quarta-feira, 15 de outubro de 2014

INVENÇÕES ADOLESCENTES

 Não inventes!
 
De certeza que já ouviste esta expressão aos teus pais, professores ou amigos,
em resposta a algo que tenhas dito ou feito.
Provavelmente porque acharam um grande disparate, mas … houve grandes invenções realizadas por jovens como tu que revolucionaram o mundo.

Ainda adolescente o holandês Antoine van Leeuwenhoek, nascido em 1632, utilizando vidro moído, inventou o que se tornaria na primeira lente de microscópio modificando as características técnicas de uma lupa.


 
Louis Braille inventou o alfabeto Braille aos 15 anos. Cego aos três anos, este rapaz prodígio, nascido em França em 1809, não permitiu que a perda de visão o impedisse de alcançar os seus sonhos ou de criar uma das mais famosas invenções de todos os tempos, um sistema de leitura e escrita para pessoas cegas.
 
Nascido em 1814, o norte-americano Samuel Colt inventou o revólver aos 16 anos. Interessado por mecânica e depois de ser expulso da Academia onde estudava, foi trabalhar para um navio e aí ao observar o funcionamento do movimento do navio teve a brilhante ideia de anexar à arma de fogo um tambor que, após efetuar um disparo, girava e recarregava a arma, deixando-a pronta para um novo tiro.
 
                                                       
 
O talento precoce de Blaise Pascal para a física e a matemática levam-no a mudar-se de Clermont-Ferrand onde nasceu em 1623, para Paris, consagrando-se aí ao estudo dessas ciências.
Com 14 anos as suas experiências sobre sons deram origem a um pequeno tratado e quatro anos mais tarde, Pascal constrói a primeira calculadora mecânica, que apenas tinha a capacidade de somar e subtrair, a que chamou Pascaline.

 

 
 
 
 
Para saberes mais acerca destas e de outras invenções, basta vires à Sala Infantil/Juvenil da Biblioteca Municipal e consultares os livros que temos sobre este assunto.
 
Não inventes desculpas para não vires à Biblioteca.
 
Ilustração Alejandro O´Keefe
 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."