06 julho 2016

A FADA-MADRINHA DA LITERATURA INFANTIL PORTUGUESA

Palavras do escritor António Torrado, referindo-se a
Matilde Rosa Araújo




Nasceu em Lisboa em 20 de junho de 1921 e faleceu a 6 de julho de 2010.
Escritora, poetisa e pedagoga, fez os estudos liceais com professores particulares, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa.
Para tema da sua tese de licenciatura escolheu o jornalismo, na altura uma novidade absoluta.
Em 1943, incentivada pelos colegas, participou no concurso " Procura-se um novelista", organizado pelo jornal O Século e o Rádio Clube Português. Ganhou o 1º prémio com a novela "A Garrana".
No início da sua carreira de professora, Matilde Rosa Araújo ensinou Português, Francês, Geografia em escolas técnico-profissionais. Ao longo da sua carreira de docente percorreu inúmeras escolas secundárias de norte a sul do país, o que lhe permitiu conhecer a realidade de muitos lugares, base da sua grande experiência e inspiração para contos e poemas.
Em 1956 começou a escrever para crianças, com a edição nº 3 de Graal, dos «Poemas Infantis». No ano seguinte O livro da Tila iniciou uma vasta obra no domínio da literatura infanto/juvenil , em que se destacaria.



Dedicada à defesa dos direitos das crianças através da publicação de livros e de intervenções em organismos com atividade nesta área, foi sócia fundadora do Comité Português para a UNICEF.
A sua obra encontra-se traduzida em várias línguas, assim como, muitos dos seus livros integram a lista do Plano Nacional de Leitura.
  • Em 1980, recebeu o Grande Prémio de Literatura para Crianças, da Fundação Calouste Gulbenkian.
  • Em 1996 recebeu da mesma fundação, o Prémio para o Melhor Livro Infantil, publicado no biénio 1994/1995,  com As Fadas Verdes.
  • Em 1991, o seu livro O Palhaço Verde, foi considerado o melhor livro estrangeiro, pela Associação Paulista de Críticos de Arte de São Paulo, Brasil.
  • Em 2004, foi distinguida com o Prémio Carreira, da Sociedade Portuguesa de Autores e recebeu o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.



Música composta para a promoção do livro "As fadas verdes", no âmbito do projeto "Canta comigo, leio contigo", indicado como obra fundamental pelas metas curriculares de português para o 3º ano do 1º ciclo do ensino básico.

 "Os livros para crianças de Matilde Rosa Araújo, são inalteravelmente exemplares"
Álvaro Salema


E ONDE É QUE OS PODES ENCONTRAR?
NA TUA BIBLIOTECA MUNICIPAL 







Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."