Há uma fase na infância de todos nós, em que fazemos muitas vezes esta pergunta "Porquê?", quase até à exaustão e cansaço de quem nos ouve e que nem sempre sabe o que há de responder.
Mas, mesmo que já tenhas passado a fase dos porquês, é sempre bom saber e aprender e devemos elogiar a curiosidade, pois significa, que estamos a descobrir o mundo que nos rodeia e atentos àquilo que acontece à nossa volta.
Para satisfazer a tua curiosidade, vamos responder a alguns "porquês".
Porque é que nos rimos?
Porque todos nós temos a capacidade de sentir e exteriorizar emoções, tais como, a tristeza ou a alegria. Perante elas reagimos de diferentes maneiras. Geralmente, provocam-nos o riso situações exageradas e ridículas: uma pessoa que vá em pijama na rua, a suspensão do espertalhão da aula, uma hipopótama a fazer ballet, ...
Porque é que ficamos tontos quando andamos às voltas?
No ouvido interno temos um líquido que nos regula o equilíbrio. Por vezes, este líquido, que é um agente secreto do cérebro, despista-se e prega-nos uma boa partida. Por exemplo, quando andamos às voltas, o líquido também anda às voltas. Se nós paramos, ele continua a girar. Então o maroto informa o cérebro que nós continuamos às voltas quando, na realidade, já estamos parados. Isto confunde o cérebro, arma-se uma grande confusão e nós é que pagamos as favas, ficando completamente tontos e perdendo o equilíbrio.
Porque é que os piratas usavam brincos?
 |
Ilustração Gary Locke |
Ao que parece, os piratas tinham muito medo que os seus corpos ficassem sem sepultura. Assim, usavam brincos de ouro para que, com o seu valor, as pessoas que encontrassem os seus restos mortais pagassem o seu funeral.
[Respostas anteriores retiradas do livro
"O porquê das coisas", de Carlos Reviejo, Girassol Edições]
Porque é que existem bibliotecas?
Para criar recursos necessários à informação, à cultura, ao lazer, às novas tecnologias; para promover e incentivar a leitura de forma gratuita, facilitando o acesso ao livro a todas as pessoas que o solicitem.
 |
Ilustração Lino Palacio |
Agora, é a tua vez de responder:
Do que gostas mais, na Biblioteca Municipal?
 |
Ilustração CãoAzul |