sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Olha aí o Carnaval, gente!

Eis que chega (finalmente!) o fim de semana e este é especial porque nos traz o Carnaval e uma pequena pausa letiva.

Vais ter tempo para descansar e para te divertires, para mudares de aparência, dar asas à imaginação, ser original, cómico, brincalhão.
E que melhor sugestão de leitura (porque a leitura também tem a função de nos divertir), do que um livro engraçado com muito humor, tal como o Carnaval, onde nada faz sentido.

O livro dos disparates
texto e ilustrações de Edward Lear
Editora Terramar
 

Havia um velhote bem trangalhadanças
Gostava de dar alegria às crianças.
Escreveu-lhes um livro, com o que era preciso,
P´ra pôr toda a gente torcida de riso,
Tal era a piada do trangalhadanças!

Havia um velho que tinha por certo
Estar quase fechado o portão entreaberto.
Mas as ratazanas vieram, velhacas,
Comer-lhe as cartolas e duas casacas.
E o velho dormia julgando-se esperto.




Também te deixamos sugestão para uma máscara, simples e económica, que podes fazer com ajuda dos teus pais e amigos.

Pássaro: Usar collants e camisola branca, dando-lhe colorido, cosendo à camisola um monte de tiras de plástico de cores, recortadas como franjas, como se fossem penas. Cosem-se uma por baixo da outra, unidas ao máximo para dar maior volume e colorido.
Para a cara fazer uma máscara com penas de cores.
Com cartolina cor-de-rosa recorta-se um triângulo, dobra-se ao meio para fazer o bico do pássaro, colam-se os extremos ficando uma espécie de cone que se prende à cara com um elástico. Finalmente, com espuma de borracha cor-de-rosa fazem-se as duas patas da ave.

Imagem e texto do livro Decorações e guarda-roupa
de Mònica Martí e Isabel Sanz
Marina Editores
pg. 20

 
 
 
O Carnaval é para animar
na rua ninguém leva a mal,
brincar, rir, dançar e
passar pela Biblioteca Municipal
para um livro requisitar.

Ilustração de Monica Carretero

Bom fim de semana

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

BERNARDO CARVALHO

Ilustrador e editor de livros para crianças,
 nasceu em Lisboa em 1973.
 

Formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, tem também o curso de Desenho da Sociedade Nacional de Belas Artes.
 
Desde muito novo que é fascinado por histórias aos quadradinhos, mesmo antes de saber ler, os livros de banda desenhada eram, para Bernardo Carvalho, lugares mágicos, cheios de aventuras.
 
Ilustrou o guia juvenil da EXPO´98 de Lisboa
Em 1999 fundou a Planeta Tangerina, que foi eleita melhor editora europeia na última edição da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha.
Tem realizado vários trabalhos para serviços educativos de museus e outras entidades e colabora regularmente em diversas publicações periódicas.
 

  • O seu trabalho tem sido reconhecido com vários prémios entre eles o Prémio Nacional de Ilustração 2009 com o livro Depressa, devagar.
  • Ganhou duas Menções Especiais do mesmo Prémio em 2006 com o livro Pê de pai, - com o qual foi também premiado com uma Menção Honrosa do Best Book Design from all over the World 2008 da Leipzig Book Art Foundation, - e em 2008 com o livro És mesmo tu?
  • Foi um dos cinco vencedores do segundo CJ Picture Book Festival, na Coreia do Sul (2009) com o livro As duas estradas.
  • Melhor Livro Infantil Banco Del Libro, Venezuela em 2010, com O mundo num segundo.
Todos estes livros têm textos de Isabel Minhós Martins.
 
Foi um dos selecionados para a Exposição Ilustrações.pt, no âmbito da Feira do Livro Infantil de Bolonha e convidado a desenhar aquela cidade para o programa Bolonha a testa in su.
Foi também nomeado para a Lista de Honra do IBBY - The International Board on Books for Young People.
 
