terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MAGIA

Coelhos a saírem de chapéus,
objetos que levitam,
uma pessoa colocada numa caixa “cortada” ao meio ….
Magia, ilusão.

A magia nasceu com a humanidade. Desde sempre, que temos tendência para transformar em mistério certos factos da vida. Ilusionismo, ou magia, é a arte de encenar truques, que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. É criar ilusão como forma de entretenimento.
 
Crê-se que a primeira pessoa a fazer magia foi o mago Dedi, na corte do rei Queóps, no Egito, em 2000 a. C. Com diferentes etapas, através dos tempos, as artes mágicas foram essencialmente divulgadas nas ruas e nos palácios. Os mágicos atuavam como saltimbancos, vestiam fatos ridículos, que provocavam o riso.
 
A profissão de ilusionista/mágico ganhou prestígio durante o século XVIII e foi passando por diversas transformações até se converter numa das formas mais populares de entretenimento.
O ilusionismo moderno deve grande parte das suas origens a Jean Eugène Robert-Houdin, relojoeiro, que abriu um teatro de magia em Paris na década de 1840.


Um dos mais famosos ilusionistas da história foi Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido na Hungria, em 24 de março de 1874, e falecido nos Estados Unidos da América, a 31 de outubro de 1926.

 

 
Houdini apresentava números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas e de tanques fechados; dentro e fora de água. Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar os seus truques por completo, mesmo depois de ter escrito boa parte dos segredos em livro.
Tinha habilidades impressionantes, era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar.

 

No final do século XX, o ilusionismo voltou a estar no auge pela mão de diversos mágicos, como Doug Henning e depois por David Copperfield.
 
Também os portugueses são mestres nesta arte.
 
Em 2006, o ilusionista Hélder Guimarães conquistou, em Estocolmo (Suécia), o título de Campeão Mundial de Magia com Cartas. No mesmo evento David de Sousa conquistou o título de vice campeão do mundo na modalidade de manipulação.
Em outubro de 2013, o ilusionista Luís de Matos foi distinguido em Londres, pelo The Magic Circle, um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo.
Luís de Matos, de 43 anos, recebeu o "The Devant Award", sendo "o mais jovem de entre todos quantos, até hoje, foram distinguidos com aquele que é considerado o mais relevante dos troféus atribuídos anualmente" pelo clube centenário inglês.

Sabes que ...
A magia é uma das artes com maior número de livros editados?
Ilustração de Denis Zilber

Podes encontrar alguns, na
Biblioteca Municipal
... lugar mágico!







 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Exposição - Violência em meio escolar

“A violência,
seja qual for a maneira como ela se manifesta,
é sempre uma derrota.”
                                                                         Jean-Paul Sartre

Local por excelência ao serviço da educação de crianças e jovens, a escola tem vindo a transformar-se em cenário de violência, através de indisciplina, conflitos, agressões entre colegas – bullying –, mas também envolvendo professores e funcionários.

Como certamente saberás, a violência é um tema muito discutido, porque é um problema generalizado que existe em todo o tipo de sociedades e que se manifesta de várias formas: na família, no emprego, na escola, nas ruas, na televisão e, também, através do racismo e do terrorismo.
Tema complexo e preocupante, tem sido estudado por vastas áreas do conhecimento, não sendo fácil chegar a conclusões precisas sobre as suas causas e soluções.

Assim, convidamos-te a visitar a exposição Violência em meio escolar, que se encontra patente ao público em vários espaços de circulação da Biblioteca Municipal, até ao dia 15 de fevereiro.

 
 
 

  
 
 
 







Realizada pelos alunos, e respetivas famílias, da Escola do 1º ciclo do ensino básico João Beare, da Marinha Grande, esta exposição resulta de um trabalho prévio de reflexão e dinamização de sessões alusivas ao tema, no âmbito dum projeto realizado pelo Centro de Saúde da Marinha Grande em parceria com a PSP Escola Segura.




Visita-nos
Boa semana
 
 
 
 

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Projeto Livros em Movimento

“É preciso fazer compreender à criança que a leitura é o mais movimentado, o mais variado, o mais engraçado dos mundos.”      
Alceu A. Lima


E porque assim é, os Livros em Movimento continuam a circular de escola em escola.
Ontem, as funcionárias da Biblioteca Municipal procederam à 1ª rotação deste ano letivo, dos
540 livros que se encontram nas 10 escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho, que aderiram a este projeto e que não possuem biblioteca escolar devidamente equipada.

 
 
 Muitos livros,
 muitas crianças,
muitas mãos,
muitos sorrisos,
 
é nisto que se traduz este projeto da Câmara Municipal da Marinha Grande, desenvolvido através da Biblioteca Municipal, de forma a incentivar os hábitos de leitura nas crianças.

Em abril voltaremos a mudar os livros de lugar.

Ilustração Carl Hammoud

Queres saber que livros são e onde estão?

Consulta




quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

NEWSLETTER janeiro

 
A nossa newsletter está realmente de volta.
Com outro visual, mas com o mesmo objetivo de te manter informado sobre as atividades da Biblioteca Municipal.
Esperamos um 2014 com
mais livros, mais leituras e mais leitores.

Continua a seguir-nos e
vê o que preparámos para o mês de janeiro
AQUI
 
 ________________________________________
 
ATÉ BREVE 
 

 

 
 

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

BOM ANO


Agora que já demos as boas vindas a



 queremos desejar-te um ano fantástico, com muita      

                                  doçura, 
                                           aventura
                                                                               e …
                                                                leitura.

