23 outubro 2019

A CASA DO MEU AVÔ ERA ENORME

. . . e no quintal, cheio de cerejeiras, fartei-me de brincar com os meus irmãos. Um verdadeiro parque de aventuras. Habitavam-no  muitos  bichos, como é normal acontecer num quintal. Uns mais simpáticos, como  gatos, galinhas, pombas e pardais que tinham o dom de tornar as cerejas ainda mais doces, e outros mais antipáticos,  como aranhas gordas e amarelas, minhocas meio nojentas e  bonitos escaravelhos às riscas, mas maus porque faziam mal às batatas.
Lembro-me dos pêssegos e das paisagens que a minha mãe ainda hoje pinta. Lembro-me da paixão pela música do meu pai. E da do meu avô que tinha a forma de uma banda. Encostado ao balcão da loja de solas e cabedais de que recordo ainda hoje aquele cheiro característico, copiava músicas dias a fio, com esferográficas Bic, azuis e vermelhas, para bandas inteiras. Já tarde percebi de que forma perdurável todas essas e outras emoções me tinham marcado.

 Palavras do artista plástico e ilustrador 
João Vaz de Carvalho
Auto retrato do artista


Nasceu no Fundão em 1958. É em Coimbra no início da década de oitenta do século passado que começa a trabalhar em desenho, pintura e cerâmica na oficina de mestre Vasco Berardo.
Na qualidade de ilustrador, colabora com a maioria dos títulos da imprensa nacional de referência e ilustra livros para os mais novos, tanto em Portugal como no estrangeiro.
Destacam-se alguns prémios tais como: 1º Prémio Ilustrarte 2005, Bienal Internacional de Ilustração - Diplomas dos Prémios Visual 2008, Espanha - 45rd The Golden Pen of Belgrade Award 2009, Sérvia - 1º Prémio da Crítica do Calendario Duemila 2011, Cremona, Itália - 1º Prémio de Caricatura World Press Cartoon 2011, Sintra - Award of Excellence of Communication Arts 2012, EUA - Dois Prémios pela Creative Quarterly 2012, EUA.



Na Sala Infantil da Biblioteca encontras livros com ilustrações de
João Vaz de Carvalho,
entre eles

28 Histórias para rir
e














Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."