sexta-feira, 4 de abril de 2014

QUE CHATICE!

É 6ª feira, véspera de fim de semana.
E o que nos traz este fim de semana? Outra chatice … as férias da Páscoa!
Mais tempo livre, mais brincadeira e, principalmente, não esquecer que nas férias



Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh, são só chatices!


E o que te sugerimos nós? Outra chatice! Leitura!

É verdade! Aproveita o fim de semana para conheceres o Valentim. Um menino como tu?
Já foi, agora já não é.

“Foi assim que tudo aconteceu: certa noite, o carro em que viajávamos despenhou-se num barranco. Nós não demos por nada. Foi como se alguém tivesse apagado a luz, e nós, adormecido. Morremos: o Pai, a Mãe, o Avô, a Dentinho e eu. Todos muito quietos, estendidos ao comprido. Como estávamos mortos, não sabíamos de nada, nem sequer que tínhamos morrido. Na noite seguinte, acordámos no cemitério para uma nova vida. Não sabíamos se estávamos mortos ou vivos, ou nem por isso (também podia ser isso). E era. Não estávamos mortos, ou não teríamos despertado do sono da morte, nem estávamos vivos como quando éramos vivos. Estávamos, portanto, nem por isso.”


 Assim começa o Livro 1 das
Crónicas do Vampiro Valentim;
Vampiros ou nem por isso
 com texto de Álvaro Magalhães,
ilustrações de Carlos J. Campos,
editado pela Asa.
 
Esta coleção conta as aventuras dos membros da família Perestrelo (Valentim, Dentinho, a Mãe, o Pai e o Avô), que acordaram do sono da morte na noite do seu funeral e, agora, têm de sobreviver num mundo onde não têm lugar. Excluídos, eles carregam os problemas próprios de quem é diferente, embora a sua busca (segurança, integração, felicidade) seja a busca de toda a gente.

 

Acabaram as chatices. Tens um amigo novo, para te fazer companhia nas férias.
O Valentim,
é simpático e bom rapaz, ou melhor, bom vampiro.
 
 Bom fim de semana
Boas
 

 

 

 

 
 

quarta-feira, 2 de abril de 2014

DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL

Ilustração Ana Biscaia

Aqui na Biblioteca Municipal o dia está a ser passado da melhor forma: entre os livros.

 
 
 
 
 
 
Continuem a ler!
 
 
 

quinta-feira, 27 de março de 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Ação, jogo, faz de conta, brincadeira, manifestação de sentimentos, emoção, diversão, é assim a arte do teatro que educa divertindo.

Celebrado anualmente a 27 de março, esta data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, com o objetivo principal de promover o teatro junto das pessoas.

Ilustração de Paola Pappacena

Desde os tempos mais remotos que o Homem usa o teatro como forma de expressão e como meio de divulgação da sua cultura.
Na época das cavernas não existia linguagem verbal codificada, havendo apenas comunicação através do corpo e de gestos. Mais tarde, quando os homens se reuniam para expressar a sua homenagem aos deuses e às forças da natureza em que acreditavam, através da dança e do canto, o teatro passou a ser um ritual.
Mas a ideia de teatro como a conhecemos atualmente, terá surgido na Grécia Antiga, no século IV a. C. O termo grego “theatron”, significa “lugar para ver”.

Aproveita o fim de semana que se aproxima para ires ao teatro.
Sábado, dia 29, às 16h30, podes assistir à peça infantil “Os Três Porquinhos - A Nova Geração”, pela Companhia Teatro Bocage, no Jardim Guilherme Stephens, Marinha Grande, situado em frente à Biblioteca Municipal, com entrada livre.

Também podes assistir durante a semana à hora do conto, dinamizada com pequenos teatrinhos, pelas funcionárias da Biblioteca Municipal, onde o teu papel é fundamental.


Deixamos-te também algumas imagens da peça de teatro “Alice no país das maravilhas”, com texto de Filipe La Féria, adaptado do original de Lewis Carroll.
Gostaste? Pois, … este teatro não temos, mas temos o livro, que podes consultar ou requisitar na sala infantil.
 




Aplausos para o Teatro!







quarta-feira, 19 de março de 2014

EXISTEM PAIS DE VÁRIOS TIPOS

 

O pai-palhaço, que adora rir e brincar. 



O pai-ama-seca, que nos embala.




O pai-artista-de-cinema,
que faz de super-homem.

Texto e imagens do livro "Pai, querido pai!"
de Luísa Ducla Soares,

ilustrações de Pedro Leitão


 
 
O teu é certamente ... especial.
  FELIZ DIA DO PAI  

            



quinta-feira, 13 de março de 2014

Comboio de fantasias na Hora do conto

A Biblioteca Municipal recebeu ontem a visita das 45 crianças do Jardim de Infância da Boavista, da Marinha Grande, que todos os anos participam na nossa atividade da hora do conto, Contamos ... CONTIGO.
 

Lá fora estava um dia bonito de sol, que entrou porta dentro com a chegada destas crianças, que vinham bem dispostas e cheias de energia.


Durante o habitual percurso pelas diversas áreas funcionais da Biblioteca, as crianças fizeram muitas perguntas e mostraram-se muito interessadas e curiosas pela surpresa que tínhamos preparado.
 
E na Sala Infantil, palco das nossas histórias, lá estava a surpresa,... o Comboio de Fantasias, um projeto individual e pioneiro, dedicado à mediação da leitura desenvolvido por Patrícia Almeida (uma das responsáveis pela AMARTE, Escola de Artes Plásticas e Mediação de Leitura), que gentilmente se ofereceu para dinamizar a nossa hora do conto.
 
As crianças deixaram-se envolver nesta fantasia, com a história "Pê de pai", escrita por Isabel Minhós Martins e ilustrada por Bernardo Carvalho.
"Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão...", diz no livro. E o teu pai em que se transforma? Pergunta a Patrícia.
 


Foi uma manhã bem passada, as crianças divertiram-se e gostaram, e nós também.
 
Obrigado Patrícia.
 
Com a Patrícia (que prometeu voltar), ou com a prata da casa, prometemos sempre muita fantasia.


 

segunda-feira, 3 de março de 2014

PARA CONHECERES

 
 
                                                         CLICA AQUI

 

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."