01 agosto 2025

Tudo o que nunca fomos - Livro do mês

 Se és fã de histórias que mexem com os sentimentos e que te fazem pensar na vida e nas relações, "Tudo o que Nunca Fomos" é a leitura perfeita para ti. 

Mariana Rios criou um livro que mistura amizade, amor, segredos e muitas emoções. 



O livro acompanha um grupo de amigos que, ao longo dos anos, acabam por carregar os seus próprios segredos e escolhas. É daquelas histórias que, à primeira vista, parece sobre as coisas simples da vida, mas logo te apercebes que esconde temas profundos, como a perda, a redenção e os sonhos que, às vezes, nunca concretizamos. 

É uma história sobre crescer, lidar com as escolhas que fizemos e perceber como o passado influencia quem somos hoje.

Se gostas de livros que fazem a tua cabeça funcionar e que, ao mesmo tempo, te prendem de uma forma inexplicável, "Tudo o que Nunca Fomos" vai ser uma excelente escolha. Vais ficar a pensar nele muito depois de terminares a leitura.


SINOPSE: 

"Leah está destroçada. Leah já não pinta. Leah é um fantasma desde o acidente que lhe levou os pais. 

Axel é o amigo do seu irmão mais velho e, quando aceita recebê-la em casa durante uns meses, quer ajudá-la a encontrar e a colar os pedaços da rapariga cheia de vida e cor que outrora foi. No entanto, Axel não sabe que ela sempre esteve apaixonada por ele, apesar de serem quase família… nem sonha que a sua vida está prestes a mudar.

Porque ela lhe está proibida, mas desperta-lhe os sentidos.
Porque há o mar, as noites estreladas e os discos de vinil dos Beatles.
Porque, às vezes, basta um deixa acontecer para ter tudo.
Este é o primeiro livro de uma série de dois volumes repleta de emoções!"



23 julho 2025

Sugestões BiblioLed

 


O post de hoje é dedicado a sugestões de leitura disponíveis na BiblioLed 📚












💬 Aceder à BiblioLed é super simples! 
Ainda não sabes como utilizar?
👉 Basta acederes a este link BiblioLed





18 julho 2025



 Foi na passada terça-feira, dia 15, que a Sala Infantil/Juvenil recebeu mais um momento de leitura!

 Foi dia das nossas "Histórias às Terças".



Foram lidas três histórias que fizeram as delícias da pequenada que ouvia de forma atenta e participativa!

Curiosos? As histórias foram ...

👉 "Corre Corre, Cabacinha", texto de Eva Mejuto, a partir de um conto tradicional português;

        👉 "Eu não tenho sono e não vou para a cama com Charlie e Lola", de Lauren Child;

👉 "Desculpa, mas esse livro é meu", de Lauren Child.



Estes momentos de dinamização da leitura e do livro permitem que  a equipa da biblioteca interaja com os ouvintes questionando pormenores da história e, ao mesmo tempo, permite que os ouvintes interajam entre eles, com a equipa da biblioteca e com a própria história! As partilhas de opiniões são valorizadas e pedidas!

Este dia de histórias terminou com um momento super engraçado conhecido como "Histórias Malucas".
Os ouvintes vão dando pormenores e a "narradora" tem de montar a história à medida que lhe vão dando dicas. 

A "História Maluca" da semana foi algo mais ou menos assim ...

"Era uma vez um caracol que estava numa gruta. Apareceram uns humanos muito chateados que colocaram o caracol a fugir mas o caracol tinha algo ao contrário. Em vez de ser super lento era super rápido. Estava o caracol a fugir quando aparece uma chita que também tinha algo ao contrário! Ela era super lenta em vez de ser super rápida! Neste encontro o caracol voltou a mudar e ficou super lento.
Está o caracol a fugir dos homens muito chateados e da chita muito lenta quando surge um hiper mega unicórnio! Esse unicórnio tinha o corno com muito brilho e purpurinas mas estava com uma crise de alergias. Sempre que soltava um "atchin" o corno largava imensas purpurinas.
Então, no meio da correria toda, todos eles estão a ficar cheios de brilho até que o Unicórnio solta um super hiper mega "AAAAATCHIN" e rebenta a gruta!
Estão todos numa ilha. Recomeça a corrida deles quando, sem ninguém prever, começam a chover livros! Muitos e muitos livros! 
A correria abranda. Os livros caem. A crise de alergias do Unicórnio dá uma trégua. 
Todos eles pegam num livro, sentam-se e começam a ler."


