19 dezembro 2014

ORA BEM ...

este é o último fim de semana antes do Natal, já deves estar muito entusiasmado a pensar no que o Pai Natal te vai trazer (e nas meias que aquela tia velhinha te costuma oferecer!), nos doces tradicionais que vais comer e que são típicos desta quadra. Em tua casa a árvore e o presépio já estão montados e andam todos numa grande azáfama a preparar a ceia de Natal.




Ora bem … tu ainda não tens idade para esta agitação toda, queres estar sossegado no teu canto à espera dos presentes, estás de férias, portanto, os adultos que tratem do peru, do bacalhau, das rabanadas, dos sonhos, do bolo-rei, etccccccccccccccccccc.

O que tu queres sabemos nós. 
Uma sugestão de leitura para o fim de semana.


O país das pessoas de pernas para o ar
Texto de Manuel António Pina
Ilustrações de João Botelho
Pé de Página Editores 


Escolhemos este livro escrito em 1973 por Manuel António Pina e reeditado em 2011, ano em que o autor foi premiado com o maior galardão literário dedicado à literatura em língua portuguesa, o Prémio Camões.
Considerado “um marco na literatura infantil portuguesa, polémico mas pioneiro de um estilo único e ousado no panorama da escrita infantil da época, ainda hoje muito atual. Fazendo uso do humor e do nonsense, o livro reúne 4 histórias divertidas”, e é “um hino à diferença, ao jogo dos contraditórios”.


Deixamos-te um excerto duma das histórias, sobre um menino especial, como são todos os meninos.



O menino Jesus não quer ser Deus

O menino Jesus não fugia à escola. Os outros meninos judeus juntavam-se para fazer maldades, o menino Jesus ficava sempre de fora. Os meninos tinham pena dele, mas tinha que ser assim: ele era Deus, e Deus não pode fazer determinadas coisas. Por isso, o menino Jesus não ia para o rio roubar fruta, nem dizia coisas indecentes. Nem sequer podia jogar à bola com os outros, porque fazia sempre milagres. Até que um dia o menino Jesus foi ter com S. José e disse-lhe:
  - Pai, não quero ser mais Deus.
  - Isso não é comigo, é com a tua mãe.
Foi ter com a Virgem Maria. Mas ela disse-lhe:
  - Agora já és Deus e pronto. Já não se pode fazer nada. Tu hás-de habituar-te, a mim a princípio também me meteu confusão. E agora vai estudar, porque amanhã tens que ensinar os doutores da lei.
O menino Jesus ficou muito triste e nessa noite não estudou nada. O milagre dos doutores por pouco ficava estragado.”



Já sabes o que tens a fazer,
passar pela Biblioteca Municipal e requisitar o livro.

Bom fim de semana
Boas Festas

Ilustração Stacy Heller Budnick



Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."