Continua a passar por aqui, nós vamos persistir no nosso trabalho, sempre atento aos teus gostos e necessidades.
Ilustração Mariana Kalacheva

Bom fim de semana



segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Viva o Ano Novo

Depois de feitas as reclamações dos presentes de Natal
Ilustração Roland Fiddy


Vem aí o Ano Novo


Ilustração Christine Beauregard

"Ia ser um espectáculo a passagem do ano naquela casa. O Tio Julião e a Tia Juliana tinham preparado uma festa de arromba, para dizer adeus ao Ano Velho. Realmente não tinha sido um bom ano, cheio de guerras e com tantos meninos sem alegria.
Agora que aí vinha o Ano Novo e a Esperança, era preciso recebê-los de braços abertos. (...)
A festa começou! Toda a gente comia, brincava e dançava no meio da maior animação.
A meia-noite estava cada vez mais perto. Lá fora, nas ruas cobertas de neve, muita gente cantava e pulava aquecendo a cidade com o calor da amizade.
- Já só faltam cinco minutos! - anunciou a Tia Juliana.
- Vamos buscar doze passas para os nossos desejos! - recomendou o Tio Julião.
Toda a gente juntou as doze passas, os mais velhos pegaram em taças de champanhe e os miúdos, claro, encheram copos de sumo de laranja.
A música estava muito mais alta quando todos começaram a contar os últimos segundos do ano que se despedia:
- Dez, nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um! Pum, Pum, - o som das rolhas a sair das garrafas de champanhe, misturava-se com os foguetes que subiam aos ares enchendo o céu negro de desenhos de todas as cores.(...)
E viva o ano que vem!"
Júlio Isidro,
in É tudo primos e primas
FELIZ

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL







 
 
Estes são os votos de todos os colaboradores da Biblioteca Municipal. Esperamos que em 2014 possamos continuar a contar com todos os nossos leitores, fazendo com que sejamos cada vez mais. Queremos continuar a partilhar contigo livros, leituras, momentos, ... e tudo o que houver para partilhar.
 
ilustração de Nadal Gerhard
 A  festa
 
Passaram muitos dias, passaram muitas semanas até que chegou o Natal.
E no dia de Natal Joana pôs o seu vestido de veludo azul, os seus sapatos de verniz preto e muito bem penteada às sete e meia saiu do seu quarto e desceu a escada.
Quando chegou ao andar de baixo ouviu vozes na sala grande; eram as pessoas crescidas que estavam lá dentro. Mas Joana sabia que tinham fechado a porta para ela não entrar. Por isso foi à casa de jantar ver se já lá estavam os copos.
Os copos passavam a sua vida fechados dentro de um grande armário de madeira escura que estava no meio do corredor. Esse armário tinha duas portas que nunca se abriam completamente e uma grande chave. Lá dentro havia sombras e brilhos. Era como o interior de uma caverna cheia de maravilhas, e segredos. Estavam lá fechadas muitas coisas, coisas que não eram precisas para a vida de todos os dias, coisas brilhantes e um pouco encantadas: loiças, frascos, caixas, cristais e pássaros de vidro. Até havia um prato com três maçãs de cera e uma menina de prata que era uma campainha. E também um grande ovo de Páscoa feito de loiça encarnada com flores doiradas.
Joana nunca tinha visto bem até ao fundo do armário. Não tinha licença para o abrir. Só conseguia que a criada às vezes a deixasse espreitar entre as duas portas.
Nos dias de festa, do fundo das sombras do interior do armário saíam copos. Saíam claros, transparentes e brilhantes tilintando no tabuleiro. E para Joana aquele barulho de cristal a tilintar era a música das festas.
Joana deu uma volta à roda da mesa. Os copos já lá estavam, tão frios e luminosos que mais pareciam vindos do interior de uma fonte de montanha do que do fundo de um armário.
As velas estavam acesas e a sua luz atravessava o cristal. Em cima da mesa havia coisas maravilhosas e extraordinárias: bolas de vidro, pinhas douradas e aquela planta que tem folhas com picos e bolas encarnadas. Era uma festa. Era o Natal.
Então Joana foi ao jardim. Porque ela sabia que nas Noites de Natal as estrelas são diferentes. [...]

extraído do livro " A noite de Natal",
de Sophia de Mello Breyner Andresen



Sim, de facto, na noite de Natal, as estrelas são diferentes, brilham mais e há muitas mais estrelas a brilhar. E nós queremos, que tu também brilhes na noite de Natal. Para isso vamos deixar aqui uma receita natalícia. Pede a ajuda de algum adulto, para não te magoares, mas não deixes de brilhar com a Aletria doce.



 ALETRIA

200g de aletria fina
250g de açúcar
2 cascas de limão
1 pau de canela
6 gemas
2 c. sopa de manteiga
canela moída para polvilhar



Coza a massa em bastante água com um pouco de sal, durante 6 minutos. Escorra de imediato e passe por água fria, para parar a cozedura. Leve ao lume o açúcar com 1,5dl de água, as cascas de limão e o pau de canela. Deixe ferver até obter uma calda em ponto de pérola. Junte-lhe a aletria e misture cuidadosamente com um garfo de madeira. Apure durante uns minutos e retire do lume. Deixe amornar e adicione as gemas bem batidas. Leve novamente ao lume para as gemas cozerem, sem deixar ferver. Junte a manteiga, misture e retire do lume. Divida o doce por pequenos pratos e polvilhe com canela moída.

in, Grandes receitas: doces típicos de Natal 




FELIZ  NATAL
 
 
 



VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."