 Terminou assim mais um momento de "Histórias às Terças"!

Queres vir assistir? Temos este momento todas as terças de julho!
Aparece! Ficamos à tua espera ...






09 julho 2025

BiblioLed

 

 

Biblioteca Pública para Leitura e Empréstimo Digital

A BiblioLED é uma biblioteca pública para Leitura e o Empréstimo Digital que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros disponibilizado através das bibliotecas municipais aderentes que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP).

Com este novo serviço pretende-se fomentar os hábitos de leitura, promover serviços de qualidade nas bibliotecas municipais da RNBP, incentivar a literacia digital e facilitar o acesso gratuito, acessível e fácil a livros digitais e audiolivros, em complemento ao serviço presencial oferecido pelas 445 bibliotecas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas.

O catálogo de títulos da BiblioLED é constituído por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas aderentes da RNBP e por 25 coleções regionais apenas acessíveis em cada Rede Intermunicipal e Rede Metropolitana.

O que precisa para utilizar a BiblioLED?

  • Estar inscrito numa das mais de 400 bibliotecas municipais aderentes pertencentes à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP). Se for leitor do concelho da Marinha Grande aceda à BiblioLED da Região de Leiria.

  • Ter acesso um endereço de email ativo.

  • Ter um equipamento de leitura compatível: computador, tablet, telemóvel e/ou leitor de livros digitais (e-reader).

  • Acesso à Internet para aceder aos conteúdos digitais o empréstimo (depois de realizado, é possível ler ou ouvir sem ligação à Internet).

Quais as regras de empréstimo de livros digitais e audiolivros?

  • Empréstimos: Pode ter emprestado, em simultâneo, 2 livros digitais e 1 audiolivro. Para realizar o empréstimo de um livro digital ou audiolivro, basta clicar sobre ele e selecionar o botão de empréstimo. Pode usar a pré-visualização para avaliar o interesse no conteúdo antes de efetuar o empréstimo que, por regra, é de 21 dias.

  • Reservas: Caso o livro que pretende esteja já emprestado, pode efetuar a reserva de 2 livros digitais e 1 audiolivro. Pode efetuar reservas clicando no botão “Reservar”. Será notificado por e-mail quando o título estiver disponível.

  • Devoluções: Os empréstimos são devolvidos automaticamente no fim do período estipulado. Se terminar a leitura, pode devolvê-lo antecipadamente a qualquer momento.

Como posso aceder à BiblioLED?

  • Depois de criar o seu registo na BiblioLED, pode aceder aos conteúdos com o seu identificador e palavra-passe, através do Cartão de Cidadão ou com a Chave Móvel Digital.

  • Aceder através do website: Utilize qualquer navegador web para aceder à BiblioLED e coloque o nome do município relativo à biblioteca municipal onde está inscrito. Ficará a saber qual a sua Rede Intermunicipal ou Rede Metropolitana de Bibliotecas e onde pode criar o seu registo ou iniciar sessão com as suas credenciais de acesso.

  • Aceder através da app móvel: Faça o download da app BiblioLED, disponível na AppStore para iOS e no Google Play para Android. Adicione a sua Rede de Bibliotecas na secção “Catálogos” e aceda com as suas credenciais de acesso. Ambas as modalidades são compatíveis e sincronizam os empréstimos, devoluções e reservas de uma mesma conta entre diferentes dispositivos e browsers.

Existem diferentes modos de leitura?

  • Sim, pode ler com ou sem ligação à Internet em qualquer dispositivo de leitura compatível: computador, telemóvel, tablet ou leitor de livros digitais (e-reader).

  • Com ligação à Internet: Leia diretamente no browser ou na app, selecionando a opção “Ler online”.

