28 janeiro 2014

MAGIA

Coelhos a saírem de chapéus,
objetos que levitam,
uma pessoa colocada numa caixa “cortada” ao meio ….
Magia, ilusão.

A magia nasceu com a humanidade. Desde sempre, que temos tendência para transformar em mistério certos factos da vida. Ilusionismo, ou magia, é a arte de encenar truques, que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. É criar ilusão como forma de entretenimento.
 
Crê-se que a primeira pessoa a fazer magia foi o mago Dedi, na corte do rei Queóps, no Egito, em 2000 a. C. Com diferentes etapas, através dos tempos, as artes mágicas foram essencialmente divulgadas nas ruas e nos palácios. Os mágicos atuavam como saltimbancos, vestiam fatos ridículos, que provocavam o riso.
 
A profissão de ilusionista/mágico ganhou prestígio durante o século XVIII e foi passando por diversas transformações até se converter numa das formas mais populares de entretenimento.
O ilusionismo moderno deve grande parte das suas origens a Jean Eugène Robert-Houdin, relojoeiro, que abriu um teatro de magia em Paris na década de 1840.


Um dos mais famosos ilusionistas da história foi Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido na Hungria, em 24 de março de 1874, e falecido nos Estados Unidos da América, a 31 de outubro de 1926.

 

 
Houdini apresentava números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas e de tanques fechados; dentro e fora de água. Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar os seus truques por completo, mesmo depois de ter escrito boa parte dos segredos em livro.
Tinha habilidades impressionantes, era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar.

 

No final do século XX, o ilusionismo voltou a estar no auge pela mão de diversos mágicos, como Doug Henning e depois por David Copperfield.
 
Também os portugueses são mestres nesta arte.
 
Em 2006, o ilusionista Hélder Guimarães conquistou, em Estocolmo (Suécia), o título de Campeão Mundial de Magia com Cartas. No mesmo evento David de Sousa conquistou o título de vice campeão do mundo na modalidade de manipulação.
Em outubro de 2013, o ilusionista Luís de Matos foi distinguido em Londres, pelo The Magic Circle, um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo.
Luís de Matos, de 43 anos, recebeu o "The Devant Award", sendo "o mais jovem de entre todos quantos, até hoje, foram distinguidos com aquele que é considerado o mais relevante dos troféus atribuídos anualmente" pelo clube centenário inglês.

Sabes que ...
A magia é uma das artes com maior número de livros editados?
Ilustração de Denis Zilber

Podes encontrar alguns, na
Biblioteca Municipal
... lugar mágico!







 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."