15 março 2024

VEM DESCOBRIR OS TEUS VIZINHOS SELVAGENS

Cada vez mais pessoas vivem nas cidades e nas grandes vilas. Quer a tua casa fique numa grande cidade ou numa vila menos agitada, é certo que à tua volta há uma entusiasmante vida selvagem.

Vemos, constantemente, vários animais selvagens - como pombos e formigas, por exemplo! Outras criaturas têm especial talento para se esconderem ou moverem silenciosamente, pelo que nem nos apercebemos de que estão lá. Mas acredita que eles estão por perto! De gaivotas a pinguins, de morcegos a ursos e de aranhas a cobras, estes animais estão na casa deles a escassos metros da nossa porta.

Ilustração Lucy Rose

Há muito mais aves nas cidades do que apenas os habituais pombos. Desde papagaios, perus ou corujas, uma variedade surpreendente de espécies pode ser encontrada nas mais diversas cidades. Algumas visitam-nas apenas em determinadas épocas do ano, ou apenas durante a noite, enquanto outras vivem nas ruas, nos parques e jardins durante todo o ano.

Desde sempre que certos animais partilham connosco as nossas casas. As habitações oferecem calor e abrigo, além de muita coisa para comer. Alguns destes visitantes podem até ser bem-vindos - por exemplo, as aranhas domésticas apanham moscas e mosquitos.


O livro "A vida selvagem na cidade", que te recomendamos para leitura de fim de semana, revela os animais que vivem lado a lado com os humanos em grandes cidades à volta do mundo. Onde quer que estejas, passarás a ver a vida nas cidades de uma forma mais fascinante, pois estarás sempre alerta para a maravilhosa vida selvagem em teu redor.

O autor do livro, o prestigiado jornalista inglês Ben Hoare, foi editor da revista BBC Wildlife e é uma das 15 pessoas que receberam a Medalha Dilys. Este reconhecimento é atribuído a comunicadores cuja paixão e empenho pela vida animal ajudam esta causa a chegar a novos públicos.


Bom fim de semana




06 março 2024

SABES O QUE SÃO MANGÁS?

 Mangá é o nome dado à banda desenhada 
de origem japonesa.

A palavra surgiu da junção de dois vocábulos: "man", que significa involuntário, e "gá", que significa imagem. Os mangás têm características próprias, que os diferenciam da restante banda desenhada ocidental.

Para começar, o alfabeto japonês é composto por ideogramas, que não só representam sons, mas também ideias, assim, no texto em geral as onomatopeias fazem parte da arte. 

Os mangás são completamente a preto-e-branco e produzidos em papel de jornal. É comum haver várias páginas só de imagens, sem diálogo e também ações que se desenrolam por muitos quadradinhos e abordadas por diferentes pontos de vista.

A ordem de leitura dum mangá é diferente da que estamos habituados, pois começa pelo que seria o fim duma outra publicação e o texto é disposto da direita para a esquerda.

Ler um mangá é uma experiência única, é mergulhar num mundo próprio cheio de ação, emoção, heróis, criaturas mágicas e muita diversão.

Na Biblioteca Municipal encontras alguns para empréstimo domiciliário.





01 março 2024

263, O NÚMERO QUE SE FEZ...

 ... no mês de fevereiro.

263

foi o número de crianças, vindas de vários estabelecimentos de ensino, que recebemos na Hora do Conto.

Tempo de histórias, contos, encontros, encantos e afetos.










E assim irá acontecer todos os meses, o que nos deixa muito animados.

Bom fim de semana


21 fevereiro 2024

DIA INTERNACIONAL DA LÍNGUA MATERNA

Comemorado a 21 de fevereiro, foi uma iniciativa do Bangladesh, aprovada na Conferência Geral da UNESCO de 1999.


Como parte de seu mandato para a paz, a UNESCO -  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura trabalha para preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros.

As sociedades multilíngues e multiculturais existem através das suas línguas, que transmitem e preservam conhecimentos e culturas tradicionais de forma sustentável.

No âmbito mundial, 40% da população não tem acesso à educação na língua que fala ou entende. No entanto, estão a ser realizados avanços na educação multilíngue, e cada vez mais aumenta a compreensão sobre a sua importância, particularmente na educação infantil.

E que relação haverá entre este dia e uma quinta 
com coelhos, galinhas e outra bicharada?

Com este livro vais perceber.



Um drama de coelhos e galinhas 
(para desdramatizar os casos especiais da língua portuguesa)
da autoria de Ana Isabel Marques 
com ilustrações de Ana Bossa

Tem como pano de fundo o imaginário de uma quinta e pretende entusiasmar as crianças na aventura da leitura, enquanto desdramatiza dois casos especiais da língua portuguesa. É uma história com moral ou várias morais, plena de valores protagonizados pelos animais, como a importância da amizade, solidariedade e espírito de entreajuda, sem deixar de realçar que a verdadeira solução para os problemas deve partir de nós mesmos.

