15 abril 2015

GÉNIO, ARTISTA, INVENTOR

Um homem muito à frente do seu tempo, um dos pensadores mais brilhantes da sua geração, que nasceu há mais de quinhentos anos, cujo nome é ainda hoje recordado e as suas obras admiradas em todo o mundo. Autor, entre outros, do famoso quadro Mona Lisa ou Gioconda.



pintor, escultor, arquiteto, músico, engenheiro, cientista.


Nasceu a 15 de abril de 1452, numa pequena aldeia italiana perto de uma vila chamada Vinci, nome que a sua família adotou como apelido.

Desde muito jovem que andava constantemente à procura de coisas para aprender e trazia sempre consigo um caderno com que registava os seus pensamentos e observações e onde fazia desenhos maravilhosos.

Também teve aulas de música, onde aprendeu a tocar lira e começou a escrever as suas próprias canções.

Com doze anos foi aprender desenho para o estúdio do artista Andrea del Verrocchio, em Florença, atraindo rapidamente a atenção do seu mestre.

Ilustração Dobrosav Bob Zivkovic
Leonardo fazia modelos em barro e vestia-os com tecidos embebidos em gesso. Quando via um rosto que gostaria de desenhar, seguia a pessoa, até se conseguir lembrar dela com exatidão e desenhá-la como se a estivesse a ver.

Verrocchio pediu ajuda a Leonardo para uma grande pintura representando o Batismo de Cristo e mesmo sendo muito jovem, Leonardo fez um excelente trabalho ao pintar o anjo que trazia consigo as roupas de Cristo.
Batismo de Cristo

Leonardo encarava a pintura como forma de conhecer o mundo. Fez parte de um grande movimento cultural no Renascimento, que visava tornar a pintura uma arte maior, como a poesia e a oratória.


Na Biblioteca Municipal encontras muita bibliografia acerca de Leonardo e da sua obra.


Modelos de máquinas voadoras de Leonardo da Vinci

Vem conhecer e admirar este artista genial.




Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."