janeiro ' 2015
quinta-feira, 8 de janeiro de 2015
segunda-feira, 29 de dezembro de 2014
FELIZ 2015
"É aqui. (...), que mora o Ano em que nos encontramos, de 1 de janeiro a 31 de dezembro.
A sua tarefa é cuidar do nascimento de todos os dias. Cuidar de todas as horas, de todos os minutos e de todos os segundos...
Ora, este Ano, o Ano exato em que nos encontramos, começou, logo em janeiro, a refletir, a pesquisar, a sonhar...
Quanto mais pensa na forma como as coisas se fazem, mais certeza tem de que seria melhor fazê-las de outra maneira, com menos mecânica e mais sentido! Certo é que, desde o princípio dos tempos, a escolha do Ano Novo é feita ao acaso.
O Ano do Presente espera pacientemente (...) para explicar a sua ideia: escolher o Ano Novo que traga melhores planos para o mundo.
Abre-se então três vezes a porta da Infinita Sala do Tempo Futuro. E de lá saem três Anos Novos, todos em branco, todos com o seu ar de futuro. O Ano do Presente pede-lhes que falem dos planos que trazem consigo...
O terceiro candidato detém-se em silêncio e por fim diz timidamente:
- Acho muito difícil contentar toda a gente ao mesmo tempo. Nem estou certo de o querer fazer, mesmo que soubesse. Apenas trago dias para oferecer. O destino de cada um a cada um pertence.
O Ano do Presente pede então (...) ao terceiro candidato que se prepare para ser o Ano que se segue.
A meia-noite aproxima-se. Muita gente está já a festejar.(...)
- Bom Ano Novo - diz agora o Ano Velho. E deixa o Ano Novo na Sala do Tempo Presente para cuidar dos dias, das horas, dos minutos e dos segundos. Um ano cheio de sonhos e esperanças."
Sílvia Alves,
in A fábrica do tempo
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
DIA DE NATAL
![]() |
| Ilustração Heather Castles |
Hoje é
dia de Natal
Mas o
Menino Jesus
Nem sequer
tem uma cama,
Dorme na
palha onde o pus.
Recebi cinco brinquedos
Mais um
casaco comprido.
Pobre
Menino Jesus.
Faz anos e
está despido
Comi
bacalhau e bolos,
Peru,
pinhões e pudim.
Só ele
não comeu nada
Do que me
deram a mim.
Os reis de
longe lhe trazem
Tesouros,
incenso e mirra.
Se me
dessem tais presentes,
Eu cá
fazia uma birra.
Às
escondidas de todos
Vou
pegar-lhe pela mão
E sentá-lo
no meu colo
Para ver
televisão.
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
ORA BEM ...
este é o último fim de semana
antes do Natal, já deves estar muito entusiasmado a pensar no que o Pai Natal
te vai trazer (e nas meias que aquela tia velhinha te costuma oferecer!), nos
doces tradicionais que vais comer e que são típicos desta quadra. Em tua casa a
árvore e o presépio já estão montados e andam todos numa grande azáfama a
preparar a ceia de Natal.
Uma sugestão de leitura para o fim de semana.
O país das pessoas de
pernas para o ar
Texto de Manuel
António Pina
Ilustrações de João
Botelho
Pé de Página Editores
Escolhemos este livro escrito em
1973 por Manuel António Pina e reeditado em 2011, ano em que o autor foi premiado
com o maior galardão literário dedicado à literatura em língua portuguesa, o
Prémio Camões.
Considerado “um marco na
literatura infantil portuguesa, polémico mas pioneiro de um estilo único e
ousado no panorama da escrita infantil da época, ainda hoje muito atual.
Fazendo uso do humor e do nonsense, o livro reúne 4 histórias divertidas”, e é
“um hino à diferença, ao jogo dos contraditórios”.
O menino Jesus não
quer ser Deus
“O menino
Jesus não fugia à escola. Os outros meninos judeus juntavam-se para fazer
maldades, o menino Jesus ficava sempre de fora. Os meninos tinham pena dele,
mas tinha que ser assim: ele era Deus, e Deus não pode fazer determinadas
coisas. Por isso, o menino Jesus não ia para o rio roubar fruta, nem dizia
coisas indecentes. Nem sequer podia jogar à bola com os outros, porque fazia
sempre milagres. Até que um dia o menino Jesus foi ter com S. José e disse-lhe:
-
Pai, não quero ser mais Deus.
-
Isso não é comigo, é com a tua mãe.
Foi ter com a Virgem Maria. Mas
ela disse-lhe:
-
Agora já és Deus e pronto. Já não se pode fazer nada. Tu hás-de habituar-te, a
mim a princípio também me meteu confusão. E agora vai estudar, porque amanhã
tens que ensinar os doutores da lei.
O menino Jesus ficou muito triste
e nessa noite não estudou nada. O milagre dos doutores por pouco ficava
estragado.”
Já sabes o que tens a
fazer,
passar pela
Biblioteca Municipal e requisitar o livro.
Bom fim de semana
Boas Festas
![]() |
| Ilustração Stacy Heller Budnick |
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
OG, UG, GOG, BOG, NOG, MOG
Foram estas as personagens com nomes estranhos, os heróis da nossa atividade de promoção da leitura Contamos ... contigo.
Grandes companheiras de aventura, as duas turmas do 4º ano do 1º ciclo da Escola Guilherme Stephens que nos visitaram e tiveram uma grande surpresa ao serem convidadas a viajar até à pré-história.
40 Crianças foram ao encontro dos homens das cavernas e dos mamutes, através do livro escrito por Jeanne Willis
“Tarte de mamute”
com ilustrações de Tony Ross.
Foi muito divertido acompanhar as
aventuras de Og e seus amigos, os seis homens das cavernas que esfomeados e
fartos de comer caroços e tremoços, tentam caçar um mamute que vive na
montanha, para fazerem uma deliciosa tarte com a sua carne.
Com estes meninos não houve
necessidade de efetuar a visita guiada pelos vários espaços da Biblioteca, uma
vez que já conhecem bem o espaço, pois costumam visitar-nos regularmente.
Antes de voltarem para a escola ficaram agendadas as próximas visitas para fevereiro e maio de 2015.
Congratulamo-nos por isso, pois mesmo vindo a pé, estas crianças continuam a visitar a Biblioteca Municipal, pelo facto felicitamos também o trabalho das professoras.
Até lá
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
VAMOS APRENDER ...
. . . a fazer etiquetas para as prendas de natal
Agora que se aproxima a pausa letiva do natal e vais ficar mais por casa, deixamos-te aqui uma sugestão para ocupares o teu tempo livre.
É muito simples, basta seguires as imagens que se seguem. Faz tudo com muito cuidado e concentração. Vais ver que as tuas etiquetas vão ser um sucesso! Na imagem as etiquetas estão decoradas com um Pai Natal em origami, mas podes fazer outro tipo de decoração, como por exemplo, um desenho, colagens, recortes, etc. Nós sabemos que vais ter muita imaginação. Mas se tiveres alguma dificuldade ou quiseres fazer uma coisa diferente, podes vir à Biblioteca Municipal e requisitar um livro sobre trabalhos manuais.
Agora que se aproxima a pausa letiva do natal e vais ficar mais por casa, deixamos-te aqui uma sugestão para ocupares o teu tempo livre.
Sabes que podes fazer as tuas próprias etiquetas
para os presentes de Natal?
VAMOS LÁ!
CONVIDA UM AMIGO PARA TRABALHAR CONTIGO.
MÃOS À OBRA!
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Subscrever:
Mensagens (Atom)