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027, para crianças dos 3 aos 8 anos, e o exemplar que se encontra na Biblioteca Municipal, foi oferecido pela sua autora, Ana Isabel Marques.








09 fevereiro 2024

LEITURAS RISONHAS

 Com o Carnaval à porta, vais ter tempo para descansar e para te divertires, para mudares de aparência, dares asas à imaginação, seres original, cómico, brincalhão, rir, rir muito.

Ilustração Laura Tavazzi

A nossa sugestão de leitura de fim de semana centra-se nos livros cómicos e de anedotas, que podes encontrar na Sala Infantil. 

Aqui ficam algumas anedotas para vires a rebolar (de riso) até à Biblioteca.


😁 "A professora tenta ensinar matemática à Mariazinha:
- Se eu te der 2 chocolates de manhã e mais 2 à tarde tu ficas com, com...
- Contente!"

😊 "Um cão vinha todo contente de junto da árvore de Natal. - Parece que vens muito satisfeito...
- É verdade. Acabaram de pôr luz na minha casa de banho!"

😆 "O Filipe vê o seu amigo Frederico sentado à mesa diante de uma enorme piza.
- Tu vais comer isso tudo sozinho?
- Claro que não! Estou à espera das batatas fritas!"

😜"Um vizinho enervado, bate à porta.
- O senhor sabe que o seu cão ladra durante toda a noite?
- Não se preocupe. Ele recupera o sono durante o dia."

😃"- Qual é o guarda-redes que salta mais alto do que uma baliza?
- Todos, uma baliza não consegue saltar!"

😺"- Porque é que um elefante não pratica boxe?
- Tem medo que lhe partam a tromba!"

Ilustração Glin Dibley



Bom fim de semana e b😈m Carnaval



 

31 janeiro 2024

OLHA PARA OS DOIS LADOS

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 2027 para jovens dos 12 aos 18 anos, este livro aborda com humor e sensibilidade uma série de questões que afetam os adolescentes: bullying, insucesso escolar, doença, discriminação racial e de género, crise familiar e financeira... 


Dez caminhos percorridos no mesmo dia, dez adolescentes que saem da mesma escola. Em 10 breves histórias, que se entrecruzam de forma perfeita e quase impercetível nos mais pequenos detalhes, acompanhamos vários adolescentes, desde o toque de saída da escola até à chegada a casa. Cada conto é apresentado sob vários ângulos. Tal como quando se atravessa a rua, somos levados a olhar para os dois lados da vida de cada um deles e só então percebemos o porquê das suas ações e dos caminhos que tomam. 

"Esta história devia começar como começam as melhores histórias.
Com um autocarro escolar a cair do céu.
Mas ninguém viu tal coisa. Ninguém ouviu nada. Por isso, esta história vai antes começar como começam as... boas histórias.
Com macacos do nariz.
- Se não tirares esses macacos nojentos do nariz, juro que não vou contigo a pé para casa. Não estou a brincar!
A Jasmine Jordan disse isto como dizia quase tudo: com o corpo inteiro. Como se as palavras lhe saltassem da boca e a percorressem da cabeça aos pés. Dizia-o com intenção. Dizia-o no mesmo tom com que a mãe lhe dizia: «Não brinques comigo!», de cada vez que tentava conversar com ela sobre assuntos importantes para a sua «vida real» e a Jasmine punha a música aos berros nos ouvidos para abafar os «berros» da mãe, com os olhos no ecrã e o dedo a deslizar, a deslizar. «Se não tirares a porcaria dos fones... ou lá como se chamam, dessa cabeça de alho chocho, vais ficar com as orelhas a zunir, e olha que não é da música.»"

Ilustração Laura Tavazzi

Um livro inesquecível de um autor multipremiado -

Jason Reynolds - que nos prende e questiona: 

«Como vais mudar o mundo?»


O desejo de Reynolds é nunca escrever livros chatos. 

«Isto é o que eu sei: há muitos - muitos - jovens que odeiam ler. Eu sei que muitos desses inimigos de livros são rapazes. Eu sei que muitos desses rapazes que odeiam livros, na verdade, não odeiam livros, odeiam o tédio.»



26 janeiro 2024

JANEIRO CHEIO

O mês de janeiro trouxe até à Hora do Conto da Biblioteca Municipal, 306 crianças de alguns jardins de infância da Marinha Grande e também do Centro Social e Cultural da Paróquia do Souto da Carpalhosa.

Contaram-se muitas histórias, ouvidas com atenção e curiosidade. 
As crianças viram muitos livros, imaginando personagens e aventuras.








No próximo mês contamos com 
mais meninos e meninas.




VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."