13 dezembro 2013

Fim de semana a ler

Sim, nós sabemos …
compreendemos muito bem …

que nesta altura do ano, é difícil não caíres em tentação com a variedade de doces próprios da quadra natalícia.
É o bolo rei, as rabanadas, as filhoses, os coscorões, a aletria, os chocolates, etc., etc., que muito facilmente se traduzem nuns quilitos a mais.
 
Ilustração de Debbie Palen
Por isso, aconselhamos-te a ter cuidado (nós vamos tentar fazer o mesmo!), para não teres os problemas que a gordura e a obesidade acarretam e para não ficares infeliz, como a personagem do livro que te sugerimos como leitura neste fim de semana,

Dona Bruxa Gorducha
texto de Anabela Mimoso
ilustração de João Caetano
Edição Livraria Arnado

 “D. Bruxa Gorducha não se importava muito que lhe chamassem assim. O seu grande problema era não poder ir à reunião semanal das Bruxas, Fadas, Feiticeiros & Profissões similares (B. F. F. & Ps) que se realizava à meia-noite de Sábado, como é comum nestes casos.
Qual era então a causa da impossibilidade da sua deslocação?
É que D. Bruxa Gorducha era tão gorducha, tão gorducha que não havia vassoura que aguentasse com ela! (…)
D. Bruxa Gorducha, desolada, voltou à sua caverna. (…)
Pelo caminho até casa comeu vinte cactos, dez cabeças de girassol, quinze bolbos de tulipa e tão distraída ia que até comeu dezassete formigas brancas que lhe faziam uma alergia danada. Mas como isto eram apenas aperitivos, ao chegar a casa encheu o caldeirão com dois tubarões e cinco piranhas importadas, quatro cobras venenosas, um crocodilo, cascas de noz moída e, para engrossar o caldo, farinha de palmeira. Depois, depois ficou cheia de sede e bebeu um jarro cheio de licor de amendoim macerado em baba de sapo.
À noite, quando se pesou, tinha mais cinco quilos, continuava com fome e cada vez mais infeliz.”



João Caetano nasceu em Moçambique em 1962.

É licenciado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Começou a sua atividade ligado à banda desenhada, mas desde 1981 que se dedica profissionalmente à ilustração, em particular à ilustração infantil.
Em 1980 participou no programa televiso Animação, da autoria de Vasco Granja e foi premiado em concursos de banda desenhada promovidos pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa-ESBAL e pelo jornal Diário de Notícias.
Ilustrou cerca de 20 obras na área do livro infanto/juvenil e colaborou em mais de 50 títulos no âmbito do livro escolar. Participou em atividades culturais em bibliotecas municipais e escolas do ensino básico.
Integrou o catálogo “The best of … “, no Concurso de Ilustração da Bienal de Ilustração de Bratislava-BIB, Eslováquia, em 1995.
Recebeu Menções Honrosas do Prémio Nacional de Ilustração, pelos livros Os mais belos contos tradicionais e Conto estrelas em ti; foi-lhe atribuída uma Menção Especial do concurso “Scarpetta d´Oro” em Itália, no ano 2000.
Recebeu o Prémio Nacional de Ilustração 2001 pelas ilustrações no livro infantil A maior flor do mundo, de José Saramago.

Para descobrires se a D. Bruxa Gorducha conseguiu ir à reunião das B. F. F. & Ps, só tens que vir à Biblioteca
requisitar o livro, olha que a leitura não tem calorias!
E hoje 6ª feira 13, convém ter uma bruxa à mão, não vá o Diabo tecê-las!

Ilustração de Cory Loftis
Bom fim de semana
Boas Festas

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."