Hoje celebra-se o lançamento da nave espacial Mariner 4, responsável pela receção e pelo envio das primeiras fotografias da superfície de Marte, para a Terra, a 28 de novembro de 1964.
Mariner 4 |
Batizado em homenagem ao Deus romano da guerra, Marte é também conhecido como Planeta Vermelho, porque o óxido de ferro predominante na sua superfície dá-lhe uma aparência avermelhada.
Durante muito tempo acreditou-se que Marte, era habitado por seres extraterrestres, os "marcianos", mas experiências feitas por sondas de naves espaciais nunca detetaram existência de vida.
Marte é muito parecido com o nosso planeta em muitos aspetos, apesar de ter apenas metade do tamanho.
Tem estações semelhantes às da Terra, apesar de mais longas. O dia marciano, chamado «sol», tem pouco mais do que 24 horas.
O gelo cobre permanentemente os dois polos.
Marte não tem mares nem rios. A baixa temperatura e a atmosfera tornam impossível a existência de água líquida.
Não chove em Marte há cerca de três biliões de anos.
Marte tem duas luas pequenas: Phobos e Deimos. Foram descobertas em 1877 e são provavelmente asteróides capturados pela gravidade de Marte. Phobos é a maior das duas e a mais próxima do planeta.
O vulcão do Monte Olimpo de Marte tem diâmetro de aproximadamente 620 Km e atinge a altura de 25 Km, três vezes mais alto que o Monte Evereste. É considerado o maior vulcão do sistema solar, mas não está em atividade.