  • Sem ligação à Internet: Esta modalidade pode ser utilizada em computadores ou em equipamentos móveis. No computador, deve instalar o programa Thorium Reader (software livre de download gratuito). Em equipamentos móveis deverá ter já instalada a App móvel.

  • Leitor de livros digitais (e-reader): Este modo, sem ligação à Internet requer um equipamento compatível com DRM da Adobe ou Thorium. O equipamento Kindle não é compatível com a BiblioLED devido às restrições impostas pela Amazon. Na maioria dos livros digitais, é possível ajustar a leitura para um maior conforto, modificando o tipo e o tamanho da letra, o espaçamento entre linhas e a cor do fundo. Também é possível sublinhar texto, criar notas e exportá-las para uso posterior.

Que livros digitais e audiolivros estão disponíveis e posso pedir emprestado na BiblioLED?

  • A BiblioLED disponibiliza uma seleção de títulos de livros digitais e audiolivros sobre diversos temas, autores e géneros literários destinados a diferentes segmentos de público. Estão disponíveis títulos de ficção e não ficção, para diferentes públicos, maioritariamente em língua portuguesa.

Os livros digitais e audiolivros são iguais em todos os catálogos?

  • A BiblioLED é constituída por uma coleção nacional disponibilizada a todas as bibliotecas aderentes da RNBP, dividida em 25 catálogos regionais, geridos pelas Redes Intermunicipais e Redes Metropolitanas de Bibliotecas Municipais formalizadas com a DGLAB. Através de cada Rede Intermunicipal ou Rede Metropolitana de Bibliotecas, as bibliotecas da RNBP podem aumentar as suas coleções regionais tendo em atenção os objetivos da BiblioLED e de acordo com os interesses dos seus utilizadores, o que contribui para o enriquecimento das coleções. Por isso, os títulos e exemplares disponíveis podem variar consoante cada Rede de Bibliotecas.

Como posso fazer a minha inscrição numa biblioteca pública para ter acesso à BiblioLED?

  • Para se inscrever deve dirigir-se a uma das mais de 400 bibliotecas aderentes que integram a RNBP na sua localidade e informar-se sobre as condições de inscrição.

Qual o custo de inscrição numa biblioteca pública ou na BiblioLED?

  • A inscrição numa biblioteca pública é gratuita e, por isso, a utilização da BiblioLED também não tem custos para o utilizador.

Se tiver alguma dúvida ou questão sobre a BiblioLED o que devo fazer?

  • Recomendamos a leitura dos tutoriais e da secção ajuda para os utilizadores da BiblioLED. Pode também contactar a sua biblioteca municipal para solicitar mais informações sobre o serviço e as condições de utilização.

A BiblioLED é um serviço de empréstimo de livros em suporte digital, administrada pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), Medida C04-i01-m03 – Internacionalização, modernização e transição digital do livro e dos autores.



Faça a sua inscrição.

Nós validamos o seu pedido.

02 julho 2025

1, 2, 3 ... Um Livro de Cada Vez

 Neste mês de julho vamos julgar os livros pela capa! Lembrem-se que não se julga nada nem ninguém pelo seu aspeto mas com livros, uma vez por outra, não há problema

O livro que vamos julgar hoje é "Se o mundo inteiro fosse feito de memórias" de Joseph Coelho e ilustrado por Allison Colpoys.


Sinopse: Se o mundo inteiro fosse feito de memórias, o passado seria uma casa que eu podia visitar, e em todas as divisões encontraria o meu avô. Um livro terno e bonito que nos fala da relação e da cumplicidade entre uma menina e o seu avô, e de como as pessoas que amamos podem manter-se vivas para sempre no nosso coração.

Este livro dá imenso gosto em desfolhar. Todas as páginas têm ilustrações muito bonitas que adornam a história que é contada.

Passe na Sala Infantil/Juvenil da Biblioteca Municipal e veja os livros que escolhemos para si...
Pela capa!





25 junho 2025

Histórias às Terças!

