27 março 2014

DIA MUNDIAL DO TEATRO

Ação, jogo, faz de conta, brincadeira, manifestação de sentimentos, emoção, diversão, é assim a arte do teatro que educa divertindo.

Celebrado anualmente a 27 de março, esta data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro, com o objetivo principal de promover o teatro junto das pessoas.

Ilustração de Paola Pappacena

Desde os tempos mais remotos que o Homem usa o teatro como forma de expressão e como meio de divulgação da sua cultura.
Na época das cavernas não existia linguagem verbal codificada, havendo apenas comunicação através do corpo e de gestos. Mais tarde, quando os homens se reuniam para expressar a sua homenagem aos deuses e às forças da natureza em que acreditavam, através da dança e do canto, o teatro passou a ser um ritual.
Mas a ideia de teatro como a conhecemos atualmente, terá surgido na Grécia Antiga, no século IV a. C. O termo grego “theatron”, significa “lugar para ver”.

Aproveita o fim de semana que se aproxima para ires ao teatro.
Sábado, dia 29, às 16h30, podes assistir à peça infantil “Os Três Porquinhos - A Nova Geração”, pela Companhia Teatro Bocage, no Jardim Guilherme Stephens, Marinha Grande, situado em frente à Biblioteca Municipal, com entrada livre.

Também podes assistir durante a semana à hora do conto, dinamizada com pequenos teatrinhos, pelas funcionárias da Biblioteca Municipal, onde o teu papel é fundamental.


Deixamos-te também algumas imagens da peça de teatro “Alice no país das maravilhas”, com texto de Filipe La Féria, adaptado do original de Lewis Carroll.
Gostaste? Pois, … este teatro não temos, mas temos o livro, que podes consultar ou requisitar na sala infantil.
 




Aplausos para o Teatro!







19 março 2014

EXISTEM PAIS DE VÁRIOS TIPOS

 

O pai-palhaço, que adora rir e brincar. 



O pai-ama-seca, que nos embala.




O pai-artista-de-cinema,
que faz de super-homem.

Texto e imagens do livro "Pai, querido pai!"
de Luísa Ducla Soares,

ilustrações de Pedro Leitão


 
 
O teu é certamente ... especial.
  FELIZ DIA DO PAI  

            



13 março 2014

Comboio de fantasias na Hora do conto

A Biblioteca Municipal recebeu ontem a visita das 45 crianças do Jardim de Infância da Boavista, da Marinha Grande, que todos os anos participam na nossa atividade da hora do conto, Contamos ... CONTIGO.
 

Lá fora estava um dia bonito de sol, que entrou porta dentro com a chegada destas crianças, que vinham bem dispostas e cheias de energia.


Durante o habitual percurso pelas diversas áreas funcionais da Biblioteca, as crianças fizeram muitas perguntas e mostraram-se muito interessadas e curiosas pela surpresa que tínhamos preparado.
 
E na Sala Infantil, palco das nossas histórias, lá estava a surpresa,... o Comboio de Fantasias, um projeto individual e pioneiro, dedicado à mediação da leitura desenvolvido por Patrícia Almeida (uma das responsáveis pela AMARTE, Escola de Artes Plásticas e Mediação de Leitura), que gentilmente se ofereceu para dinamizar a nossa hora do conto.
 
As crianças deixaram-se envolver nesta fantasia, com a história "Pê de pai", escrita por Isabel Minhós Martins e ilustrada por Bernardo Carvalho.
"Um pai é capaz de se transformar nas coisas mais incríveis: num tractor, num escadote, num colchão ou num esfregão...", diz no livro. E o teu pai em que se transforma? Pergunta a Patrícia.
 


Foi uma manhã bem passada, as crianças divertiram-se e gostaram, e nós também.
 
Obrigado Patrícia.
 
Com a Patrícia (que prometeu voltar), ou com a prata da casa, prometemos sempre muita fantasia.


 

03 março 2014

PARA CONHECERES

 
 
                                                         CLICA AQUI

 

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."