quarta-feira, 23 de setembro de 2015

OUTONO

Chegou hoje esta estação do ano, fenómeno que marca o final do verão.
Também conhecido como equinócio do outono, em que se assinala o instante em que o sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que acontece em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
Ao outono do hemisfério norte dá-se o nome de outono boreal, enquanto que o outono do hemisfério sul se chama outono austral.

Ilustração Stephanie Fizer Coleman

É a estação em que as temperaturas começam a descer, os dias ficam mais curtos, em que as folhas da maioria das árvores adquirem tons de amarelo, castanho e vermelho e começam a cair. Por exemplo, com o pinheiro, característico da nossa região, isso não acontece, porque tem umas folhas especiais que lhe permite suportar o frio.
É nesta altura que os céus se enchem de aves migratórias, como as andorinhas e as cegonhas, que vão de partida, para zonas mais quentes. Outros animais como o esquilo, o urso, a formiga, começam a guardar, nas suas tocas, alimentos para o inverno.
Também é no outono, que surge um fruto muito apreciado, a castanha. Quando ainda estão verdes, as castanhas estão dentro duma bola de picos, ficando assim, protegidas dos animais que de outra maneira, as comeriam, quando amadurecem a proteção abre-se e as castanhas saem.
É agora que nos começamos a preparar para o rigor da estação seguinte, o inverno.

Ilustração Monica Carretero



Outono

Desfolham-se as árvores
E as folhas voando,
São aves ao vento

Desfolham-se as árvores
E as folhas caindo,
São tapetes no chão

Desfolham-se as árvores
E os seus braços, nus,
Pedem um cobertor
De nuvens

              Luisa Ducla Soares,
in O planeta azul




 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NÃO ESTÁ NINGUÉM EM CASA



Ilustração Tiago Hoisel

É verdade, pois as aulas já começaram, os teus pais devem estar a trabalhar, a não ser, que tenhas um papagaio palrador, que repete constantemente "não está ninguém em casa".
Se o teu papagaio se chamar James, então deve ser o mesmo da nossa história.


A viúva e o papagaio: uma história verídica
Texto de Virginia Woolf
Ilustrações de Aurélie de Sousa
Porto Editora



Este livro é de leitura obrigatória para o 5º ano de escolaridade.

É um livro pequenino, com 45 páginas, que consegues ler durante o fim de semana.
Conta as aventuras da Sra. Cage, uma pobre viúva idosa que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar.

"Mas a pobre Sra. Cage não conseguia dormir (...) Saiu da cama da forma mais célere que pôde e dirigiu-se à janela. Quando lá chegou, para seu espanto, estava um enorme papagaio no parapeito. A chuva parara, dando lugar a uma bela noite de luar. A princípio, assustou-se, mas logo reconheceu James, o papagaio cinzento, e ficou extasiada por ver que ele conseguira escapar ao fogo. Abriu a janela, acariciou-lhe várias vezes a cabeça e disse-lhe para entrar. O papagaio respondeu-lhe, abanando delicadamente a cabeça de um lado para o outro."

aqui quem foi Virginia Woolf
Ilustração Fiep Westendorp







quinta-feira, 10 de setembro de 2015

TOCA A ESTUDAR!

Pois, é verdade, as férias grandes de verão estão quase, quase a terminar, o que significa que um novo ano letivo já está preparado para entrar.
E, nós, aqui no blogue, dedicado a todos os pequenos leitores com muito carinho, pegámos no poema Liberdade, de Fernando Pessoa e demos-lhe nova roupagem, para vos desejar um excelente (re)começo de aulas.

Liberdade

Ai que prazer
Ir cumprir um dever,
Ter livros para ler
É tão bom saber!
Ler não é maçada,
Estudar é uma jornada.
Sol doira
Com literatura
O rio corre, bem ou mal,
Com edição original.
E a vontade essa,
De tão naturalmente natural
Como o tempo alguma pressa tem...

Livros são papéis pintados com amor.
Estudar é uma coisa distinta
Entre tudo saber e tudo aprender
Quanto é melhor, ao amanhecer ,
Esperar pelo professor Sebastião,
Com a pasta na mão!

Grande é a poesia, a bondade e as danças ...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, o sol, a escola,
Que não peca, porque cria e não seca.

Mais que isto
É ir à Biblioteca Municipal
Ouvir um conto excecional,
que o saber, também passa por tal.


Ilustração Delphine Durand
 
 











sexta-feira, 28 de agosto de 2015

FIM DE SEMANA SEM LER, SEM NADA FAZER

Faz parte do processo de crescimento e da própria vida.
Por vezes ficarmos aborrecidos, não apetecer fazer nada. Saborear os momentos em que não há trabalhos de casa, nem deveres para cumprir, simplesmente gozar a liberdade da preguiça.
 
Ilustração Alejandra Fernández Mingorance
 
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PONTO E VÍRGULA

O ponto e vírgula não é apenas um sinal de pontuação. Neste caso trata-se do
 
 ATL Ponto e Vírgula de Vieira de Leiria que nos visitou ontem pela 2ª vez, para verem as instalações da Biblioteca Municipal e para assistir à nossa atividade

VamosLer.pt [para ti].

 
E assim aconteceu, depois da visita guiada pelos diversos espaços, as 17 crianças seguiram para a Sala Infanto/Juvenil, palco de histórias e grandes aventuras, onde ouviram com muita atenção uma história muito divertida sobre mamutes e homens das cavernas.
 
No final ainda tiveram oportunidade de explorar alguns livros à sua escolha, que se encontram nesta sala, destinada à sua faixa etária.
 
É gratificante receber estas crianças em período de férias de verão, pois assim, não perdem o contacto com os livros e com as bibliotecas. Obrigado por isso, às suas responsáveis
Cristina e Maria João.
 
 
 
  

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

TARDE DE ANIMAÇÃO


Faz uma pausa da praia, dos banhos salgados, das brincadeiras no parque com os amigos. Convida os teus amigos, pais ou avós e venham
até à Biblioteca Municipal, assistir ao filme, que foi nomeado para o Oscar de melhor filme de animação

 "O gang dos tubarões".
 
Hora e meia bem passada, no fundo do mar, com muitas gargalhadas, acompanhando as aventuras alucinantes do Óscar, um modesto, mas convencido, funcionário na Lavagem Automática de Baleias do bairro; do Lenny, o tubarão vegetariano; da ternurenta Angie, apaixonada pelo Óscar e de muitos outros habitantes como o Ernie e o Barnie, duas alforrecas rastafári, com um grande sentido de humor.

 
 
Esperamos por ti, hoje às 15:00h.
 
NÃO FALTES
 
Ilustração Joe Sorren
 

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."