 



É já na próxima semana que arranca o mês de julho e, com ele, a entrada em grande nas férias de verão!

Por isto, a Biblioteca Municipal vai dar continuidade a uma das atividades mais estimadas pelos utilizadores mais pequeninos - a Hora do Conto!




Todas as terças-feiras de julho, às 10h00 na sala infantil / juvenil, haverá um momento de dinamização de leitura! 

Haverão algumas leituras escolhidas previamente mas os participantes poderão dar sugestões de histórias que querem ouvir. 

A participação é livre!

A Equipa da Biblioteca Municipal fica a aguardar a vossa visita.





20 junho 2025

Piquenique de Livros

 


Foi na passada quarta-feira, dia 18, que a Sala Infantil / Sala Juvenil criou um momento para celebrar o Dia Internacional do Piquenique.


Foi criada uma zona para "piquenicar" com livros! 

Desta forma, trouxemos para a realidade da Biblioteca Municipal um momento super agradável.


Nos cestos de piquenique foram deixados alguns livros mas os utilizadores tinham liberdade total para escolher com que livro queriam ir ao piquenique!

A atividade tinha como principal objetivo dinamizar a leitura de uma forma leve e atrativa!




13 junho 2025

Hora do Conto - Crianças Felizes

Uma das iniciativas da Biblioteca Municipal é a "Hora do Conto".

A "Hora do Conto" é um momento maravilhoso onde as crianças do ensino pré-escolar e 1.º ceb visitam a Biblioteca Municipal e ouvem uma história que pode ser dinamizada de alguma forma.


É um momento cujo objetivo é cativar as crianças desde cedo para a leitura.


A leitura é feita por um elemento (ou vários) da equipa da Biblioteca Municipal e todo o trabalho envolvente também. 

As histórias são previamente selecionadas e, depois dessa escolha, são trabalhadas de modo a que haja o melhor resultado possível. Podem ser feitos fantoches, leituras a duas vozes, adaptação da história, entre outras possibilidades. 


No dia 18 de junho a Biblioteca Municipal vai dinamizar uma atividade de leitura!

A Sala Infantil/Juvenil vai receber um "Piquenique de Livros" onde será feita uma sessão de leitura.

A participação é livre mas precisa de ser feita uma inscrição prévia!
Contamos com a vossa presença!




06 junho 2025

Apresentação de Livro "Ontem" de Rosinda Arrimar

 


É já amanhã, 7 de junho, às 15h30, que o Auditório da Biblioteca Municipal da Marinha Grande vai receber o lançamento de "Ontem - Looking back at Yesterday", da autora Rosinda Arrimar, com edição da Hora de Ler.


Sinopse do livro:
Erik era um jovem promissor no mundo do hóquei em gelo, mas um acidente interrompeu as suas aspirações desportivas. A sua vida agora está presa numa rota sem fim num país diferente governado por uma pandemia. Um encontro com o caderno de uma rapariga guiará a sua vida numa outra direção. São as palavras poderosas o suficiente para mudar o futuro de alguém? Podem estas desafiar a sua mente e levá-lo a um novo curso de vida?



Natural da Marinha Grande, a autora continua a apostar numa narrativa bilingue (português/inglês), agora dedicada ao público jovem adulto.


Contamos com a vossa presença!
Pssst! O livro já se encontra disponível para empréstimo domiciliário! Vem buscar a tua próxima leitura




30 maio 2025

Livro do Mês “A Ilha do Chifre de Ouro”


No dia 22 de maio é assinalado o Dia do Autor Português e, por isso, as publicações deste mês vão ser dedicadas a autores portugueses e às suas obras!
 

O livro do mês é "A Ilha do Chifre de Ouro" de Álvaro Magalhães.


O autor, Álvaro Magalhães, nasceu no Porto, em 1951. Publicou o seu primeiro livro em 1982. 

Recebeu vários prémios ao longo dos 40 anos de carreira literária.
Muitas das suas obras fazem parte do Plano Nacional de Leitura.

"A Ilha do Chifre de Ouro" foi publicado originalmente em 1998.
A 1.ª edição pela Editora ASA é de 2004.

