27 janeiro 2017

SILÊNCIO, QUE SE VAI OUVIR UMA HISTÓRIA



Silêncio, foi o que fizeram as 114 crianças que nos visitaram esta semana. Nem o frio os desmotivou. Como sempre, chegaram com entusiasmo e boa disposição. Vieram do Jardim de Infância de Casal de Malta e do Centro Infantil Arco-Íris.


Ouviram com curiosidade e atenção a história do Mário e da Mariana, dois irmãos que sofrem de "macaquice aguda" e que "habitam" dentro do livro com o título "A Família dos Macacos", escrito por Rita Taborda Duarte.



Mas ouviram, também, a história da raposa da cidade, que um dia resolve viajar até ao campo, pondo em alvoroço os animais que vivem na quinta. Esta raposa não pertence à família dos macacos. Esta raposa vive dentro do livro "Quem será o meu JANTAR?, escrito por Claire Freedman.



Acabada a leitura das histórias, o silêncio deu lugar a muitas perguntas, muitas gargalhadas, muitos livros passados de mão em mão. Alguns destes livros despertaram um interesse especial e então foram requisitados pelas educadoras para serem lidos nas respetivas escolas.

O que estas educadoras e estas crianças fizeram 
pode ser feito por qualquer escola. 
Basta que nos contactem.

Para assistirem à nossa Hora do Conto, podem vir com a vossa sala/turma, acompanhados pelos professores. Só têm de escolher o dia e telefonar para a Biblioteca Municipal.
Para requisitarem livros para lerem em casa venham com os pais, irmãos mais velhos, avós, ou mesmo sozinhos se já tiverem autonomia e autorização para isso.



Aproveitem as tardes de sábado para nos visitarem. 
Vir à Biblioteca Municipal é um passeio útil e bem agradável.

"As crianças desejam coisas mesmo estranhas: ter sapatos que brilham, comer algodão doce ao pequeno-almoço, ouvir a mesma história todas as noites."
Beatrice Alemagna









17 janeiro 2017

SEMPRE EM MOVIMENTO E AÇÃO

Com o início de um novo período escolar, 
procedeu-se hoje à rotação dos livros afetos ao projeto ... 


... projeto que vamos relembrar.


São livros que a autarquia, através da Biblioteca Municipal e dos seus técnicos, faz chegar às crianças das escolas do 1º CEB que não possuem biblioteca escolar. No concelho existem já várias escolas com biblioteca devidamente equipada, mas destas apenas 3 integram a Rede de Bibliotecas Escolares - RBE / Ministério da Educação. Outras apenas possuem "cantinhos da leitura" e são estas as principais destinatárias do projeto "Livros em Movimento". 






Mas, se os livros são fonte de conhecimento e prazer, também o cinema proporciona momentos únicos de informação, alegria e bem-estar.



Por isso, no primeiro e terceiro sábados do mês, às 15:00h, na Sala Áudio/Vídeo da Biblioteca Municipal, temos os Filmes & Companhia, que consiste na passagem de dois filmes; um destinado aos mais pequenos e outro para os pais, juntos no mesmo espaço.
Consultem mensalmente a nossa newsletter para saber quais os filmes programados. 








10 janeiro 2017

PRIMEIRO DESTAQUE DE 2017

Para o escritor, poeta e ensaísta português
JOSÉ JORGE LETRIA


Nasceu a 8 de junho de 1951, em Cascais.
Estudou Direito e História, é pós-graduado em Jornalismo Internacional e é Mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Relações Internacionais, pela Universidade Autónoma de Lisboa.

É um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil.

Dedicou-se desde muito cedo ao jornalismo, tendo trabalhado também como guionista e autor de programas de televisão. Foi durante vários anos vereador da Câmara Municipal de Cascais, sendo atualmente Presidente da Sociedade Portuguesa de Autores.
O seu nome está ligado, na criação poética e no ensaio, à canção de intervenção, tendo estado envolvido, por essa via, ao lado de Zeca Afonso, Ary dos Santos, Adriano Correia de Oliveira e Manuel Freire no processo revolucionário que conduziu ao 25 de Abril. Foi agraciado em 1997 com a Ordem da Liberdade.
É coautor, com José Fanha, de várias antologias de poesia portuguesa.
Os seus livros encontram-se traduzidos em várias línguas.
É pai do ilustrador André Letria e irmão do jornalista Joaquim Letria.


Ao longo da sua carreira, recebeu vastos prémios e distinções, entre os quais:
  • No ano de 2001, em Barcelona, recebeu o Prémio Aula de Poesia;
  • O seu livro infantil "O homem que tinha uma árvore na cabeça", integrou em 2002, a lista Books and Reading for Intercultural Education, da União Europeia;
  • Foi distinguido, em junho de 2002, com a Medalha do Município de Cascais, tendo sido atribuído o seu nome à Escola EB1 da vila, que frequentou na infância;
  • Em 2007, foi o primeiro escritor a ser galardoado com o Prémio de Poesia Nuno Júdice, instituído em Aveiro.

O A abre este livro
com uma porta de brincar
e atrás do que ela esconde
está a lua e está o mar
e meninos a fingir
que a casa do alfabeto
não tem chave para entrar.
O A abre o cortejo
e põe-se logo a contar
pelos seus dedos magrinhos
as letras que vão faltar.
in, Versos com todas as letras

    De A a Z, vem conhecer a obra de
    José Jorge Letria,
    na    Biblioteca Municipal 




VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."