16 setembro 2014

ESTÁ NA HORA …

de arrumar os chinelos e a toalha de praia, o fato de banho e o chapéu de sol.
 
Está na hora … de por a mochila às costas, de folhear os livros, recordar ou conhecer novas matérias, de rever os velhos amigos e fazer novas amizades. Os mesmos professores, novos professores.
 
Está na hora … de regressar à escola. A mesma velha escola de sempre ou uma escola nova.
 
Está na hora … de estudar e aprender!
 
Está na hora ... de levantar mais cedo!
 

Ilustração Karen Stormer

“Pelas janelas da escola entrava uma luz de Outono que pintava tudo como se fosse um pincel de ouro. Eram as paredes velhas, as carteiras, velhas as carteiras, a mesa da professora, o quadro preto já tão cinzento, o mapa grande que mostrava o mundo num tom de azul. Mundo velho, também…
Os meninos, esses, eram novos. Vinte e cinco meninos e meninas, uns mais escuros, outros mais claros, mas todos cheios dessa luz clara que se chama infância.
E a professora? Tinha já uma idade longe da juventude, talvez já bem longe. Mas sorria para os meninos todos com ternura tanta que parecia ter infância também.
Os meninos da Escola do Rio Verde sabiam ser aquela uma das muitas escolas de Portugal.
Uma das muitas escolas do mundo imenso e velho que o mapa reproduzia. Um ponto minúsculo no mundo, afinal. Um ponto onde estavam eles, vinte e cinco amigos, dentro de uma classe. Amigos de mais outros tantos meninos de outras classes.”
 Matilde Rosa Araújo
in, A Escola do Rio Verde
 

Bom ano letivo


Ilustração Dave Granlund
 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."