Durante estas férias deves ter observado muitas gaivotas,
principalmente à beira-mar.
principalmente à beira-mar.
Hoje, damos-te a conhecer
Mas as gaivotas que a habitam não são vulgares. Possuem as virtudes e os piores defeitos dos seres humanos. Gostam de tocar piano, ler e escrever cartas de amor...
"Recordo-me de haver em São Pedro de Moel, perto da casa dos meus avós, um farol levemente inclinado e muito antigo que já não funcionava. Chamavam-lhe o farol do Penedo da Saudade, por causa do rochedo em frente onde a Duquesa de Caminha ia chorar o marido morto (...)
Do cimo do farol, na mesma encosta escarpada, assente sobre as rochas como uma acrópole ou ninho de águia, via-se uma mansão da cor das nuvens. Noutros tempos fora habitada por um poeta famoso, a quem o pai a oferecera como presente de casamento.
(...)
Depois entrámos na biblioteca, que era mais acolhedora. Havia vestígios de lume no fogão, um magnífico tapete persa a toda a largura e, claro, vitrines cheias de livros.
Alguns eram antigos, talvez primeiras edições encadernadas em pele de velino ou tecido adamascado."
Ilustração Monica Armino |
Sugerimos-te este livro como leitura de fim de semana e também um passeio até São Pedro de Moel, onde, para além da beleza natural, podes visitar lugares carregados de memórias e magia, como o Farol e a Casa-Museu do poeta
descrita no livro.
Sem comentários:
Enviar um comentário