Vem conhecer as ilustrações de Bernardo Carvalho,
 na sala infantil da Biblioteca Municipal.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Leitura com ternura

Aproxima-se o fim de semana, vais ficar por casa, porque o tempo (continua) chato, chato..., mas não vás na onda de querer ir à praia ver o mar, é perigoso!

Bebe uma caneca de chocolate quente, para te aquecer o corpo e o coração!
 
 E sabes o que também aquece e anima?
LER sobre o amor.

E por isso, a nossa sugestão de leitura este fim de semana é especial, a pensar na data fofinha que se comemora hoje, o
DIA DOS NAMORADOS

Como a mãe e o pai se apaixonaram
Texto e ilustrações de Katharina Grossmann-Hensel
Editorial Presença

 
 
A Mãe gostava de tudo o que era colorido, e o Pai gostava de tudo o que não tinha cor.
Os dois não poderiam ser mais diferentes um do outro. Até que, no dia em que se conheceram por acaso, o Pai ficou muito corado e a Mãe ficou muito pálida.
Quando o médico lhes garantiu que não estavam doentes, a verdade tornou-se evidente: estavam apaixonados, claro!


 
 
Pois é verdade, quando nos apaixonamos ficamos assim ..., não é…?
Até ficamos com inspiração para escrever poemas de amor.

 
 
Cartinha de amor

Olá macaquinha! Tu não queres ser minha?
Tudo em ti eu gabo, desde a cara ao rabo.
Sou solteiro ainda e tu és tão linda!
Com a selva toda para a nossa boda,
Rio, árvores, céu, tudo teu e meu,
Seremos felizes …
O que é que tu dizes?
Durante a semana comemos banana.
Ao domingo, então, papaia (ou mamão).
Quando acharmos pouco, comemos um coco.
Responde ao que eu digo e casa comigo!
Se disseres que sim, dou-te um amendoim.
Se disseres que não, dou-te um bofetão.
Se disseres talvez pergunto outra vez:
Linda macaquinha, tu não queres ser minha?
Recebe um beijinho do teu macaquinho.
Leonel Neves,
in O livrinho dos macacos

Ilustração de Yvonne Hoppe-Engbring

Bom fim de semana

 

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Hora do conto, onde tudo pode acontecer

No espaço de uma semana a Biblioteca Municipal recebeu a visita das crianças do
Jardim de Infância da Pedrulheira e da Escola EB1 da Praia da Vieira,
com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos.
Para algumas delas tratou-se da primeira visita, para outras foi recordar o que já conhecem.


Através das histórias podem descobrir-se outros lugares e estas crianças vieram descobrir o mundo da fantasia, onde os espantalhos falam e as árvores têm sonhos.
 


E onde é que isso acontece?
 
No espaço encantado da Biblioteca a sala infantil onde as crianças ouvem histórias, brincam e contactam com os livros destinados à sua faixa etária.
Mas, mesmo vivendo no mundo da fantasia, as nossas personagens são bem reais e todos podem brincar com elas.





 Queres saber que história é esta que nos fala sobre o valor da amizade?
Pede ao teu professor que contacte a Biblioteca Municipal e marque uma visita para assistires à hora do conto. É muito simples.

 
Nós e o espantalho da gargalhada
 
 
Contamos ... CONTIGO


 

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

NEWSLETTER

 

ESTE MÊS VAMOS TER ...

LANÇAMENTOS DE LIVROS
FILMES
HORA DO CONTO
EXPOSIÇÕES
VISITAS
TERTÚLIA
PARA SI

 
VÊ TUDO NA NOSSA NEWSLETTER
 AQUI

       
 

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

MAGIA

Coelhos a saírem de chapéus,
objetos que levitam,
uma pessoa colocada numa caixa “cortada” ao meio ….
Magia, ilusão.

A magia nasceu com a humanidade. Desde sempre, que temos tendência para transformar em mistério certos factos da vida. Ilusionismo, ou magia, é a arte de encenar truques, que envolvem desaparecimentos e transformações utilizando objetos, animais e até mesmo pessoas. É criar ilusão como forma de entretenimento.
 
