sexta-feira, 6 de julho de 2018

OS NÚMEROS DO 1º SEMESTRE

Terminado o primeiro semestre de 2018, vamos apresentar alguns números, que refletem parte da atividade da Biblioteca Municipal e dos serviços por ela prestados.
Através do gráfico apresentado a seguir, podemos ver o número de livros emprestados para leitura domiciliária e a comparação com os meses análogos do ano anterior.


Comparativamente ao ano anterior, verificamos que houve um aumento na quantidade de livros emprestados. De 3.412 livros emprestados no 1.º semestre de 2017, passámos para 4.458 em 2018, significando um aumento de 1.046 livros requisitados. Se analisarmos mês a mês, verificamos que só no mês de março houve uma aproximação entre os dois anos, sendo os restantes de claro aumento no número de livros emprestados.

Estes resultados enchem-nos de orgulho e demonstram que o trabalho feito na divulgação e na promoção da leitura, que tem vindo a ser desenvolvido pela Biblioteca Municipal, devem continuar, porque estão a ser alcançados os resultados esperados. O investimento feito na atualização dos fundos documentais e a articulação existente com as bibliotecas escolares dos vários Agrupamentos de Escolas do concelho assumem especial importância neste percurso.



Da totalidade de livros requisitados, cerca de 71% foram por leitores numa faixa etária acima dos 18 anos, 7% na faixa situada entre os 13 e os 17 anos e 22% dos livros emprestados pela Biblioteca Municipal destinaram-se a leitores na faixa etária até aos 12 anos.





Ao longo do 1º semestre de 2018 verificamos que os leitores que mais livros requisitam são do género feminino, representando 71% do universo de leitores ativos, estando o género oposto representado apenas por 29%.

Ao longo do 1º semestre registámos novas adesões, com a inscrição de 142 novos leitores, distribuídos da seguinte forma: 70 inscrições de novos leitores com idade acima dos 18 anos, 40 com idade compreendida entre os 13 e os 17 anos e as restantes 32 inscrições pertencem a crianças até aos 12 anos.


TOP dos 6 mais requisitados
ao longo do 1º semestre




Infanto-juvenil










Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."