17 abril 2014

Páscoa doce

De todos os símbolos desta quadra,
o ovo de chocolate é o mais desejado pelas crianças.

Existem várias lendas relacionadas com os ovos, entre as quais a dos persas, que acreditavam que a terra teria caído de um ovo gigante.

Nas culturas pagãs, o ovo trazia a ideia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses costumavam distribuir ovos coloridos entre os amigos, na primavera, como referência à renovação da vida.

 

Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a oferecer ovos coloridos na Páscoa, simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava escrever-se mensagens e datas nos ovos e dá-los aos amigos. Na Alemanha o costume era oferecer os ovos às crianças.

Com o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, em Inglaterra, o consumo de ovos de chocolate aumentou.

Para tornar ainda mais doce a tua Páscoa, deixamos-te uma receita simples de ovo de chocolate,
para fazeres na companhia dos adultos aí de casa.
 
Ilustração Richolly Rosazza
 
Vais precisar de:
500 g de chocolate de leite ou meio amargo
1 Forma para ovo de chocolate de 1 kg


Partir o chocolate em pedaços pequenos e colocar numa taça de vidro.
Derreter o chocolate no micro-ondas mexendo bem com uma espátula.
Quando o chocolate tiver derretido, despejar sobre uma superfície de mármore limpa e lisa. Com a espátula, fazer movimentos circulares no chocolate derretido para que ele arrefeça. Quando o chocolate estiver à temperatura ambiente, voltar a colocá-lo na taça de vidro.
Forrar a parte interna de uma parte da forma com o chocolate e levar a forma ao frigorífico por 10 minutos. Retirar e repetir até ter várias camadas de chocolate, colocando novamente no frio até o chocolate ficar bem firme. Repetir este processo com a outra metade da forma.
Retirar as duas formas do frigorífico para desenformar os ovos de chocolate colocando-as de cabeça para baixo sobre uma superfície limpa e lisa. Fazer uma leve pressão com as mãos na parte superior da forma até o chocolate sair todo sozinho.

Bom apetite
 
 Feliz Páscoa



Ilustração Katya Dudnik
 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."