segunda-feira, 20 de julho de 2015

CALOUSTE GULBENKIAN

Já ouviste falar neste nome e da sua Fundação, que criou a rede de bibliotecas a nível nacional?
Nós damos-te uma ajuda.
 
Calouste Sarkis Gukbenkian,
nasceu em 23 de março de 1869 em Istambul, Turquia, naturalizado britânico em 1902,
 faleceu em Lisboa a 20 de julho de 1955.
 
Engenheiro e empresário no setor do petróleo, foi um dos pioneiros no desenvolvimento desse setor no Médio Oriente.
Detentor duma fortuna colossal, considerado um dos mais notáveis colecionadores de arte do século XX.
Chega a Portugal em 1942, onde deu um grande contributo para o fomento da cultura, tendo a sua herança originado a constituição da Fundação Calouste Gulbenkian, cujos fins são de ordem caritativa, artística, educativa e científica.
 
 Autoria do caricaturista António

Os teus avós e possivelmente os teus pais, devem lembrar-se do Serviço de Bibliotecas Itinerantes, criado em 1958, por sugestão do escritor Branquinho da Fonseca. Este Serviço consistia numa carrinha/biblioteca que se deslocava pelo país, levando assim, os livros e a leitura a toda a população portuguesa, que na sua grande maioria não tinha acesso a eles de outra forma.
 
 
Mais tarde a Fundação estabeleceu parcerias com as autarquias, através das quais estas cediam instalações para depósito dos livros, nascendo assim as Bibliotecas Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, uma delas, na Marinha Grande.
Nos anos 80 e 90 do século passado, em que foi diretor deste Serviço, o escritor Vergílio Ferreira, foram intensificadas a animação da leitura e a difusão literária e cultural e reforçadas as atividades de promoção da leitura e dos livros.

O Dia Calouste Gulbenkian será assinalado hoje, com entrada livre nos museus e atividades da Fundação, como forma de recordar o seu fundador, nos 60 anos do seu falecimento.
 
Também podes vir até aqui, à Biblioteca Municipal, onde podes, entre muitas outras coisas, ler a biografia do "pai" das bibliotecas públicas em Portugal, Calouste Gulbenkian.
 
Ilustração Sunny Yun   
BOA SEMANA


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."