13 outubro 2015

FICA ATENTO, . . . PORQUÊ?

Há uma fase na infância de todos nós, em que fazemos muitas vezes esta pergunta "Porquê?", quase até à exaustão e cansaço de quem nos ouve e que nem sempre sabe o que há de responder.
Mas, mesmo que já tenhas passado a fase dos porquês, é sempre bom saber e aprender e devemos elogiar a curiosidade, pois significa, que estamos a descobrir o mundo que nos rodeia e atentos àquilo que acontece à nossa volta.

Para satisfazer a tua curiosidade, vamos responder a alguns "porquês". 

Porque é que nos rimos?


Porque todos nós temos a capacidade de sentir e exteriorizar emoções, tais como, a tristeza ou a alegria. Perante elas reagimos de diferentes maneiras. Geralmente, provocam-nos o riso situações exageradas e ridículas: uma pessoa que vá em pijama na rua, a suspensão do espertalhão da aula, uma hipopótama a fazer ballet, ...


Porque é que ficamos tontos quando andamos às voltas?

No ouvido interno temos um líquido que nos regula o equilíbrio. Por vezes, este líquido, que é um agente secreto do cérebro, despista-se e prega-nos uma boa partida. Por exemplo, quando andamos às voltas, o líquido também anda às voltas. Se nós paramos, ele continua a girar. Então o maroto informa o cérebro que nós continuamos às voltas quando, na realidade, já estamos parados. Isto confunde o cérebro, arma-se uma grande confusão e nós é que pagamos as favas, ficando completamente tontos e perdendo o equilíbrio.


Porque é que os piratas usavam brincos?

Ilustração Gary Locke

Ao que parece, os piratas tinham muito medo que os seus corpos ficassem sem sepultura. Assim, usavam brincos de ouro para que, com o seu valor, as pessoas que encontrassem os seus restos mortais pagassem o seu funeral.
[Respostas anteriores retiradas do livro
"O porquê das coisas", de Carlos Reviejo, Girassol Edições]



Porque é que existem bibliotecas?

Para criar recursos necessários à informação, à cultura, ao lazer, às novas tecnologias; para promover e incentivar a leitura de forma gratuita, facilitando o acesso ao livro a todas as pessoas que o solicitem.


Ilustração Lino Palacio


Agora, é a tua vez de responder:
Do que gostas mais, na Biblioteca Municipal?

Ilustração CãoAzul






Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."