terça-feira, 13 de outubro de 2015

FICA ATENTO, . . . PORQUÊ?

Há uma fase na infância de todos nós, em que fazemos muitas vezes esta pergunta "Porquê?", quase até à exaustão e cansaço de quem nos ouve e que nem sempre sabe o que há de responder.
Mas, mesmo que já tenhas passado a fase dos porquês, é sempre bom saber e aprender e devemos elogiar a curiosidade, pois significa, que estamos a descobrir o mundo que nos rodeia e atentos àquilo que acontece à nossa volta.

Para satisfazer a tua curiosidade, vamos responder a alguns "porquês". 

Porque é que nos rimos?


Porque todos nós temos a capacidade de sentir e exteriorizar emoções, tais como, a tristeza ou a alegria. Perante elas reagimos de diferentes maneiras. Geralmente, provocam-nos o riso situações exageradas e ridículas: uma pessoa que vá em pijama na rua, a suspensão do espertalhão da aula, uma hipopótama a fazer ballet, ...


Porque é que ficamos tontos quando andamos às voltas?

No ouvido interno temos um líquido que nos regula o equilíbrio. Por vezes, este líquido, que é um agente secreto do cérebro, despista-se e prega-nos uma boa partida. Por exemplo, quando andamos às voltas, o líquido também anda às voltas. Se nós paramos, ele continua a girar. Então o maroto informa o cérebro que nós continuamos às voltas quando, na realidade, já estamos parados. Isto confunde o cérebro, arma-se uma grande confusão e nós é que pagamos as favas, ficando completamente tontos e perdendo o equilíbrio.


Porque é que os piratas usavam brincos?

Ilustração Gary Locke

Ao que parece, os piratas tinham muito medo que os seus corpos ficassem sem sepultura. Assim, usavam brincos de ouro para que, com o seu valor, as pessoas que encontrassem os seus restos mortais pagassem o seu funeral.
[Respostas anteriores retiradas do livro
"O porquê das coisas", de Carlos Reviejo, Girassol Edições]



Porque é que existem bibliotecas?

Para criar recursos necessários à informação, à cultura, ao lazer, às novas tecnologias; para promover e incentivar a leitura de forma gratuita, facilitando o acesso ao livro a todas as pessoas que o solicitem.


Ilustração Lino Palacio


Agora, é a tua vez de responder:
Do que gostas mais, na Biblioteca Municipal?

Ilustração CãoAzul






terça-feira, 6 de outubro de 2015

PASSATEMPO OU PROFISSÃO?

A profissão que escolhemos para a nossa vida, nem sempre é uma decisão fácil.
Durante a nossa infância e adolescência pensamos em ser muita coisa, como por exemplo, bombeiro; cabeleireiro; professor, cientista; astronauta; polícia; médico; músico e tantas outras, que achamos bestiais, quando somos mais novinhos.
Ilustração Andrew Kolb
Depois, à medida que vamos crescendo, vai-se instalando a dúvida e muitas vezes chega a altura de ir para a Universidade ou para um curso profissional e a dúvida mantém-se. Mas, também, há crianças mais determinadas, que são e serão aquilo que sempre sonharam, e para essas, a escolha é simples.
Mas, já pensaste, que algum dos teus passatempos, pode ditar aquilo que serás no futuro?
Algo que gostas muito de fazer nos teus tempos livres, com o qual te divertes muito, poderá, eventualmente, tornar-se uma profissão na tua vida adulta.
Inclusivamente, existem passatempos que são premiados, quer a nível nacional, quer internacional, que motivam os jovens nesse sentido.

Foi o que aconteceu este ano, com

 uma jovem de 15 anos, Beatriz Rocha,

 que frequenta a Escola Secundária Gabriel Pereira, em Évora, que
 venceu a categoria Cultura na Secção Juvenil (até aos 19 anos) dos
Prémios Mundiais de Fotografia da Sony,
considerada a maior competição do género a nível internacional.
Beatriz Rocha foi uma das oito finalistas da categoria, onde chegou após uma seleção entre 6 600 candidaturas de todo o mundo, feita por um júri de profissionais.
A imagem vencedora de Beatriz, foi registada o ano passado no Teatro Garcia de Resende, ao grupo "Cantares de Évora".
Imagem de Beatriz Rocha
Para esta jovem de 15 anos, a fotografia serve para se expressar e para se distrair do dia-a-dia.

Quem sabe, se para muitos de vós, cujo passatempo é a leitura, o futuro não será a escrita, que vos tornará grandes escritores?

