quinta-feira, 10 de março de 2016

A BIBLIOTECA FORA DE PORTAS


Edifício da Resinagem, do interior do qual emerge o edifício em vidro do NAC

Desde 26 de fevereiro, e até 18 de março, a Biblioteca Municipal está a levar a leitura para fora, transferindo as suas habituais sessões de A Hora do Conto para o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) - Museu do Vidro, situado no Edifício da Resinagem, mesmo no centro histórico da Marinha Grande.



Estas sessões têm como destinatários as crianças que frequentam os Jardins de Infância e o 1º CEB da Marinha Grande, envolvendo mais de meio milhar de crianças. Para muitos este é um espaço novo, desconhecido, mas onde a leitura e as histórias são sempre recebidas com entusiasmo.






Com esta iniciativa pretendemos aproximar a Biblioteca Municipal de um dos seus públicos preferenciais - as crianças - motivando-as para a leitura e para a sua importância na formação ao longo da vida. Para além destes objetivos, pretende-se, também, colaborar na divulgação dos espaços culturais do Município, como é exemplo, o Núcleo de Arte Contemporânea (NAC) - Museu do Vidro.





Porque o grupo IBEROMOLDES lançou recentemente um livro, intitulado OS IBERZITOS, e inaugurou uma exposição com o mesmo nome, constituída por vários cartazes, que ilustram alguns dos conteúdos do livro. Esta exposição está patente ao público no átrio do NAC e pode ser visitada até ao final do mês de março.

 

Este livro conta a história da indústria de moldes na Marinha Grande, concretamente, a história do Grupo IBEROMOLDES, recorrendo a textos em linguagem acessível e a uma banda desenhada, onde a menina Iberzita interage com o avô e onde não falta a pesquisa bibliográfica feita na Biblioteca Municipal. Trata-se de um projeto pensado e executado por colaboradores do Grupo IBEROMOLDES e pretende "Recordar algo que achámos inovador à luz do passado, recriar e melhorar no presente, para que no futuro seja recordado, (...)".






Para além da sessão de leitura e da visita à exposição, as crianças têm, ainda, oportunidade de visitar o espaço onde se encontra a Exposição “Esculpir o Aço” – Coleção Visitável do futuro Museu da Indústria de Moldes, projeto conjunto desenvolvido pela CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes e Câmara Municipal da Marinha Grande com o objetivo de criar nesta cidade, mais concretamente, no seu centro histórico, um espaço de exposição dedicado à História da nossa Indústria, o qual se prevê que venha a funcionar como embrião de um futuro “Museu da Indústria de Moldes”. Ler + aqui











Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."