14 agosto 2014

MERGULHAR NA LEITURA

Fim de semana prolongado. Pois! Ainda não tinhas percebido que amanhã é feriado, porque para quem está de férias todos os dias são feriado. Vidinha boa!! Sim, mas muito merecida!


Ilustração Fiep Westendorp
Também o Stanley Potts, um garoto vulgar que vivia uma vida vulgar numa casa vulgar numa rua vulgar, tinha uma boa vida, até que ... pum! De repente a sua vida tornou-se uma loucura e foi
assim que Stanley se tornou

O rapaz que nadava com as piranhas
Texto David Almond
Ilustrações Oliver Jeffers
Editorial Presença
 


O seu autor, David Almond nasceu em Newcastle a 15 de maio de 1951.
É um dos mais conceituados escritores britânicos da literatura infanto-juvenil contemporânea. Estreou-se com o livro O segredo do Senhor Ninguém, com que conquistou o público de várias faixas etárias e os aplausos da crítica.
 
Recebeu inúmeros prémios de prestígio, como o The Carnegie Medal, o Whitbread Children’s Book Award, o Smarties Book Award, destacando-se o Prémio Hans Christian Andersen, o mais importante prémio internacional da literatura infanto-juvenil.
 
 
 
«Com o realismo mágico característico da sua escrita, está a tornar-se o Gabriel García Márquez da ficção juvenil.»
                                                                                                      Times Educational Supplement

 

 
"Aqui têm uma pergunta. Vocês gostariam que alguém em vossa casa – o vosso tio Ernie,
por exemplo – resolvesse transformá-la numa fábrica de peixe em conserva? Gostariam que houvesse baldes de petingas e barris de cavalas por todo o lado para onde olhassem? E se um cardume de sardinhas andasse a nadar na banheira? E se o vosso tio Ernie continuasse a fazer mais e mais máquinas – máquinas para cortar cabeças, para cortar caudas, para tirar as tripas; máquinas para as limpar e as cozer e para as amassar em latas. Estão a imaginar a bagunça? Estão a ver a sujeira? E pensem só no fedor!
E se as máquinas do vosso tio Ernie aumentassem tanto que ocupassem todas as divisões – o vosso quarto, por exemplo, de maneira que vocês tinham de dormir num armário? E se o vosso tio Ernie dissesse que não podiam continuar a ir à escola porque tinham de ficar em casa a ajudá-lo a enlatar o peixe? Agrada-vos? Ah, mas se em vez de irem à escola tivessem de começar a trabalhar todas as manhãs às seis horas em ponto? E não tivessem férias? E nunca vissem os vossos antigos camaradas? Gostavam? Uma ova!"


Curioso para saber como é que o Stanley se safou desta?
Como é que a sua coragem e ousadia o tornaram o herói desta história?

Então não percas tempo e antes de ires de fim de semana ou de férias passa pela
Biblioteca e requisita o livro.

 
Ilustração Godeleine de Rosamel

Boas leituras
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."