Sinopse: Basta duvidar do que os nossos olhos veem para se chegar ao lado desconhecido da cidade, que ninguém vê. E aí começa sempre uma história como esta, que levará um rapaz e uma rapariga até à ilha em forma de chifre que não vem em mapa nenhum.

A história é passada na cidade do Porto e envolve um rapaz, o Rui,  distribuidor de pizzas e uma misteriosa rapariga ruiva, a Ana.
Uma panóplia de acontecimentos levam o Rui e a Ana à Ilha do Chifre de Ouro. 

Se quiseres descobrir toda esta história passa na Biblioteca e requisita o livro ...








23 maio 2025

Ana Cristina Luz

No dia 22 de maio é assinalado o Dia do Autor Português e, por isso, as publicações deste mês vão ser dedicadas a autores portugueses e às suas obras!

Hoje quero escrever sobre a autora Ana Cristina Luz!

É uma escritora local, nasceu em 1960 na vila de Maceira e, atualmente, vive em são Pedro de Moel! 

Tem contos e artigos publicados em diversos jornais e revistas em Portugal e no estrangeiro, integrando algumas antologias. 

É detentora do Prémio Afonso Lopes Vieira (Leiria), em 2001, de dois primeiros lugares no Prémio Literário Rodrigues Cordeiro (Cortes, Leiria) e, entre outros, de uma menção honrosa no Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes (Portimão), em 2003. 

É autora de numerosos livros, especialmente, na área da leitura infantil.

No dia 31 de maio a autora vai estar na Biblioteca Municipal para apresentar o seu mais recente livro "Quem sou eu?"

Contamos com a vossa presença!




 

16 maio 2025

A Lua de Joana

 

No dia 22 de maio é assinalado o Dia do Autor Português e, por isso, as publicações deste mês vão ser dedicadas a autores portugueses e às suas obras! 

O livro de que vos quero falar esta semana é "Lua de Joana".

Da autora Maria Teresa Maia Gonzalez.

Este livro é de 1994 mas poderia ter sido escrito ontem dada a atualidade dos assuntos.

Trata assuntos importantes como saúde mental, depressão, toxicodependência e morte na adolescência.

Este não é um livro que se leia de ânimo leve. Precisamos de estar preparados para ser confrontados com realidades duras.

Joana, a protagonista da história, escreve uma série de cartas à sua melhor amiga, a Marta, que faleceu de overdose. 

Essas cartas contam como a Joana passa os seus dias. As coisas boas e as coisas más. É dessa forma que nos são apresentados assuntos como a depressão e os efeitos devastadores de quando morre alguém que nos é querido. 

O perdão e a revolta também pautam esta história.

Com uma leitura atenta e empática conseguimos compreender o que as várias personagens sentem.  

"Ao lermos A Lua de Joana, não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que é realmente importante na vida.

Porque este livro nos alerta para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro, e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho que conduza a uma vida plena ... "

Este livro está disponível na Biblioteca Municipal!



09 maio 2025

"O Cuquedo" - Um fenómeno junto dos mais novos

No dia 22 de maio é assinalado o Dia do Autor Português e, por isso, as publicações deste mês vão ser dedicadas a autores portugueses e às suas obras! 

Qual a melhor forma de começar esta jornada sem ser a escrever sobre livros que são um fenómeno junto dos mais pequenos? 

Hoje apresentamos ... O Cuquedo!

Da autora Clara Cunha e com ilustrações de Paulo Galindro.

O que é o Cuquedo? Ou quem é ele?
 
Uma bolinha preta muito traquinas que gosta de pregar sustos e meter tudo e todos a andar "de lá para cá e de cá para lá".

Ao longo das várias obras em que o Cuquedo é a personagem principal, ficamos a saber mais sobre ele, sobre os pregadores profissionais de sustos e outras coisas mais que vão ter de descobrir lendo os livros!

Venham descobrir os livros que temos do Cuquedo! 
Sabiam que podem requisitar e levar para ler durante o fim-de-semana?


"AAAAAAAAAHHHH" 
Que susto!









VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."