Crê-se que a primeira pessoa a fazer magia foi o mago Dedi, na corte do rei Queóps, no Egito, em 2000 a. C. Com diferentes etapas, através dos tempos, as artes mágicas foram essencialmente divulgadas nas ruas e nos palácios. Os mágicos atuavam como saltimbancos, vestiam fatos ridículos, que provocavam o riso.
 
A profissão de ilusionista/mágico ganhou prestígio durante o século XVIII e foi passando por diversas transformações até se converter numa das formas mais populares de entretenimento.
O ilusionismo moderno deve grande parte das suas origens a Jean Eugène Robert-Houdin, relojoeiro, que abriu um teatro de magia em Paris na década de 1840.


Um dos mais famosos ilusionistas da história foi Harry Houdini, nome artístico de Ehrich Weiss, nascido na Hungria, em 24 de março de 1874, e falecido nos Estados Unidos da América, a 31 de outubro de 1926.

 

 
Houdini apresentava números nos quais se libertava não só de algemas, mas também de correntes e cadeados, dentro de caixas e de tanques fechados; dentro e fora de água. Fez um sucesso enorme e ninguém até hoje conseguiu desvendar os seus truques por completo, mesmo depois de ter escrito boa parte dos segredos em livro.
Tinha habilidades impressionantes, era capaz, por exemplo, de ficar vários minutos dentro de água sem respirar.

 

No final do século XX, o ilusionismo voltou a estar no auge pela mão de diversos mágicos, como Doug Henning e depois por David Copperfield.
 
Também os portugueses são mestres nesta arte.
 
Em 2006, o ilusionista Hélder Guimarães conquistou, em Estocolmo (Suécia), o título de Campeão Mundial de Magia com Cartas. No mesmo evento David de Sousa conquistou o título de vice campeão do mundo na modalidade de manipulação.
Em outubro de 2013, o ilusionista Luís de Matos foi distinguido em Londres, pelo The Magic Circle, um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo.
Luís de Matos, de 43 anos, recebeu o "The Devant Award", sendo "o mais jovem de entre todos quantos, até hoje, foram distinguidos com aquele que é considerado o mais relevante dos troféus atribuídos anualmente" pelo clube centenário inglês.

Sabes que ...
A magia é uma das artes com maior número de livros editados?
Ilustração de Denis Zilber

Podes encontrar alguns, na
Biblioteca Municipal
... lugar mágico!







 

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Exposição - Violência em meio escolar

“A violência,
seja qual for a maneira como ela se manifesta,
é sempre uma derrota.”
                                                                         Jean-Paul Sartre

Local por excelência ao serviço da educação de crianças e jovens, a escola tem vindo a transformar-se em cenário de violência, através de indisciplina, conflitos, agressões entre colegas – bullying –, mas também envolvendo professores e funcionários.

Como certamente saberás, a violência é um tema muito discutido, porque é um problema generalizado que existe em todo o tipo de sociedades e que se manifesta de várias formas: na família, no emprego, na escola, nas ruas, na televisão e, também, através do racismo e do terrorismo.
Tema complexo e preocupante, tem sido estudado por vastas áreas do conhecimento, não sendo fácil chegar a conclusões precisas sobre as suas causas e soluções.

Assim, convidamos-te a visitar a exposição Violência em meio escolar, que se encontra patente ao público em vários espaços de circulação da Biblioteca Municipal, até ao dia 15 de fevereiro.

 
 
 

  
 
 
 







Realizada pelos alunos, e respetivas famílias, da Escola do 1º ciclo do ensino básico João Beare, da Marinha Grande, esta exposição resulta de um trabalho prévio de reflexão e dinamização de sessões alusivas ao tema, no âmbito dum projeto realizado pelo Centro de Saúde da Marinha Grande em parceria com a PSP Escola Segura.




Visita-nos
Boa semana
 
 
 
 

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."