Os livros são janelas para o mundo, assim como a janela de casa da Graça,
uma menina de 8 anos, que, não podendo sair de casa,
vê as vidas à sua frente como se fossem canais de televisão.
Graça, é como um detetive - sem bigode - que segue as pessoas, sem sair de casa. Conhece a Miss Apertem os Cintos, o Roberto Raposa, a Dona Camomila e as suas gatas Mila e Mel, o casal que tem dois gémeos idênticos e descobre que têm profissões diferentes. Mas, no 1.º direito mora um mistério e Graça inicia uma investigação com contornos policiais e alguma intriga internacional, que a vai levar..., infelizmente não estamos autorizados a revelar mais pormenores.
Por isso, convidamos-te a seguires a investigação em curso, iniciada pela Graça, e, também, a observares o mundo, através de histórias reais,
que passam pela tua janela.
Este livro foi escrito por Ricardo Henriques, ilustrado por Nicolau e editado pela Pato Lógico.
Foi distinguido como um dos cinco melhores livros ilustrados de 2020, num concurso chinês de literatura infantil, no âmbito da Feira Internacional de Livros Infantis de Xangai. Após avaliar 250 livros vindos de 15 países e regiões, o júri do concurso sublinhou que, muitas das obras premiadas, descrevem como os jovens estão a lidar com os problemas e sentimentos criados pela pandemia de covid-19.
Ricardo Henriques refere que o lançamento do 1º Direito, "Foi uma coincidência feliz num momento infeliz das nossas vidas", e que "o livro pode ser mais uma achega, para que as pessoas olhem para os vizinhos e tenham curiosidade; não tanto para bisbilhotar, mas ao menos para falarem, imaginarem, cantarem, por aí fora."
“As pessoas viram neste livro um retrato deste momento que estamos a viver”, acrescenta o editor da Pato Lógico, André Letria.
Podes requisitar o livro na Biblioteca Municipal,