20 agosto 2014

PEÃO, CAVALO, BISPO, TORRE, RAINHA, REI

 O que significam estas palavras?
 
Tempo bem passado na sala infanto/juvenil da Biblioteca Municipal
a jogar xadrez.
 É verdade, o xadrez é um dos muitos jogos que encontras aqui na Biblioteca.
Junta os teus amigos e venham daí para uma partida.
 

Sabes que a origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo?
 Porque não se sabe ao certo onde começou.
 
 Há quem atribua a sua origem ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, que cansado da sua rotina, idealizou um concurso para que os participantes criassem um jogo onde não houvesse sorte ou azar. Os seus jogadores deveriam ter concentração, analisar estratégias, valorizando assim aspetos da inteligência humana e não a força física.
Outros atribuem-na aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas a jogar xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
Ilustração Ester Al
Mas, atualmente a teoria mais aceite é que ele teve origem na Índia por volta do século VI d. C. Era conhecido como "o jogo do exército" ou "Chaturanga" que significa “quatro armas” em sânscrito. Quatro pessoas podiam jogá-lo. Graças às viagens dos mercadores e dos comerciantes o jogo espalhou-se para leste (China) e oeste (Pérsia). Mais tarde os árabes estudaram profundamente o jogo e constataram que ele estava bastante relacionado com a matemática, escreveram vários tratados sobre isso e aparentemente foram os primeiros a formalizar e escrever as suas regras.
 
Com as invasões árabes do século X, o “Chaturanga” chegou à Europa, passando então a ser disputado apenas por duas pessoas.
Existe um poema Persa que fala do xadrez e menciona que a vinda do jogo foi da Índia. O xadrez emigrou para a Pérsia (atual Irão) durante o reinado de Chosroe-I Annshiravan (531-579) e é descrito num manuscrito persa daquele período, que explica a terminologia, nomes e funções das peças com certo detalhe.
 
 

 “O xadrez ajuda a melhorar a atenção, a disciplina, o pensamento lógico e a imaginação.”
                                                                              Garry Kasparov, ex-campeão mundial de xadrez

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."