10 julho 2015

SEGREDOS DE VERÃO

Férias de verão, esse tempo grande, que passa devagarinho, entre areia da praia ou na casa dos avós, brincadeiras soltas de chinelo nos pés, banhos de água doce ou salgada, cumplicidade entre amigos.

Ilustração Julia Sarda

Tanto que pode acontecer, que por vezes não sabes se é real ou se simplesmente imaginaste.
Encontrar um búzio na praia, que te relata aventuras de além-mar; ouvires o mar a queixar-se da poluição; a areia que te escorrega entre os dedos e te canta uma canção; os teus amigos jurarem que viram uma baleia azul; o vento a murmurar-te histórias fantásticas de outras paragens; o sol que te bronzeia a pele e te sorri; as gaivotas que te chamam a ires voar com elas; um rio que te conta um segredo.
Ilustração Fernanda Fragateiro
 
Verdade ou mentira?
É o que queremos que descubras com este livro.


Texto de Miguel Sousa Tavares
Ilustrações de Fernanda Fragateiro
Editora Oficina do Livro






"Era uma vez um rapaz que morava numa casa de campo. (...) o sítio preferido do rapaz era o ribeiro. O ribeiro era um braço do rio que passava lá ao longe, na aldeia, e que de repente se separava dele e serpenteava pelo meio dos campos de milho do Verão, até voltar a encontrar-se outra vez com o rio principal, já depois de passada a casa. (...)
Aí, nesse pequeno lago que o ribeiro formava, o rapaz aprendera a nadar ainda muito pequeno e passava lá todos os dias de Verão a tomar banho. Debaixo de água nadava com os olhos abertos e por isso conhecia já quase todo o fundo do rio, desde as pedras mais bonitas até às várias espécies de peixes que desciam pela cascata e atravessavam o lago, continuando pelo rio abaixo em direcção ao mar, muito longe dali. (...)
Nas noites de Verão, antes de ir para a cama, vinha também muitas vezes sentar-se ali, para se refrescar com a brisa fresca que vinha do rio, ou então deitava-se de costas na areia e ficava a olhar para as estrelas do céu, que brilhavam como se estivessem todas em festa."


Vem à Biblioteca requisitar o livro, 
descobre o segredo do rio, mas, não o contes a ninguém, 
é um segredo entre ti e o rio.



Ilustração Barry Ross Smith













Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."