14 outubro 2013

Apresentamos-te mais um premiado ilustrador português

“Para alguém ser ilustrador precisa de ler com muita atenção e de se sentir útil na história, precisa de ter uma coisa para contar, precisa de saber e ter consciência de que tem uma missão, que tem a responsabilidade de desenhar com mistério, fantasia, cultura, prazer...”


Opinião do ilustrador e designer gráfico Gémeo Luís, pseudónimo de Luís Mendonça.
Nasceu em Maputo, Moçambique em 1965.
É também professor na Faculdade de Belas Artes do Porto e na ESAD - Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos, foi um dos fundadores das Edições Eterogémeas.
Recorrendo a técnica de recorte em papel kraft, o seu trabalho resulta em imagens de puro movimento de formas e sentidos, tornando-o um caso inconfundível no panorama da ilustração portuguesa. 
As suas ilustrações criam diálogo com o texto e desafiam-no, na medida em que não o seguem à risca, estabelecendo assim uma narrativa própria.

Em 2005, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração com o livro O Quê Que Quem, com texto de Eugénio Roda. Já em anos anteriores tinha obtido a Menção Especial do Júri daquele Prémio.

Ø  2002 com o livro Grávida no Coração escrito por Paula Pinto da Silva;

Ø  2004 com o livro O que é um homem sexual? de Ilda Taborda.


Em 2006 o livro Palavra que voa de João Pedro Mésseder, com ilustrações suas foi nomeado para a lista do IBBY (International Board on Books for Young People).
Em 2008, foi um dos 13 nomes selecionados para a exposição Ilustrações.pt, no âmbito da Feira do Livro Infantil de Bolonha. Em 2012 foi o único português selecionado, integrando a lista de 72 candidatos ao prémio de ilustração daquela Feira.

Além dos autores já citados ilustrou também textos de Alice Vieira, Álvaro Magalhães, José Alberto Marques, Ana Saldanha, Vergílio Alberto Vieira, Francisco Duarte Mangas, José Viale Moutinho, Matilde Rosa Araújo, Luís Adriano Carlos, Estevão Roque, entre outros.


Encontras este ilustrador todos os dias das 09:00 às 18:00,
na sala infantil/juvenil da Biblioteca Municipal.

Boa semana 
Ilustração de Agnès Boulloche


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."