27 março 2015

E JÁ SE PASSOU O 2º PERíODO, SEU GRANDE SORTUDO!

Nesta semana de férias, deves ter aproveitado para fazer os T.P.C. (ou não), mas ainda te resta muito tempo e quando nos esforçamos um bocadinho os dias dão para fazer tudo aquilo que queremos e gostamos, como estudar, brincar, dormir e até inventar.

Podem-se inventar tantas coisas, algumas que nem te passam pela cabeça.

Todos nós gostamos e achamos graça às invenções, mas o Manel não gosta, ele adora invenções (é uma espécie de Prof. Pardal) e no que toca a inventar não há outro como ele.


O Manel gosta tanto de invenções que as agrupa em espécies diferentes. Por exemplo, o escorrega está no grupo das invenções rápidas, já a tabuada cujos números e cruzes dificilmente cabem na cabeça de alguém, está no grupo das invenções grandes.

Na lista do Manel até existem as invenções às avessas, como as árvores, porque ficam sem roupa quando chega o frio; e as invenções que o arrepiam como é o caso das manhãs. Então, um dia, ou melhor, uma noite, o Manel teve uma grande ideia, sabes qual foi? Inventar o seu próprio país! De preferência um país onde as manhãs fossem diferentes. E assim surgiu:


O primeiro país da manhã
Texto de Ricardo Gonçalves Dias
lustrações de Marta Madureira
Editora Dinalivro


Este livro foi vencedor do Prémio Branquinho da Fonseca, Expresso/Gulbenkian 2013, na modalidade de literatura para a infância, ex aequo com o livro “O cotão Simão” de Ana Rita Faustino.
 

O Manel deu ao seu país uma bandeira cosida aos ziguezagues, algumas janelas e leis escritas na parede com letras gordas e bonitas, como se faz nos ditados da escola. Havia leis para os brinquedos e para a televisão, para as arrumações e para as luzes dos candeeiros e até havia uma lei para a cadela Tuxa.
Mas falta uma coisa muito importante e solene para o país do Manel ser mesmo a sério, e ele como grande inventor que é não se esqueceu, e compôs o hino do seu país que começa assim:

«Para inventar um país
Basta ter imaginação.
É tão simples como um giz
E não há nada mais feliz
Do que esta minha invenção.
(Pum… Pum…)»

Neste fim de semana ou durante as férias da Páscoa, o Manel convida-te a visitares a sua invenção, ou melhor, o seu país novinho em folha, e quem sabe talvez o ajudes a imaginar mais uns versos para o hino ou mais cores para o céu.

Diverte-te com o Manel, ajuda-o a colocar o seu país no mapa, 
vai ser uma experiência fantástica.

Ilustração Valeria de Caterini

BOM FIM DE SEMANA
E
BOAS FÉRIAS




Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."