Ilustração Kaatje Vermiere





quarta-feira, 23 de setembro de 2015

OUTONO

Chegou hoje esta estação do ano, fenómeno que marca o final do verão.
Também conhecido como equinócio do outono, em que se assinala o instante em que o sol, tal como o vemos a partir da Terra, cruza o plano do equador celeste, o que acontece em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.
Ao outono do hemisfério norte dá-se o nome de outono boreal, enquanto que o outono do hemisfério sul se chama outono austral.

Ilustração Stephanie Fizer Coleman

É a estação em que as temperaturas começam a descer, os dias ficam mais curtos, em que as folhas da maioria das árvores adquirem tons de amarelo, castanho e vermelho e começam a cair. Por exemplo, com o pinheiro, característico da nossa região, isso não acontece, porque tem umas folhas especiais que lhe permite suportar o frio.
É nesta altura que os céus se enchem de aves migratórias, como as andorinhas e as cegonhas, que vão de partida, para zonas mais quentes. Outros animais como o esquilo, o urso, a formiga, começam a guardar, nas suas tocas, alimentos para o inverno.
Também é no outono, que surge um fruto muito apreciado, a castanha. Quando ainda estão verdes, as castanhas estão dentro duma bola de picos, ficando assim, protegidas dos animais que de outra maneira, as comeriam, quando amadurecem a proteção abre-se e as castanhas saem.
É agora que nos começamos a preparar para o rigor da estação seguinte, o inverno.

Ilustração Monica Carretero



Outono

Desfolham-se as árvores
E as folhas voando,
São aves ao vento

Desfolham-se as árvores
E as folhas caindo,
São tapetes no chão

Desfolham-se as árvores
E os seus braços, nus,
Pedem um cobertor
De nuvens

              Luisa Ducla Soares,
in O planeta azul




 

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NÃO ESTÁ NINGUÉM EM CASA



Ilustração Tiago Hoisel

É verdade, pois as aulas já começaram, os teus pais devem estar a trabalhar, a não ser, que tenhas um papagaio palrador, que repete constantemente "não está ninguém em casa".
Se o teu papagaio se chamar James, então deve ser o mesmo da nossa história.


A viúva e o papagaio: uma história verídica
Texto de Virginia Woolf
Ilustrações de Aurélie de Sousa
Porto Editora



Este livro é de leitura obrigatória para o 5º ano de escolaridade.

É um livro pequenino, com 45 páginas, que consegues ler durante o fim de semana.
Conta as aventuras da Sra. Cage, uma pobre viúva idosa que descobre uma herança inesperada com a ajuda de um papagaio invulgar.

"Mas a pobre Sra. Cage não conseguia dormir (...) Saiu da cama da forma mais célere que pôde e dirigiu-se à janela. Quando lá chegou, para seu espanto, estava um enorme papagaio no parapeito. A chuva parara, dando lugar a uma bela noite de luar. A princípio, assustou-se, mas logo reconheceu James, o papagaio cinzento, e ficou extasiada por ver que ele conseguira escapar ao fogo. Abriu a janela, acariciou-lhe várias vezes a cabeça e disse-lhe para entrar. O papagaio respondeu-lhe, abanando delicadamente a cabeça de um lado para o outro."

aqui quem foi Virginia Woolf
Ilustração Fiep Westendorp







quinta-feira, 10 de setembro de 2015

TOCA A ESTUDAR!

Pois, é verdade, as férias grandes de verão estão quase, quase a terminar, o que significa que um novo ano letivo já está preparado para entrar.
E, nós, aqui no blogue, dedicado a todos os pequenos leitores com muito carinho, pegámos no poema Liberdade, de Fernando Pessoa e demos-lhe nova roupagem, para vos desejar um excelente (re)começo de aulas.

Liberdade

Ai que prazer
Ir cumprir um dever,
Ter livros para ler
É tão bom saber!
Ler não é maçada,
Estudar é uma jornada.
Sol doira
Com literatura
O rio corre, bem ou mal,
Com edição original.
E a vontade essa,
De tão naturalmente natural
Como o tempo alguma pressa tem...

Livros são papéis pintados com amor.
Estudar é uma coisa distinta
Entre tudo saber e tudo aprender
Quanto é melhor, ao amanhecer ,
Esperar pelo professor Sebastião,
Com a pasta na mão!

Grande é a poesia, a bondade e as danças ...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, o sol, a escola,
Que não peca, porque cria e não seca.

Mais que isto
É ir à Biblioteca Municipal
Ouvir um conto excecional,
que o saber, também passa por tal.


Ilustração Delphine Durand
 
 











VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."