06 junho 2014

Eis que chegam a passos largos, as tão desejadas férias de verão

Tempo de banhos de mar e de sol (Ok, está a chover, mas passa num instantinho!), tempo de alegria e muita brincadeira. Tempo para descobrir novos lugares e também novos amigos.

 E é uma história de amizade que te deixamos como sugestão de leitura para este fim de semana.

História de um gato e de um rato que se tornaram amigos
Texto Luis Sepúlveda
Ilustração Paulo Galindro
Porto Editora
 
Fábula singela e divertida, sobre o verdadeiro valor da amizade,
este livro é baseado num episódio da vida de um dos filhos do seu autor.

 
Max vive em Munique com os seus pais e irmãos – e com Mix, o seu inseparável gato preto com uma mancha branca na barriga. Amigos desde a infância, quando Max cresce e decide mudar de casa, leva Mix consigo. Mix adora viver no novo apartamento. Mas quando Max começa a trabalhar e não pode estar tanto tempo em casa, Mix, que está a envelhecer e a perder a visão, sente-se cada vez mais sozinho, … até que conhece Mex, um ratinho mexicano, muito medroso e charlatão.

 
Luis Sepúlveda nasceu em 4 de outubro de 1949, em Ovalle, no   Chile.
Da sua vasta obra, toda traduzida em Portugal, destacam-se: O velho que lia romances de amor; História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar; Patagónia express; Diário de um serial killer; A sombra do que fomos (Prémio Primavera de Romance, 2009).
Para o autor, escrever para crianças “É muito difícil, é um desafio enorme. Trato com muito respeito os pequenos leitores. Sei que exigem uma linguagem direta, são inimigos da ambiguidade. Gostam que contemos histórias com frases curtas, gostam de contos de que se possam lembrar.
Quando uma criança rejeita um diálogo num livro, rejeita todo o livro. Os pequenos leitores querem diálogos que não repitam o que já se contou antes nem que antecipem o que está para vir. Gostam de ir adivinhando, imaginando. São muito diferentes dos leitores adultos, que são pouco expectantes.”


Bom fim de semana
na companhia do Max, Mix e Mex.
Ilustração Mariana Kalacheva

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."