26 julho 2013

O verão é uma tela colorida

Assim como o livro que te deixamos como sugestão de leitura neste fim de semana, no qual seis das maiores artistas plásticas portuguesas da atualidade deram cor a histórias de encantar.

É um livro que podes ler juntamente com os teus avós, neste dia, 26 de julho, em que se comemora o
Dia dos Avós.

 
“Dos 8 aos 80 - histórias pintadas”
Texto de Helena Osório
Ilustrações de:
Armanda Passos, Emília Nadal, Graça Martins,
Graça Morais, Gracinda Candeias, Paula Rego
Editorial Novembro

Focando temas tão diversos como a solidão, a relação entre novos e velhos, a orfandade, a rejeição, os preconceitos, são apresentadas seis histórias singelas, ternurentas, cheias de sonho e fantasia, combinando a vivacidade e o fulgor das palavras com o belo colorido dos desenhos.
 
 
Deixamos-te um pequeno excerto duma das histórias.

A camisola de arco-íris

"A menina vivia numa casa muito velha com os avós. Os meninos da sua idade não se queriam dar com ela porque não sabiam apreciar a beleza da velhice. Ninguém os havia ensinado. Os avós contavam-lhe muitas histórias e a menina até imaginava o mar a ondular junto à porta da casa velha, estando ele a quilómetros de distância. A sua camisola com todas as cores do Arco-Íris, fazia-a sonhar e acreditar que podia transformar o mundo."


Helena Osório nasceu em 1967. Jornalista, doutoranda em História de Arte Portuguesa, com pós-graduação e mestrado em Artes Decorativas, licenciada em Estudos Europeus. Colaboradora em diversas revistas, como a Visão e Pais & Filhos, fundadora da editora de arte e literatura Animedições.
Foi guionista do programa infantil Família Galaró. Uma das histórias que figura no livro "Dos 8 aos 80 - histórias pintadas" foi apresentada neste mesmo programa, com ilustrações de alunos do CLIP - Oporto International School, tendo sido transmitida na RTP2, na SIC e no Canal Porto.

Foi distinguida com o XIX, XXII e XXIII Prémio Abril de Jornalismo.
Outros livros da sua autoria: Duendes, elfos e gnomos, para adormecer sem medo; Quem chama pela fada do galo preto? Aventuras de um galo com dentes; Viagens de José pelo mundo dos sonhos; Num tempo em que os animais falam; O grande feiticeiro amarelo.


Dá mais cor ao teu verão. Requisita o livro

Bom fim de semana

Ilustração de Victor Nizovtsev


Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."