14 abril 2020

VAMOS COLORIR O MUNDO

Imagina um mundo sem cor.
Que aborrecido e triste!
Sem vermelhos brilhantes e pores do sol amarelos 
ou campos e florestas verdes-vivos.

Em 1940, quatro adolescentes estavam a explorar os bosques perto de Montignac, em França, quando um buraco fundo guiou os rapazes à, até então desconhecida, Gruta de Lascaux. As suas paredes estavam cobertas com coloridas pinturas, muitas das quais em tons de amarelo-ocre, que ao contrário de outros pigmentos não se desvanece nem se degrada rápido, principalmente se não for exposto à luz solar.

Vários tons de amarelo

Da cor do mar e do céu, os tons de azul têm tido um lugar nas artes desde há milhares de anos. Considerado frio e calmo, em comparação com o vermelho fogoso, o azul é a cor da confiança. Na Tailândia o azul é a cor da sexta feira e crê-se que o azul-claro traz boa sorte.


Uma planta chamada pastel-dos-tintureiros cresce em toda a Europa.




As suas bonitas flores amarelas espalham-se pelos campos e pastos, mas as suas folhas esmagadas produzem um corante azul forte, o anil. Este foi usado para tingir tecidos e alguns povos como os Celtas nas Ilhas Britânicas, aplicavam-no como pintura de guerra. Cobriam os seus corpos com anil, possivelmente porque tem um efeito antissético - e assim pode ter ajudado a prevenir infeções nos ferimentos.




Ao longo da história, muitas cores, tanto naturais como sintéticas, estimularam a imaginação. Entusiasmaram e inspiraram modas, desde paixões pelo cor-de-rosa, a obsessões com certos tons de roxo, amarelo ou verde. Algumas fontes de cor tornaram-se tão valiosas, como o ouro em certos momentos da história.


Podes saber mais da história das cores e como elas moldaram o mundo, através deste livro, 
vencedor do Prémio Blue Peter para Melhor Livro de Conhecimento.


Para isso tens de ajudar a controlar este vírus, ficando em casa, para mais tarde, quando passar o perigo, ires à 
Biblioteca Municipal.





Sem comentários:

Enviar um comentário

VAIS GOSTAR TAMBÉM DE:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger..."