05 agosto 2014

Volta ao Mundo

Já pensaste (possivelmente quando fores mais crescido) em dar a volta ao mundo?
Imaginas que deve ser uma experiência incrível e extraordinária?
Quanto tempo será necessário para o fazer? Um mês, dois, um ano, dois anos, … 80 dias?
 
 Foi isso que imaginou o escritor francês Júlio Verne, no século XIX, cuja obra tem inspirado gerações de leitores em todo o mundo, que cresceram com o sonho de viajar no Nautilus com o Capitão Nemo.
Caricatura de Júlio Verne por Luis Carreño
A sua criatividade aliada ao seu fascínio pela ciência e ao desejo de conhecer lugares exóticos, levou-o a escrever aventuras em locais extraordinários, com descrição de povos e pessoas reais e imaginárias.
 
 Hoje apresentamos-te uma das suas obras mais conhecidas
A volta ao mundo em 80 dias
 

 
O livro começa com a apresentação do Sr. Phileas Fogg, um gentleman da sociedade inglesa, que recebe em sua casa o seu novo criado particular, o francês Jean Passepartout. Nesse mesmo dia, enquanto jogava às cartas com outros membros do Reform Club e discutiam o recente assalto ao Banco de Inglaterra, Fogg afirmou que seria possível ao ladrão em fuga dar a volta ao mundo em oitenta dias, ou, por outras palavras, em mil novecentas e vinte horas, ou cento e quinze mil e duzentos minutos.
Esta afirmação causou uma acesa discussão entre todos, ao ponto de Fogg fazer uma aposta com os outros jogadores em como conseguiria dar a volta ao mundo em oitenta dias, arriscando assim, metade da sua fortuna.
Feita a aposta, Phileas Fogg partiria nessa mesma noite, dia 2 de outubro, e regressaria a Londres no dia 21 de dezembro, exatamente às 20.45h.

 
 A partir daí começa a aventura que leva Fogg e Passepartout a cruzarem os 5 continentes … em 80 dias, utilizando todos os meios de transporte; comboios, navios, carruagens, trenós e até um
elefante.
Esta grande aventura da literatura está ao teu alcance, na sala infantil da Biblioteca Municipal.
 
Podes ler aqui o livro ou requisitá-lo para ler em casa, e ainda podes aproveitar para ver o filme, adaptado desta obra, considerado um dos melhores filmes de entretenimento feito em Hollywood (EUA).  
 
“O mundo possui 6 continentes: Europa, África, Ásia, América, Austrália e Júlio Verne”
                                                                                                                     Claude Roy


Cartaz de apresentação do filme "A volta ao mundo em 80 dias"


BOA SEMANA

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."