30 junho 2016

QUEM NÃO GOSTA DE MAGIA?

No nosso primeiro dia de escola apodera-se de nós um misto contraditório de sentimentos: 
medo, insegurança, vontade de aprender, alegria, euforia, 
é como se aquele mundo novo, no qual vamos entrar, fosse


Sabes que faz hoje 19 anos, que foi "inaugurada" a escola de magia e feitiçaria mais famosa do mundo?


Maquete do Castelo de Hogwarts

Foi a 30 de junho de 1997, que J. K. Rowling publicou o primeiro livro da série do feiticeiro, que fez história no mundo dos livros e do cinema.   





Um sucesso mundial extraordinário, que narra as aventuras de uma criança, que, até aos 11 anos, desconhecia ser um feiticeiro e que, ao entrar para Hogwarts, descobre um verdadeiro lar e amigos para a vida: Hermione, Rony, o gigantesco Hagrid entre outros.

Seguiram-se mais 6 livros de Harry Potter, que foram vendidos aos milhares. Para teres uma ideia, o último, "Harry Potter e os talismãs da morte", vendeu 15 milhões de exemplares nas primeiras 24 horas.



"J. K. Rowling inventou o divertido jogo de Quidditch, que desempenha um papel crucial nos livros de Harry Potter. Harry não tem nada de herói desportivo - é baixo e usa óculos - mas o seu pensamento rápido e a sua agilidade, aliados aos poderes mágicos da sua vassoura de Quidditch, transformam-no na arma secreta de Gryffindor na incessante demanda para conquistar pontos para a sua equipa."
in, O mundo de J.K. Rowling




Vem relembrar ou conhecer o mundo mágico de  Potter, 
na Biblioteca Municipal, 
onde também podes ver o filme,



Ilustração de Cheri Scholten



24 junho 2016

O MUNDO DE MAFALDA

É o mundo de todos nós, crianças e adultos.

A personagem Mafalda, criada por Quino há 52 anos, é uma menina que nunca cresceu e que detesta sopa. É pessimista, mas simpática e bem humorada, sempre a contestar tudo e todos, porque recusa o mundo tal como ele é, que tem acompanhado várias gerações e continua tão atual como há 50 anos atrás.

Porque queremos que nestas férias te divirtas, sem esqueceres a leitura, sugerimos-te os livros da Mafalda em banda desenhada. Não te vais arrepender, a Mafalda é uma excelente companheira.


Para saberes mais sobre o Mundo de Mafalda

Quem também não esquece os livros e a Biblioteca, é a
Sala de Estudo Cantinho + Saber de Pataias
e o Atelier A Crescer de Leiria,
que hoje nos brindaram com a sua presença.
25 Crianças
com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, que pertencem a estes ATL´s, divertiram-se a fazer um peddy paper sobre a história que ouviram.









 




15 junho 2016

FÉRIAS A RIR

Parabéns
Acabaste mais um ano escolar.
Aproveita bem estas férias de verão, para recuperar forças, para desfrutares mais da companhia dos teus pais e amigos, para vires até à Biblioteca.
Sabes que na Biblioteca também existem livros de anedotas?

É verdade, a Biblioteca não é apenas um local de leitura e concentração, na Sala Infantil da Biblioteca podes pegar num livro de anedotas e passar um bom momento a rir com a coleção, deste género de livros, de que dispomos. Sozinho ou acompanhado, garantimos que te vais divertir a ler ou a ouvir estas anedotas, até porque, rir faz muito bem à saúde.
No momento em que está a decorrer em França o Campeonato Europeu de Futebol, onde os nossos craques da bola estão presentes, achámos engraçado deixar-te aqui algumas anedotas sobre futebol.


Preparado?
"Diz um jogador de futebol da primeira divisão:
- Acabei o jogo no domingo passado e estavam milhares de fãs à minha espera à saída do estádio! Milhares!
- Não acredito estás a mentir!
- É verdade! Se não acreditas, pergunta ao Cristiano Ronaldo! Ele estava mesmo ao meu lado!"


Caricatura de Cristiano Ronaldo
da autoria de Krystof Grondziel

"No terceiro jogo de qualificação para o campeonato do mundo, o guarda-redes da Selecção Portuguesa já tinha sofrido dezoito golos! Estava a sair do estádio quando um senhor, bem arranjado se aproxima e diz:
- Tenho-o observado a jogar e acho que o consigo ajudar.
- É um treinador famoso da primeira liga portuguesa ou do campeonato italiano, espanhol ou inglês?
- Não, meu amigo, sou oftalmologista."


"- O que fazem os jogadores do Rifanense da Bifana, clube da quinta divisão distrital de futebol amador, quando ganham a Liga dos Campões, Taça Intercontinental, Super Liga, Taça e Supertaça portuguesa?
- Desligam a playstation!"
Tiago Salgueiro
in, Anedotas de futebol ilustradas
Queres rir mais?
Já sabes o que tens a fazer.
Vem à Biblioteca e se não tiveres tempo para ler aqui, podes requisitar os livros e passar um serão bem divertido em família.





09 junho 2016

TEMOS O QUE PROCURAS . . .

Temos Coleções de sempre para ti na sala infanto-juvenil da Biblioteca. Assim, podes escolher os livros para leitura no fim de semana sem perdas de tempo. Nós já escolhemos um conjunto de livros a pensar em ti. Mas se preferires, podes visitar as salas de leitura e fazer as tuas próprias escolhas. 

Basta passares por cá e levar. 




E se passares por cá, vais ter oportunidade de visitar a exposição de trabalhos dos alunos frequentadores da Universidade Sénior da Marinha Grande. São trabalhos de desenho e pintura, realizados ao longo deste ano letivo, sob a coordenação do pintor marinhense Carlos Reys. 

Foi o que fizeram os nossos amigos das fotos. 
Faz o mesmo.



Mas se preferires algo diferente, podes fazer a tua escolha na sala de áudio/vídeo e passar alguns momentos descontraídos a visualizar um filme. Podes fazê-lo sózinho ou acompanhado, como preferires. 

A escolha será sempre tua.


A qualquer momento podes assistir a uma sessão de leitura em voz alta, feita pelas funcionárias da Biblioteca Municipal ou, quem sabe, por um qualquer dos nossos amigos. 

Estão sempre a acontecer coisas novas. 
Será sempre muito bom.






Se ao fim desta mensagem não te conseguimos convencer a vir à Biblioteca Municipal, porque preferes ficar a acompanhar o Euro 2016, então fica a saber, que, também nós, vamos "torcer" pela nossa Seleção.

Que vençam os melhores. 
[ De preferência ] Nós.














VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."