11 março 2015

CIDADES IRMÃS

Hoje, dia 11 de março a Marinha Grande e as cidades geminadas do Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, comemoram o 27º aniversário da sua elevação a cidade.

Unidas pela sua ascensão à categoria de cidade no mesmo dia -11 de março de 1988 -, estas terras celebram desde então de forma conjunta e rotativa este aniversário, contribuindo assim para uma geminação forte e enriquecedora.
Este ano a cidade anfitriã é a Marinha Grande e em representação do concelho participam cerca de 50 crianças das Escolas EB1 do Engenho e da Várzea. No total das 4 cidades, participam nas comemorações cerca de 200 alunos. Algumas das atividades programadas para hoje irão decorrer aqui, junto à entrada principal da Biblioteca Municipal. Haverá música, diversão e a alegria contagiante das crianças.



Aqui na Biblioteca Municipal dispões de várias publicações com informação sobre as 4 cidades, esta é um dos exemplos:



Marinha Grande localiza-se no limite norte da província da Estremadura. Tem uma área aproximada de 18.700 ha, sendo cerca de dois terços ocupada pelo majestoso Pinhal do Rei, designado oficialmente “Pinhal de Leiria”. O concelho é constituído por três freguesias; Marinha Grande, Vieira de Leiria e Moita.

Fundão é a capital secular da fértil Cova da Beira. Terra onde a imponência das serras da Gardunha e da Estrela se esbate por entre aldeias de sonho e cerejeiras em flor, numa das planuras mais ricas e formosas de Portugal.

Montemor-o-Novo, concelho da região do Alto Alentejo, distrito de Évora, situa-se no eixo rodoviário que liga Lisboa a Espanha-Badajoz, distando cerca de 100 km de cada uma dessas cidades. É sede de concelho com o mesmo nome e uma das mais novas cidades deste distrito alentejano.

Vila Real de Santo António foi implantada onde outrora existia a aldeia de Santo António de Arenilha. A cidade foi fundada em 1774 de raiz, por ordem expressa do Marquês de Pombal.
O concelho possui três freguesias: Monte Gordo, Vila Nova de Cacela e Vila Real de Santo António.



Estas 4 cidades fundaram o projeto educativo “À descoberta das 4 cidades”, dirigido aos alunos do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de dar a conhecer melhor cada concelho, melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre os quatro municípios, incentivando também a participação da restante comunidade.


Parabéns às 4 cidades geminadas
Participa nos festejos.

Ilustração Hajin Bae




Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."