.

 

Vem descobrir se Elias encontrou o pai.
Requisita o livro

Bom fim de semana


Ilustração de Yvonne Hoppe-Engbring











Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."