sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FIM DE SEMANA SEM LER, SEM NADA FAZER

Faz parte do processo de crescimento e da própria vida.
Por vezes ficarmos aborrecidos, não apetecer fazer nada. Saborear os momentos em que não há trabalhos de casa, nem deveres para cumprir, simplesmente gozar a liberdade da preguiça.
 
Ilustração Alejandra Fernández Mingorance
 
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PONTO E VÍRGULA

O ponto e vírgula não é apenas um sinal de pontuação. Neste caso trata-se do
 
 ATL Ponto e Vírgula de Vieira de Leiria que nos visitou ontem pela 2ª vez, para verem as instalações da Biblioteca Municipal e para assistir à nossa atividade

VamosLer.pt [para ti].

 
E assim aconteceu, depois da visita guiada pelos diversos espaços, as 17 crianças seguiram para a Sala Infanto/Juvenil, palco de histórias e grandes aventuras, onde ouviram com muita atenção uma história muito divertida sobre mamutes e homens das cavernas.
 
No final ainda tiveram oportunidade de explorar alguns livros à sua escolha, que se encontram nesta sala, destinada à sua faixa etária.
 
É gratificante receber estas crianças em período de férias de verão, pois assim, não perdem o contacto com os livros e com as bibliotecas. Obrigado por isso, às suas responsáveis
Cristina e Maria João.
 
 
 
  

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

TARDE DE ANIMAÇÃO


Faz uma pausa da praia, dos banhos salgados, das brincadeiras no parque com os amigos. Convida os teus amigos, pais ou avós e venham
até à Biblioteca Municipal, assistir ao filme, que foi nomeado para o Oscar de melhor filme de animação

 "O gang dos tubarões".
 
Hora e meia bem passada, no fundo do mar, com muitas gargalhadas, acompanhando as aventuras alucinantes do Óscar, um modesto, mas convencido, funcionário na Lavagem Automática de Baleias do bairro; do Lenny, o tubarão vegetariano; da ternurenta Angie, apaixonada pelo Óscar e de muitos outros habitantes como o Ernie e o Barnie, duas alforrecas rastafári, com um grande sentido de humor.

 
 
Esperamos por ti, hoje às 15:00h.
 
NÃO FALTES
 
Ilustração Joe Sorren
 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

(A)BRAÇOS COM A LEITURA

Nunca sentiste que precisavas de um abraço?

Ou porque estás triste, ou porque estás alegre, ou porque estás com saudades de alguém, ou apenas porque sim, um abraço sabe sempre bem e é reconfortante. Durante estas férias grandes de verão, deves estar com vontade de dar um grande abraço a alguns amigos que não vês, desde que terminaram as aulas.
Todos nós em certos momentos, temos necessidade de um abraço.
 
Mas existem vários tipos de abraços. É verdade, ora repara:
 
 

Ilustrações David Melling

 Existem muitos mais, como podes ver neste livro

Quem dá um abraço ao Martim?
Texto e Ilustração de David Melling
Minutos de Leitura Edições
 
 
O Martim é um jovem urso, que anda à procura do abraço perfeito ... talvez, do teu.
 
Passa pela Biblioteca Municipal e leva o Martim contigo, ele vai ficar tão feliz, que vai distribuir abraços por toda a gente.
 
 Os Pequenos Leitores, desejam-te um bom fim de semana, com um abraço
 
  

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

NEWSLETTER agosto


__________________

                                                           VÊ + AQUI




segunda-feira, 20 de julho de 2015

CALOUSTE GULBENKIAN

Já ouviste falar neste nome e da sua Fundação, que criou a rede de bibliotecas a nível nacional?
Nós damos-te uma ajuda.
 
Calouste Sarkis Gukbenkian,
nasceu em 23 de março de 1869 em Istambul, Turquia, naturalizado britânico em 1902,
 faleceu em Lisboa a 20 de julho de 1955.
 
Engenheiro e empresário no setor do petróleo, foi um dos pioneiros no desenvolvimento desse setor no Médio Oriente.
Detentor duma fortuna colossal, considerado um dos mais notáveis colecionadores de arte do século XX.
Chega a Portugal em 1942, onde deu um grande contributo para o fomento da cultura, tendo a sua herança originado a constituição da Fundação Calouste Gulbenkian, cujos fins são de ordem caritativa, artística, educativa e científica.
 
 Autoria do caricaturista António

Os teus avós e possivelmente os teus pais, devem lembrar-se do Serviço de Bibliotecas Itinerantes, criado em 1958, por sugestão do escritor Branquinho da Fonseca. Este Serviço consistia numa carrinha/biblioteca que se deslocava pelo país, levando assim, os livros e a leitura a toda a população portuguesa, que na sua grande maioria não tinha acesso a eles de outra forma.
 
 
Mais tarde a Fundação estabeleceu parcerias com as autarquias, através das quais estas cediam instalações para depósito dos livros, nascendo assim as Bibliotecas Fixas da Fundação Calouste Gulbenkian, uma delas, na Marinha Grande.
Nos anos 80 e 90 do século passado, em que foi diretor deste Serviço, o escritor Vergílio Ferreira, foram intensificadas a animação da leitura e a difusão literária e cultural e reforçadas as atividades de promoção da leitura e dos livros.

O Dia Calouste Gulbenkian será assinalado hoje, com entrada livre nos museus e atividades da Fundação, como forma de recordar o seu fundador, nos 60 anos do seu falecimento.
 
Também podes vir até aqui, à Biblioteca Municipal, onde podes, entre muitas outras coisas, ler a biografia do "pai" das bibliotecas públicas em Portugal, Calouste Gulbenkian.
 
Ilustração Sunny Yun   
BOA SEMANA


VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."