No próximo domingo, dia 1 de maio, para além de se comemorar o Dia do Trabalhador, é também o dia de alguém muito importante na vida de todos nós, a mãe.
Por isso, é um dia muito especial, o
Dia da (nossa) Mãe
Ilustrações de Pedro Leitão, texto de Luísa Ducla Soares, do livro "Mãe, querida mãe! Como é a tua?" , Terramar Editores
Seja alta ou baixa, gorda ou magra, loira ou morena, nova ou velha, brincalhona ou séria, a nossa mãe é sempre a mais querida e bonita.
Uma Biblioteca, atualizada e em livre acesso, é um símbolo de Liberdade. A escrita é uma manifestação de Liberdade. A leitura, sem condicionalismos ou restrições, é um exercício de Liberdade. A educação e a cultura são garantias de Liberdade. A tolerância e o respeito mútuos são direitos e obrigações de viver em Liberdade.
Esta semana foram muitos os que passaram pela Biblioteca. Diariamente, é ponto de encontro de gerações, culturas, etnias, crenças e convicções muito diferentes. Todos no mesmo espaço. Tudo em livre acesso.
Também saímos e distribuímos livros pelas escolas do 1º CEB.
- A liberdade é uma palavrinha mágica que alimenta o sonho e que abrilhanta a realidade.
- A sério? Que giro. Eu sei que ainda sou uma criança, mas quando for grande quero ser livre.
- Meu filho, tu já és livre. A liberdade nasceu contigo e cabe somente a ti cuidares dela para que nunca percas a capacidade de poder optar de acordo com a tua vontade. (...)"
Daniela Santos
Ilustração Chihiro Iwasaki
Assim como este menino, também tu já nasceste livre. Mas, nem sempre foi assim no nosso país e, por isso, é que há quase 42 anos, mais precisamente no dia
25 de Abril de 1974,
os militares saíram à rua, com a intenção de devolver a Liberdade aos portugueses, destituindo do poder as pessoas que mandavam e que se opunham a que Portugal fosse um país livre e democrático.
E o povo português apoiou esse grupo de militares e assim se foi construindo um país novo.
E tu que vives em liberdade, convidamos-te a vires à Biblioteca Municipal,juntamente com os teus amigos, pais e outros familiares, para veres uma pequena mostra bibliográfica - cujos livros, és livre de poder requisitar - que se encontra na Sala Infantil, sobre
Portugal e a Liberdade.
Aproveita a tarde de amanhã.A Biblioteca vai estar aberta. Podes entrar livremente.
"Era uma vez um menino de seu nome Portugal. Era um menino baixinho pouco mais do que magrinho que vivia à beira-mar. Mandavam nesse menino homens de sisudo ar; o maior de todos eles tinha um nome: Salazar. Era este o braço de outros que obrigavam o menino
a não mais que trabalhar."
João Pedro Mésseder, in Romance do 25 de Abril
A canção "Grândola, vila morena" do cantor, poeta e compositor Zeca Afonso, foi escolhida para segunda senha do MFA - Movimento das Forças Armadas, na madrugada de 25 de Abril de 1974 e será sempre recordada como a música da Revolução.
Com o fim da exposição "OS IBERZITOS"noNúcleo de Arte Contemporânea (NAC)do Museu do Vidro,terminou também a nossa tour da Hora do Conto nesse espaço, para de seguida ocuparmos outro espaço com as nossas histórias - A Festa da Primavera - organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande durante a semana que antecedeu a Páscoa.
Voltámos para dentro do nosso espaço, onde já recebemosmuitas crianças, vindas do
Jardim dos Pequeninos de Vieira de Leiria
daSala de Estudo Cantinho + Saber de Pataias
e doCentro Infantil Arco-Íris
Iremos receber muitas mais, sempre com muita alegria.