Foram várias as histórias que passaram na atividade da Hora do Conto deste mês, porque também muitas, foram as crianças, 247 no total.
Estas crianças, não só ouvem uma história, num contexto fora da sala de aula, como também contactam com os livros para a sua faixa etária, selecionados pelas técnicas da Biblioteca, e fazem uma visita guiada pelos vários espaços da mesma.
"Conhece os teus direitos"; "Meninosdetodasascores", de Luísa Ducla Soares; "O Lobo que queria mudar de cor", de Orianne Lallemand; "O teu corpo é teu e de mais ninguém", de Lucía Serrano, livros que abordam o tema dos Direitos das Crianças, foram os escolhidos, assim como "Feliz Natal lobo mau", de Clara Cunha.
Obrigado a todos, educadoras, professores, assistentes operacionais e crianças, por fazerem desta atividade um sucesso.
Melhor Livro para a Infância e Juventude 2024, do Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores.
Um livro extravagante sobre empatia, respeito e ouvir e contar histórias, para fazer rir miúdos e graúdos, escrito e ilustrado por Gonçalo Viana, com edição da Orfeu Negro.
Faz parte do Plano Nacional de Leitura.
Cada vez que alguém abre um livro, tens de saltar da cama para ser Pinóquio ou Cinderela. Parece divertido? E se aparecer um lobo? E se ainda estiveres de pijama? Aventuras? Num sábado?! Haja paciência!
Por que não seres tu, personagem dos teus livros de histórias?
Gonçalo Viana - Autorretrato
Gonçalo Viana, nasceu em 1974.
Formou-se em arquitetura. Hoje dedica-se em exclusivo à ilustração após uma longa vivência em Londres. Tem publicado os seus álbuns em Portugal e no estrangeiro e colabora regularmente com a imprensa. O seu trabalho tem sido selecionado para várias exposições e premiado internacionalmente. Com o livro "Troca-Tintas" recebeu em 2020 a prestigiada Menção Especial Opera Prima da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, Itália.
Há em Gonçalo Viana uma capacidade singular para desconstruir realidades complexas com humor e poesia visual.
A Biblioteca Municipal tem os dois livros mencionados do autor.
Hoje recebemos o Jardim dos Pequeninos de Vieira de Leiria, que trouxe 37 crianças do 1º Ciclo, que se encontram em pausa letiva.
É curioso constatar como as crianças se surpreendem com a gratuitidade dos serviços da Biblioteca Municipal.
Depois da visita guiada pelos vários espaços da Biblioteca, desenvolvemos na Sala Infantil, uma leitura interativa, com a participação das crianças, através do livro,
"Conhece os teus Direitos!", texto segundo a
Declaração dos Direitos das Crianças.
No próximo dia 27 iremos receber, de novo, esta instituição, com a
Em 2021, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, editou este livro especial, de dupla leitura, destinada a pessoas cegas, com baixa visão e normovisuais, que contém a seguinte introdução, assinada pela sua Presidente, Rosário Farmhouse.
«A convenção sobre os Direitos da Criança, criada pelas Nações Unidas, (...) é o documento mais importante para que os adultos defendam e cuidem das crianças, com todas as suas forças!
Este acordo é muito especial: é um tratado de direitos humanos internacional, ratificado por quase todas as nações do mundo, a que Portugal se juntou, (...) Todos os países que o assinaram, aceitam obedecer aos seus artigos, que, no total, são cinquenta e quatro.
Como nem sempre é fácil compreender a sua linguagem, apresentamos esta versão mais reduzida, com palavras mais simples, para dizer as mesmas coisas. E assim, estamos já a cumprir o artigo 42, que refere claramente que as crianças têm direito a conhecer os seus direitos!»
O livro está disponível na Biblioteca Municipal para consulta e empréstimo.
Artigo 19:
Ninguém pode maltratar-nos, nem mesmo a nossa família. Os adultos devem proteger-nos e o Estado deve garantir essa proteção.
Durante o mês de novembro a atividade da Biblioteca, "Hora do Conto" será dedicada a este tema.