29 outubro 2014

ANTÓNIO JORGE GONÇALVES

Ilustrador,
autor de banda desenhada, caricaturista, cenógrafo, designer gráfico e professor, nasceu em Lisboa a 19 de outubro de 1964.
 
Vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2013, atribuído anualmente pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, a um ilustrador pelo conjunto de trabalhos originais publicados numa obra para crianças e jovens, editada entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior ao concurso.
  
 
O livro que distinguiu António Jorge Gonçalves, tem texto do escritor angolano Ondjaki e chama-se
“Uma escuridão bonita”.
 

Licenciou-se em Design de Comunicação, na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e fez o mestrado em “Theatre Design” na Slade School of Fine Arts de Londres, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
O seu trabalho multifacetado divide-se entre a banda desenhada, a ilustração editorial, o desenho digital ao vivo, assim como o cartoon político, bem visível no suplemento semanal Inimigo Público do jornal Público, pelo qual já foi premiado no World Press Cartoon.
Tem trabalhos publicados e expostos em Portugal, na Austrália, Coreia do Sul, Espanha, França, Bélgica e Itália.
 

“Ainda não descobri melhor forma de viajar dentro da cabeça de outra pessoa do que lendo um livro.”
                                                                                      A. J. G.
 
Tem trabalhado também nas áreas do teatro e da música colaborando com músicos, atores e bailarinos, não só em Portugal, como em França, Alemanha, Japão e Estados Unidos da América.
Escreveu e realizou o filme/espetáculo Lisboa quem és tu? para ser projetado nas muralhas do Castelo de S. Jorge, em Lisboa.
Criou o projeto Subway Life, em que desenha pessoas sentadas em carruagens do metro em várias cidades do mundo. No passado mês de março, inaugurou, no Metro de Lisboa, a exposição "Desenhos de cordel", com ilustrações que concebeu para livros de diferentes autores.
 


 
Vem descobrir o trabalho de António Jorge Gonçalves, na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."